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GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

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Apresentação em tema: "GESTÃO POR COMPETÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO

2 VANTAGEM COMPETITIVA AGENTES PRÓ - ATIVOS PESSOAS EMPREENDEDORES
O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham AGENTES PRÓ - ATIVOS PESSOAS EMPREENDEDORES

3 NOVA FILOSOFIA DE GESTÃO / MUDANÇA DE PARADIGMA
FUNCIONAL Estável Orientada para o cargo Orientada para o indivíduo Orientada para o comando Hierárquica PROCESSUAL Constante aprendizagem Orientada para as possibilidades Orientada para a equipe e o indivíduo Orientada para o comprometimento Horizontal

4 Objetivos da gestão Profissionais de gestão de pessoas devem se tornar agentes de contínua transformação, desenhando processos de uma cultura que aumente a capacidade de mudar da organização. Gestão focada no desenvolvimento profissional e altamente comprometida com o desenvolvimento pessoal dos talentos da empresa.

5 Objetivos da gestão

6 MODELO DE GESTÃO CONTEMPORÂNEO
Objetivo dos gestores: Dotar sua equipe de conhecimentos multidisciplinares que a habilite a ser agente de crescimento da empresa. Resgatar o indivíduo na sua essência, valorizando suas competências e sua capacitação. POR COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO DE VERDADEIROS LÍDERES

7 MODELO DE GESTÃO CONTEMPORÂNEO

8 Definição de Competência
Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes de uma pessoa. Exemplo: TRABALHAR EM EQUIPE SABER COMUNICAR-SE SABER NEGOCIAR TER HUMILDADE INTELECTUAL TER COMPROMETIMENTO ÉTICO TER PENSAMENTO SISTÊMICO

9 Definição de Competência
No atual contexto, COMPETÊNCIAS são “repertórios de comportamentos que algumas pessoas dominam melhor que outras, o que as faz eficaz em uma determinada situação.” (Levy-Leboyer). Podemos também designá-las com a sigla CHAI - reunião de conhecimentos, habilidades, atitudes e interesses que, em ação, diferenciam umas pessoas das outras.

10 PRINCÍPIOS PARA A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS:
Conscientização de que cada cargo deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de competências. Reconhecimento de que os que ocupam funções de liderança são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências. Crença de que sempre haverá a demanda para o desenvolvimento de novas competências.

11 Treinamento e Desenvolvimento
DESENVOLVER PESSOAS IMPLICA EM: diagnosticar as competências exigidas pelos cargos; confrontar com os ocupantes; estabelecer planos de desenvolvimento que supram as lacunas.

12 COMPETÊNCIAS DO CARGO X COMPETÊNCIAS DA PESSOA:
Competências além das exigidas. Competências equivalentes. Competências aquém das exigidas.

13 DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
MODELO ANTIGO ser chefe controlar as pessoas centralizar a autoridade estabelecer objetivos dirigir com regras e regulamentos confrontar e combater MODELO ATUAL ser facilitador formar empreendedores distribuir a liderança conciliar visão e estratégia guiar com valores compartilhados colaborar e unificar

14 O PAPEL DO LÍDER Interpretar a realidade emergente .
Focalizar os recursos existentes de forma eficiente. Desenvolver e promover novas capacidades em resposta às mudanças. Facilitar criação, captação e disseminação de conhecimentos.


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