A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 Competências Profissionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 Competências Profissionais"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 Competências Profissionais
Professor; Leandro Laranjeira Rodrigues

2 A evolução do Mercado de Trabalho.
Pré História ( Como era antigamente) Grécia Antiga – Não havia senso de comunidade, trabalho baseado no $. Idade Média – Senhor Feudal x Camponês. Artesanato – Primeira forma de produção;Fim da idade média – Produção independente do Artesão – Ampliação do consumo eleva o volume da produção e a produção industrial.

3 A evolução do Mercado de Trabalho.
Revolução Industrial - Passagem da manufatura para industria mecânica – Introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta produção. Revolução Industrial – Modelo Mecanicista ( Rotina de Trabalho) Revolução Industrial – Modelo Clássico, para apertar parafuso não precisa pensar.

4 Atualmente..... Final do Século XX: -Mudança na Gestão de Pessoas
-Empregabilidade - Estrutura e gestão mais flexíveis e participativas.

5 As Transformações das Empresas
RH – Gestor Estratégico = Setor /Vantagem Competitiva Trabalho em Equipes. Pró-Atividade Funcionário 24 / 7 (24 horas,7dias por semana) Ex; Celular. Ações Empreendedoras.

6 As mudanças no Mundo. Nós estamos aqui ! Era da Informação Era da? Exemplo; Choque de gerações. X,Y Z

7 As Diferenças... As pessoas são diferentes, os profissionais cada vez mais parecidos, o que vai fazer a diferença? CHA DE COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS /HABILIDADES / ATITUDE

8

9 Professor; Leandro Laranjeira Rodrigues
AULA 2 Professor; Leandro Laranjeira Rodrigues

10 O FUTURO PROFISSIONAL Conhecimentos Atitudes Habilidades Competências

11 O Mundo procura novos talentos.

12 O que são as Competências.
C.H.A. Competência – Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam desempenhar determinada função na busca de resultados concretos. Competência pressupõe: - operações mentais; - capacidade para usar habilidades; - emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas;

13 Como se definem Competências Habilidades ?
É a prática de determinadas habilidades que constrói a competência . Abriga três dimensões:

14 O conhecimento é o saber
O conhecimento é o saber. Envolve a educação formal, saber o que, saber o porquê, saber para que e a capacidade de aprender; A habilidade é o saber-fazer. São as experiências, o saber como, as técnicas, o conhecimento tácito e o modelo mental; A atitude é o saber ser. Ou seja, ter determinação,responsabilidade,comprometimento, motivação e iniciativa.

15 Conhecimento – informação adquirida através de estudos ou pela experiência que uma pessoa utiliza. “Saber” Habilidade – é a capacidade de realizar uma tarefa ou um conjunto de tarefas em conformidade com determinados padrões exigidos pela organização. “Saber fazer” Atitude – comportamento manifesto que envolve habilidade e traços de personalidade, diretamente relacionado com o querer e a ação. “Querer fazer

16

17 C H A Competência Competência Técnica Comportamental Conhecimento
Habilidade QUERER FAZER Atitude SABER TÉCNICA SABER FAZER

18 C H A Competência Competência Comportamental Técnica Conhecimento
Habilidade QUERER FAZER Atitude SABER TÉCNICA SABER FAZER Idiomas Normas Técnicas Informática Ferramentas Cálculos Matemáticos ... Iniciativa Criatividade Flexibilidade Comunicação Foco no Cliente Foco em Resultado ...

19 Diferenciando Competência X Habilidade
Competência: “Resolver problemas” Habilidades: Saber ler Saber calcular Saber interpretar dados Tomar decisões Registrar por escrito

20 Tipos de Competências;
Competências Organizacionais. Competências Funcionais. Competências Individuais. Competências Duráveis.

21 Competências Organizacionais.
Fator de Qualificação – Competência Básica; - São atributos indispensáveis para a empresa administrar com eficácia o seu negócio. Fator Diferenciação – Competências Essenciais; - Tem valor percebido pelo cliente - Contribuem para a diferenciação entre concorrentes - Aumentam a capacidade de expansão.

