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SISTEMA SIM e CRM Aula 12.

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Apresentação em tema: "SISTEMA SIM e CRM Aula 12."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA SIM e CRM Aula 12

2 Sistemas de Informação de MKT
Numa empresa, a maior responsabilidade para identificar mudanças significativas no mercado pertence aos profissionais de marketing por dois motivos: Utilizam métodos consistentes para a coleta de informações; Passam mais tempo a interagir com os clientes e a observar a concorrência. Para facilitar a obtenção de informação por parte dos mercadólogos e com o propósito de tomadas de decisão, foram concebidos Sistemas de Informação de Marketing (SIM).

3 A primeira definição de sistema de informação de marketing foi apresentada por Cox e Good (1967) como “ um conjunto de procedimentos e métodos para o planeamento, coleta, análise e apresentação regulares de informação para o uso no processo de tomada de decisão em marketing”. Para os autores Kotler e Armstrong (1998) o SIM “ é constituído por pessoas, equipamentos e procedimentos que reúnem, selecionam, avaliam e distribuem informações necessárias, atuais e precisas para que os profissionais de marketing possam tomar decisões”.

4 O SIM é um sistema que processa as boas informações para torná-las mais úteis, diminuindo o grau de incerteza e o risco de erros nas tomadas de decisão. O poder de um SIM é avaliado, principalmente, em função do seu potencial para responder a questões de forma confiável e sistemática. As empresas com melhores sistemas de informação obtêm vantagem competitiva, com melhor escolha dos seus mercados, o desenvolvimento de melhores ofertas e uma melhor execução do seu planeamento de marketing.

5 valor agregado aos produtos (bens e serviços)
Para Star (1998) entre os benefícios que as empresas procuram obter através dos sistemas de informação estão: valor agregado aos produtos (bens e serviços) maior segurança melhor serviço vantagens competitivas menos erros maior precisão produtos de melhor qualidade maior eficiência maior produtividade mais oportunidades.

6 Modelo de Sistema de Informação de Marketing

7 Este SIM é composto por três etapas:
Um sistema de registros internos, que inclui informações sobre o ciclo pedido-pagamento e sistemas de relatórios de vendas; Um sistema de inteligência de marketing, isto é, um conjunto de procedimentos e fontes utilizado por gerentes para obter informações rotineiras sobre eventos pertinentes no ambiente de marketing; Um sistema de pesquisa de marketing, que permite a elaboração, a coleta, a análise e a edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.

8 Registos Internos – Fornecem informações sobre a extensão do esforço de marketing empreendido pela organização (dados antigos e novos, informações sobre o nível de satisfação dos clientes, número de anúncios, exposições orais,…). Os dados encontram- se no interior da organização e a informação para a administração de marketing depende da correta e adequada articulação destes dados em função das necessidades do negócio.

9 Data Warehouse – “Armazém de dados” sobre as atividades de uma organização. Favorece a criação de relatórios, a análise de grande volume de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão. É uma base histórica e inalterável, pois os dados disponíveis são apenas de leitura. Data Mining - Extração de Dados, e que fazem parte de um processo maior de conhecimento denominado Knowledge Discovery in Database (KDD), consistem em ferramentas de informáticas baseadas em modelos matemáticos e estatísticos. O processo data mining consiste basicamente em 3 etapas: (1) a exploração; (2) a construção do modelo ou definição do padrão a identificar; (3) validação/verificação. Procura-se com esta ferramenta definir um plano estratégico.

10 Sistema de Inteligência de Marketing – conjunto de fontes e procedimentos segundo os quais os gestores obtêm informações diárias sobre acontecimentos/ assuntos no ambiente externo de marketing. Na maioria das organizações, os mercadólogos “marketeiros” obtém inteligência de marketing através da leitura de diversos livros, jornais, publicações, revistas, e do debate regular de assuntos com intermediários, especialistas e clientes bem informados.

11 Uma empresa pode tomar várias medidas para melhorar o seu Sistema de Informações de Marketing:
formar e motivar o pessoal de vendas para que localize e relate novos acontecimentos; motivar distribuidores, revendedores e outros intermediários a repassar informações importantes; conhecer melhor a concorrência; criar um painel consultivo de clientes; tirar proveito de fontes de dados governamentais; comprar informações de fornecedores externos (ex.: Nielsen, IBOPE); oferecer aos clientes sistemas de feed-back on-line.

12 Importância do SIM Todas as informações contidas no SIM só serão válidas para o gestor da unidade de informação, se forem coletadas e atualizadas de forma permanente e sistemática. O SIM poderá proporcionar a recuperação seletiva de informação, o reconhecimento mais rápido das tendências que se desenvolvem em nível do mercado e pode evitar que as informações importantes sejam omitidas.

13 Análise PEST

14 Análise PEST (Análise Política, Econômica, Social e Tecnológica )
Objetivo desta ferramenta, é fornecer um relatório relativo aos variados fatores macroambientais que devem ser tomados em consideração pela empresa. Trata-se de uma ferramenta estratégica útil para compreender o crescimento ou queda de mercados, posição e potencial comercial e orientação para operações.

15 Análise PEST - Fatores Políticos
Regulamentos e Proteções Ambientais Regulamentos de Comércio Internacional e Limitações Legislações Específicas Regulamentos entre Concorrência Regulamentos de Segurança Política de Impostos Código de Defesa do Consumidor (CDC) Leis Trabalhistas (CLT) Programas e Atitudes do Governo Estabilidade Politica Orgãos Fiscalizadores

16 Análise PEST - Fatores Econômicos
Crescimento econômico Taxas de Juros e Politica Monetária Despesas do Governo Inflação Taxa de Cambio Taxa de Desemprego

17 Análise PEST - Fatores Sociais
Distribuição de Renda Aspectos Demográficos Taxa de Crescimento da População Distribuição da Idade Mudanças no estilo de vida Atitudes do Trabalhador Grau de instrução Consciência da saúde e segurança

18 Análise PEST - Fatores Tecnológicos
Despesas em Pesquisas do Governo Novos Produtos e serviços Importações Ciclo de vida da Tecnologia Aspectos da Energia Mudanças na Tecnologia da Informação Mudanças na Internet Mudanças na Tecnologia Móvel

19 Atividade Prática Equipes deverão acessar os links:
na-regiao-norte/ Escolher APENAS UM e relacionar com:


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