Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabelly Avilla Alterado mais de 10 anos atrás
1
Workshop Modelo de Excelência da Gestão Informação e Conhecimento 2008
Parabenizo ao Instituto de Qualidade Minas e a Comissão Organizadora deste importante evento Workshop Modelo de Excelência da Gestão Informação e Conhecimento Critério 5 2008 Agradeço a oportunidade e este privilégio! Abril / 2008
2
Agenda Conceito e abrangência da Informação e Conhecimento no Sistema da Saúde; Conhecendo a Instituição; Sistema de Gestão da Excelência, modelo PMQ, com foco na Informação e Conhecimento; Conclusões; Agradecimentos.
3
Sistema de Informação A informação é o resultado da agregação, manipulação e organização de dados num contexto com significado e utilidade para o seu usuário. Em qualquer organização, a informação é vital para o seu funcionamento e sobrevivência. Os Sistemas de Informação surgem nesse contexto para suprir essa necessidade de informação de qualidade. A informação deve ser: Oportuna: disponível sempre que necessária; Atual: baseada em dados atualizados; Exata: livre de erros; Clara: fácil de perceber e interpretar; Relevante: relacionada com as necessidades da gestão.
4
Por que Sistema Integrado de Informação
Os processos em qualquer organização são inter-ligados, não acontecem isoladamente. A base de dados em uma organização tende a ser única. A recuperação da informação se dá de forma mais rápida e menos onerosa, refletindo na satisfação de clientes internos e externos. A integração obriga a padronização dos processos e a possibilita oportunidade de avaliação constante desses processos. Permite a melhoria dos níveis de produção dos serviços prestados, bem como da eficiência de sua distribuição. A disponibilização da informação integrada aos gestores melhora substancialmente a sua capacidade de tomada de decisão.
5
MODELO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO
CONCEPÇÃO E RELEVÂNCIA Solução de gestão útil, eficiente e confiável; Instrumento eficaz de medição da gestão, auxiliando a organização para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade; Disseminação das boas práticas.
6
Modelo da Excelência da Gestão Concepção e Relevância
Solução de gestão útil, eficiente e confiável; Instrumento eficaz de medição da gestão, auxiliando a organização para a melhoria da produtividade e o aumento da competitividade; Disseminação das boas práticas.
7
Modelo da Excelência da Gestão
Benefícios da Informação e Conhecimento Planejamento e Organização coerente e focada nos princípios e valores institucionais; Infra-estrutura e segurança; Oportunidade de alinhar conceitos e discutir processos; Monitorar práticas, medir e comparar resultados; Aprimoramento contínuo e práticas inovadoras; Sustentabilidade.
8
Apresentação do Sistema de Gestão do Biocor
9
... E a boa aceitação da comunidade pelos serviços prestados determinou o novo foco a partir de 97: “Hospital Geral com 265 leitos”. O Biocor Instituto foi Inaugurado em 1985 com foco em Doenças Cardiovasculares... 1985 2008 Biocor Instituto 23 Anos 9
10
Qualidade é um desafio que tem hora apenas para começar e nós já iniciamos este processo.
... Hoje e sempre... Prêmio Mineiro da Qualidade 07 Prêmio Gestão Banas, PMQ e Top Hospitalar 06 Acreditação ONA - Nível 3 05 04 Prêmio Gestão Banas Certificação ISO 9001/ 20000 03 Ministério da Saude Prêmio Unidas 02 Para se conseguir um alto padrão de qualidade no gerenciamento hospitalar e no atendimento aos pacientes, é preciso estar sempre aprimorando, modificando, reestruturando e melhorando os processos e adequando-os às tecnologias. Cenário Atual Perda de receitas Elevação dos custos Dificuldades no equilíbrio da relação com convênios Movimento para implantação da CBHPM Tendências Mercado mais competitivo Clientes mais exigentes Conhecimento das estruturas internas Composição dos custos Formação dos preços de venda Aperfeiçoamento dos processos Adequação dos custos ao nível de atividade Unimed – BH Ministério da Saude 01 International Quality Service Grupo CIEFAS A Instituição foi reconhecida, certificada e acreditada, recebendo os prêmios mais importantes em saúde e gestão. 00 Prêmio Banas Qualidade 99 Prêmio Banas Qualidade 98 Certificação ISO 9002 97 Início SGQ 95 10
11
Para que o Biocor Instituto possa cumprir sua missão e alcançar sua visão, há um investimento contínuo em seus recursos humanos, infra-estrutura geral do Hospital e... Manter-se como referência nacional em cardio-cirurgia e demais especialidades, dentro do escopo de hospital geral. VISÃO A missão é perene – expressa a razão de existir do Instituto Biocor A visão deve ter o poder de motivar e inspirara e deve ser alterada após o alcance do desafio Assistência à Saúde através de serviços médicos e hospitalares organizados de forma ética, competente, produtiva e responsável, tendo a vida como maior valor. MISSÃO 11
12
Melhores Práticas de Gestão
Os Resultados Clínicos e a Disponibilidade dos Serviços promovem o nosso diferencial no Mercado e a Satisfação do Cliente. Melhores Práticas de Gestão Resolubilidade Biocor Disponibilidade Resultados Resultados Clínicos Disponibilidade dos serviços Resultados Sócio-Ambientais Cl í nicos dos Servi ç os 12
13
A Política da Qualidade é a base do Sistema de Gestão Estratégica do Biocor Instituto!