22 Competências Funcionais:
Conjunto de conhecimentos e habilidades que permite a execução das atribuições e funções alinhadas ás competências organizacionais (básicas e essenciais) e aos objetivos estratégicos da organização.

23 Competências Individuais.
Representadas pelo conjunto de conhecimentos,habilidades e atitudes que cada pessoa mobiliza ao executar uma atividade.

24 Competências Duráveis.
Atitudes,posturas e tudo que não vai se tornar obsoletos por causa da tecnologia.(Oscar Montoura) A única saída para as empresas em época que a rapidez da tecnologia acaba com os conhecimentos específicos é investir nas competências duráveis de seu pessoal.

25 Competências Cognitivas
Aprender a pensar Resolução de problemas Criatividade Aprender a aprender

26 Competências Cognitivas
Aprender a pensar:Desenvolver o espírito de indagação e raciocínio; discriminar mensagens e afirmação Resolução de problemas:Habilidade para resolver problemas através do conhecimento a cerca dele. Criatividade: Produção freqüente de novos produtos ou serviços que se manifestem de forma diferente. Aprender a aprender: Auto-aprendizagem e educação permanente.

27 Exemplos de Competências
Avon: -Essenciais -confiança na relação de vendas; força de vendas. -Individuais – Capacidade de decodificar estilo de vida e necessidade das consumidoras. Brahma: -Essenciais - disponibilidade do produto;distribuição - Individuais – Possuir inteligência de mercado,foco nos clientes e consumidores.

28 Competências valorizadas no Mercado
Flexibilidade Adaptabilidade Trabalho em equipe Criatividade Iniciativa Liderança Postura Empreendedora Domínio das novas tecnologias Capacidade para resolver problemas.

29 Exercício; Dissertação – Mínimo 20 linhas !
Tema 1 - ´´ As empresas já aprenderam a cuidar de suas máquinas, poucas descobriram como cuidar dos seus homens´´ Tema 2 – No ambiente mercadológico globalizado o colaborador pode ser uma vantagem competitiva?

30 Discussão e aprofundamento dos temas abordados aula 2 e Exercícios.

31 Exercício; Dissertação – Mínimo 20 linhas !
Tema 1 - ´´ As empresas já aprenderam a cuidar de suas máquinas, poucas descobriram como cuidar dos seus homens´´ Tema 2 – No ambiente mercadológico globalizado o colaborador pode ser uma vantagem competitiva?

32 Tema 1 Maquinas X Pessoas
As maquinas ficam obsoletas e se depreciam com o tempo. Os homens tem a capacidade de evoluir, inovar, empreender.

33 FOCO EM RECURSOS MATERIAIS: ativos tangíveis que se depreciam
Eniac

34 Tema 2 Cap.Humano Vantagem Competitiva
A globalização e concorrência cada vez mais desleal são fatores que afetam diretamente a empresa. A diminuição do impacto desses fatores e a capacidade inovar e oferecer novos produtos e tornando a concorrência irrelevante pode ser atribuído ao Capital Humano.

35 PESSOAS SÃO INTELIGENTES:
ativos intangíveis que podem ser eternos

36 Capital Intelectual e Vantagem Competitiva.
Leitura Texto 1 Capital Intelectual e Vantagem Competitiva.

37 Capital Estrutural. É tudo aquilo que permite que o capital humano crie valor para a empresa. As empresas possuem processos para o gerenciamento do capital estrutural. Exemplos: Infra-estrutura Tecnologias Sistemas Procedimentos

38 Capital Humano É a parte mais importante da empresa e é desconhecida
É o motor de geração de valor para os demais ativos da empresa. Caso esse motor esteja fraco ou mal direcionado, a empresa perde a competitividade e espaço no mercado. É um ativo INTANGÍVEL. Por isso as empresas tem que criar maneiras de reter esses talentos.

39 Valor de Mercado da Empresa
A metáfora do iceberg Capital Financeiro Capital Intelectual Valor de Mercado da Empresa


Carregar ppt "Aula 1 Competências Profissionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google