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AMBIENTES DE MARKETING

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Apresentação em tema: "AMBIENTES DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 AMBIENTES DE MARKETING

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6 O AMBIENTE DE MARKETING
O ambiente de marketing de uma empresa é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade da administração de marketing de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes-alvo. Ele oferece tanto oportunidades quanto ameaças. Empresas bem sucedidas sabem a importância de estarem sempre observando e se adaptando ao ambiente em mutação.

7 DIVIDE-SE EM: Microambiente: é constituído de forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de atender seus clientes – a empresa, fornecedores, empresas do canal de marketing, mercados de clientes, concorrentes e públicos. Macroambiente: é constituído de forças societais maiores que afetam o microambiente - forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

8 O ambiente interno da empresa
P & D COMPRAS PRODUÇÃO FINANCEIRO CONTABILIDADE ALTO ESCALÃO MARKETING

9 O ambiente interno da empresa
O alto escalão estabelece a missão, os objetivos, as estratégias mais amplas e a política da empresa; P&D – se concentra em produzir produtos seguros e atraentes; Compras – suprimentos e materiais; Produção – produzir a quantidade desejada de produtos com a qualidade almejada; Contabilidade – mensura as receitas e os custos para que o marketing saiba se seus objetivos estão sendo alcançados.

10 Tipos de mercados dos clientes
MERCADOS REVENDEDORES MERCADOS DE NEGÓCIOS MERCADOS GOVERNAMENTAIS MERCADOS CONSUMIDORES MERCADOS INTERNACIONAIS EMPRESA

11 Tipos de mercados dos clientes
Mercados consumidores: indivíduos e famílias que compram bens e serviços para consumo pessoal; Mercados de negócios: compram bens e serviços para processamento posterior ou para utilizá-los em seu processo de produção; Mercados revendedores: compram bens e serviços para revendê-los com uma margem de lucro. Mercados governamentais: são constituídos de órgãos do governo que compram bens e serviços para produzir serviços públicos; Mercados internacionais: são compradores de outros países, incluindo consumidores, produtores, revendedores e governos.

12 Principais forças no Macroambiente da Empresa
NATURAIS TECNOLÓGICAS ECONÔMICAS POLÍTICAS FORÇAS DEMOGRÁFICAS CULTURAIS EMPRESA

13 Ambiente demográfico É o estudo da população humana em termos de tamanho, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. O ambiente demográfico é de grande interesse para os profissionais de marketing, isso porque ele envolve pessoas, e pessoas constituem mercado.

14 Ambiente Econômico Consiste em fatores que afetam o poder de compra e o padrão de consumo das pessoas. Os países variam muito em relação ao nível e à distribuição de renda. Em um extremo estão aqueles que possuem a economia de subsistência, consomem a maior parte de seus produtos agrícolas e industriais. Esses países oferecem poucas oportunidades de mercado. No outro extremo estão aqueles que possuem economia industrial, constitui-se de países ricos com mercado para diferentes tipos de bens.

15 Ambiente Físico-natural
Abrange os recursos naturais utilizados como insumos pelos profissionais de marketing ou que são afetados pelas atividades de marketing. Nas últimas três décadas, a preocupação com o meio ambiente cresceu bastante. A década de 1990 ficou conhecida como a década da terra.

16 Ambiente Tecnológico Talvez constitua a força mais significativa que molda nosso destino. A tecnologia gera maravilhas como os antibióticos, os transplantes de órgãos, os notebooks e a internet. Também gerou horrores como os mísseis nucleares, as armas químicas e as metralhadoras. Gerou ainda benefícios duvidosos, como o automóvel, a televisão e o cartão de crédito.

17 Ambiente Político Consiste em leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que afetam e limitam várias organizações e indivíduos de determinada sociedade. Mesmo os mais liberais defensores da economia de livre mercado concordam que o sistema funciona melhor com algumas regulamentações. Quando é bem concebida, a regulamentação pode intensificar a concorrência e assegurar amplos mercados para bens e serviços.

18 Ambiente Cultural É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores, as percepções, as preferências e os comportamentos básicos de uma sociedade. As pessoas crescem em determinada sociedade que molda suas crenças e seus valores básicos. Elas absorvem uma visão de mundo que define seu relacionamento com os outros.

19 Mudanças nos valores culturais secundários
Visão que as pessoas têm de si mesmas Visão que as pessoas têm dos outros Visão que as pessoas têm das organizações Visão que as pessoas têm da sociedade Visão que as pessoas tem da natureza Visão que as pessoas têm do universo

20 Análise Ambiental – Indicadores Econômicos
PIB brasileiro ( 2008 ) + 5,1%, PIB brasileiro ( 2009 ) – 0,6 % PIB brasileiro ( 2010 ) 7,5 % PIB brasileiro ( 2011 ) 2,7 % PIB brasileiro ( 2012 expectativa ) +- 2,5 Taxa do Dólar ( 20/ 08/12 ) aberto em R$ 2,02 Taxa Selic – 0,68% am Taxa média de juros: Crédito pessoal– 5,35% am Cheque especial – 9,10% am Cartão de Crédito – 15,68% am ( média ) Fontes: IBGE, Receita Federal, Jornal “O Globo”

21 RESUMO: ANÁLISE AMBIENTAL
Gestores devem conduzir análises ambientais a fim de rastrear as mudanças de estilos de vida nas subculturas. A análise pode também oferecer insight para as subculturas emergentes. O Marketing deve identificar as necessidades não satisfeitas das subculturas.


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