SAÚDE
14
POLÍTICA DA QUALIDADE Seguir os preceitos do sistema de gestão da qualidade, conscientes da importância da relação entre Instituição, pacientes, convênios e médicos; Atender o paciente com humanismo, profissionalismo e dedicação, dentro dos mais elevados padrões da Medicina moderna, com eficiência e custo equilibrado; Usar a pesquisa e o desenvolvimento como meios para o contínuo aperfeiçoamento dos serviços; Delegar a cada membro da organização a responsabilidade pelo serviço executado, promovendo o treinamento continuado dos profissionais envolvidos; e Envolver fornecedores e instituições de cooperação e apoio na busca constante dos melhores meios para a prestação dos serviços.
15
Melhoria continuada Foco do Cliente
16
Sistema de Gestão – Planejamento
Planejamento Institucional Sistema de Indicadores e Metas Gestão a vista 16
17
Análise da Organização
O Planejamento Institucional define as metas globais por perspectiva e as estratégias do Biocor Instituto, que são desdobradas em planos de ação. PROCESSO PRODUTOS Análise do Ambiente Externo Metas Globais Estratégias Análise da Organização Metas Financeiras Metas Clientes Metas Pessoas Planos de Ação Análise do Ambiente Interno Análise da Organização: 1.1 - Visão 1.2 - Missão 1.3 – Princípios e Valores 1.4 - Definição do negócio 1.5 – Definição dos Clientes/ necessidades 1.6 - Mercado de atuação 1.7 – Relações extra-mercado 1.8 – Produtos e Serviços 1.9 – Força de trabalho Fornecedores Análise de Ambiente Externo: Oportunidades Ameaças Análise da concorrência Análise do ambiente interno 2.2.1 – Pontos fortes 2.2.2 – Pontos em desenvolvimento 2.2.3 – Análise financeira Direção BIOCOR 17
18
Gestão integrada e com foco no CLIENTE
Captação, Atendimento e Fidelização 18
19
GRUPOS DE TRABALHO: melhores resultados com método e equipes integradas
19
20
Os Setores, os grupos operacionais, os Grupos de Trabalho e a Direção estão integrados ao sistema de avaliação e promovem ciclos de melhoria permanentes no Biocor. Estrutura Processos Gestão Treinamento Técnica
21
Estrutura 21
22
Moderna Tecnologia Médico-Hospitalar
23
Atividades 23
24
Processos Principais 24
25
Modelo de Excelência da Gestão
26
MODELO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO
CRITÉRIOS 1 – LIDERANÇA 2 – ESTRATÉGIAS E PLANOS 3 – CLIENTES 4 – SOCIEDADE 5 – INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 6 – PESSOAS 7 – PROCESSOS 8 – RESULTADOS
27
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO OBJETIVOS
Demonstrar a Gestão da Informação e do Conhecimento em nossa Instituição – BIOCOR: Como são identificadas as necessidades de informações para tomada de decisão Como ocorre a definição, implantação e melhorias dos sistemas de informação, visando atender as necessidades identificadas Como são disponibilizadas as informações dentro de nossa Instituição Nossa gestão de informações comparativas Nossa gestão de ativos intangíveis para agregação de valor ao negócio Sem perder de vista a segurança das informações
28
Requisito 5 INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
5.1 Informações da Organização 5.2 Informações Comparativas 5.3 Ativos Intangíveis 28
29
5.1 Informações da Organização
29
30
MODELO DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO
INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO As informações são essenciais para que os processos institucionais funcionem, cumpram seus ciclos, permitam o aprimoramento das práticas através de melhorias contínuas e inovações consistentes, fortalecendo o diferencial competitivo e agregando valor à Instituição, aos clientes e a sociedade.
31
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
I-C Sistema de Informa-ção Cartilhas Eventos Teste de Conheci-mento Jornal Intranet Prontu-ário Treina-mento Pessoal Gestão a Vista Comunica-ções Internas
32
Planejamento Institucional - Novas necessidades:
Identificação das necessidades das informações Planejamento Institucional - Novas necessidades: legislação novos serviços novos relacionamentos com o mercado, clientes e fornecedores reorganização do trabalho aprimoramento do controle gerenciamento de riscos etc. 32
33
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO IDENTIFICAÇÃO
Sistema de Informações: Foco: informações acessíveis e disponíveis, de acordo com as necessidades, as atribuições e os níveis de competências específicas de cada Colaborador e integrantes do Corpo Clínico; Alinhamento: informações ajustadas às Estratégias institucionais auxiliando na definição de planos de ação, execução, acompanhamento das atividades e avaliação dos resultados Utilização: uso das informações nos processos de tomada de decisão. Dinâmica: sistema de informação elaborado, mantido e continuamente melhorado, considerando as necessidades das partes interessadas.
34
Sistema Integrado Global da Saúde
Sem Fronteiras
35
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO História da Informatização no BIOCOR
35
36
Sistema Integrado Biocor Diferencial
37
A Estratégia Digital no Biocor
Diagnóstico e Tratamento
38
Implementação de sistemas de informação
Definição Desenvolvimento Implantação Atualização 38
39
Sistemas de Informação Hospitalar
Integração
40
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO IDENTIFICAÇÃO
Sistema Informatizado Biocor: Aproveitando que os recursos da informática estão capilarizados por toda a Instituição, disseminando as informações por meio dos terminais de computador, como por exemplo: divulgação dos indicadores de desempenho por meio do Gestão à Vista, aprimoramentos do Sistema de Gestão por meio das cartilhas eletrônicas, eventos da educação continuada, entre outros.
41
FLUXOGRAMA 41
42
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Espaço Biocor
42
43
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação - BIOCOR
Sistema Informatizado Busca Ativa Jornal Sítio na Internet Intranet Prontuário do Paciente Sistema de Pessoal e Treinamento Sistema de Gestão da Qualidade Quadro de Aviso
44
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Sistema Informatizado Biocor
45
Prontuário Eletrônico O Processo Assistencial Integrado
46
Integração de Processos de Atendimento ao Paciente
46
47
Controle de medicamentos: início, meio e fim
47
48
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Busca Ativa
49
Relatório Diário Estatístico de Eventos Observados: Busca Ativa
Tipo: Sintético Período: Janeiro a Dezembro de 2007 Controle Pró-ativo com Resolução Diária Fonte: Sistema de Gestão Integrado
50
Atendimento ao Cliente
Controle Pró-ativo de eventos → todos os pacientes observados diariamente pela Diretoria Geral, Enfermagem, Comunicação e Qualidade (Apoio Psicológico)
51
Distribuição dos Eventos por Setor
52
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Jornal – Circuito Biocor Instituto
53
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Sítio do Biocor na Internet “
54
Visual do Novo Site Interativo (Em Construção)
55
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Intranet do Biocor na Internet
56
Programas 56
57
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Prontuário do Paciente
58
Prontuário Eletrônico - Gestão Médica Integrada
59
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Sistema de Pessoal e Treinamento
60
Projeto Ação Integrada
61
Projeto Ação Integrada Conteúdo Programático
Entrega do serviço que encante o paciente na hora certa
62
Resultados da Boa Gestão
63
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Sistema de Gestão da Qualidade
64
Sistema de Gestão da Qualidade
65
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Principais Sistemas de Informação
Quadro de Avisos
66
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Disponibilização das informações aos usuários
67
Cartilhas disponibilizadas e acessadas
Monitorização do acesso às cartilhas pelos colaboradores Cartilhas disponibilizadas e acessadas
68
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Segurança das Informações A informação é de suma importância para o Biocor merecendo o tratamento adequado, especialmente com relação à segurança e proteção. As responsabilidades dos usuários encontram-se formalmente definidas, visando a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações. Peculiaridade da atividade médico-hospitalar – dever de sigilo – que aumenta o cuidado com as informações.
69
Segurança das Informações
CONFIDENCIALIDADE INTEGRIDADE DISPONIBILIDADE 69
70
Segurança das Informações
A Segurança da Informação é constituída, basicamente, por um conjunto de controles, incluindo política, processos, estruturas organizacionais e normas e procedimentos de segurança. Objetiva a proteção das informações dos clientes e da empresa, nos seus aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade.
71
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Segurança da Informação
Ações:
72
5.2 Informações Comparativas
72
73
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Informações Comparativas
74
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Informações Comparativas
A cultura brasileira, inclusive na área da Saúde, não tem por rotina a coleta, análise e divulgação dos dados. O Biocor mantém contatos regulares com grandes instituições nacionais e internacionais visando o intercâmbio de informações, fonte não só para comparações, como também oportunidades para o aprendizado contínuo.
75
Identificação de organizações consideradas referenciais
Benchmarking Sociedades nacionais/internacionais Literatura científica Sistema de indicadores da ONA Publicações oficiais (ex.: Ministério do Trabalho e Emprego) 75
76
Análise visando adequação à realidade da Instituição
Informações comparativas Identificação de fontes Obtenção de informações comparativas Atualização das informações comparativas Análise visando adequação à realidade da Instituição 76
77
Dados Estatísticos da Sociedade de Cirurgia Cardiotorácica
(2007)
78
Utilização efetiva das informações comparativas
78
79
Informações e Conhecimento
Inovações 79
80
O tempo porta-balão é benchmark, considerando os melhores resultados internacionais.
(ideal = 90 minutos) SOLACI: 2003: 119,8 minutos 80
81
Percentual de cura com tratamento para Helicobacter Pylori
Gastro-Hepatologia Percentual de cura com tratamento para Helicobacter Pylori
82
Taxa de Conversão - Cirurgia para Colelitíase
Cirurgia Geral Taxa de Conversão - Cirurgia para Colelitíase
83
Cirurgia Cardiovascular - Euroscore
O Biocor é um centro de referência em alta complexidade e portanto recebe pacientes cada vez mais graves Cirurgia Cardiovascular - Euroscore O Euroscore, índice preditivo de mortalidade em cirurgia cardíaca, consiste na análise de 18 parâmetros clínicos que permitem mensurar o risco de mortalidade antes da cirurgia, em uso no Biocor desde 2004. 83
84
Cirurgia Cardiovascular
Euroscore 84
85
Ativos Intangíveis Valores Organizacionais bens intangíveis dados
informação conhecimento Imagem Sociedade COMUNICAÇAO TOMADA DE DECISÃO Sistema de Comunicação
86
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
5.3 Ativos Intangíveis Os ativos intangíveis que compõem o fundo imaterial do Biocor Instituto estão relacionados, dentre outras, à percepção dos diversos públicos, fortalecendo o diferencial competitivo e agregando valor às partes interessadas.
87
5.3 Ativos Intangíveis Nossos Clientes Marca Sociedade Conhecimento
Aplicação do Conhecimento Imagem 87
88
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
IMAGEM O Biocor atua no desenvolvimento, na manutenção e na preservação da imagem da Instituição.
89
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
CLIENTES Este importante ativo tem como base e sustentação o atendimento ético, responsável, competente e humano, tendo a vida como valor maior, de acordo com as premissas estabelecidas na Missão, na Visão e na Política do Sistema de Gestão do Biocor Instituto .
90
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
CONHECIMENTO HUMANO A medicina em sua essência decorre da aplicação, com ética, zelo e dedicação, de conhecimento humano e de habilidades técnicas, aliados aos recursos e equipamentos disponíveis. Tudo isto é refinado com a humanização do atendimento, tal como ocorre no Biocor.
91
Vínculo Positivo entre Paciente, Família e Equipe Biocor
COMUNICAÇÃO INTEGRAÇÃO
92
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
SISTEMA DE GESTÃO Manuais, Procedimentos, Protocolos e Demais Documentos são desenvolvidos conforme previsto nos procedimentos escritos do Sistema de Gestão do Biocor, SEGUNDO As metodologias, os processos empregados e os métodos gerenciais próprios da Instituição.
93
Hierarquia dos documentos
94
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
SISTEMA DE INFORMAÇÃO A proteção desses ativos é prevista em instrumentos jurídicos e por meio do controle de documentos e dados, bem como pelas práticas concernentes à segurança e confidencialidade da informação.
95
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Ativos Intangíveis
DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO O Sistema de Gestão do Biocor cuida para que os canais de expansão dos ativos intangíveis sejam continuamente revistos e aprimorados. O aprendizado obtido a cada ciclo do Planejamento Institucional, fruto de uma Análise Crítica pela Direção permite um aperfeiçoamento gradativo em todos os aspectos envolvidos, fazendo com que a cada novo ciclo melhores estratégias e controles sejam implementados.
96
Preservação e Desenvolvimento
97
Gestão da Informação e Conhecimento CONCLUSÕES
98
Nossa Missão não seria atingida sem a colaboração de pacientes, equipe médica, colaboradores, convênios e fornecedores. São as pessoas que fazem a diferença! Agradecemos de forma especial ao IQM – Instituto Qualidade Minas pela oportunidade de apresentar a nossa Instituição, com foco na Informação e Conhecimento.
99
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Eventos como este fazem a diferença, servindo como base para a disseminação e aprimoramento de modelos de Gestão equilibrada no nosso setor SAÚDE. Muito obrigado!
100
BIOCOR INSTITUTO - Sistema de Gestão
Compromisso com a assistência à saúde tendo a vida como valor maior
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.