Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJerónimo Aveiro Alcaide Alterado mais de 8 anos atrás
1
PROJETO DE PROCESSO Andreilma Silva dos Santos
Bárbara Henrique de Lima Daniel Pereira dos Santos Jéssica Fernanda da Nóbrega Pereira
2
CONCEITOS Segundo Slack (2002, p.134), projeto de processo é a atividade que molda a forma física e o propósito tanto de produtos e serviços, como dos processos que os produzem. “projeto é um empreendimento não repetitivo (único), caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.” (Vargas, R. 2002)
3
PROJETOS E OS PONTOS IMPORTANTES
O objetivo da atividade de projeto é satisfazer às necessidades dos consumidores. A atividade de projeto aplica-se tanto a produtos (bens e serviços) como a sistemas (que chamamos de processos). A atividade de projeto é em si mesma um processo de transformação. O projeto começa com um conceito e termina na tradução desse conceito em especificação de algo que pode ser produzido.
4
OBJETIVOS DO PROJETO DE PROCESSO
O objetivo geral visa atender às necessidades do consumidor ao proporcionar níveis adequados de: Qualidade Rapidez Pontualidade Flexibilidade Custo
5
PRODUTOS E/OU SERVIÇOS
FUNCIONAIS: devem ser de fácil utilização, atender aquilo a que se propõe, ter funcionalidade. MANUFATURÁVEIS: tem de ser possível de ser confeccionáveis, ter tecnologia conhecida e disponível e também mão de obra qualificada para tal. VENDÁVEIS: devem ser passíveis de ser vendidos, ter mercado, ser desejáveis. Se isso não existir, de nada adiantarão os outros processos.
6
MC DONALD’S Como exemplo a rede McDonald´s que modificou a maneira pelo qual os hambúrgueres eram preparados e entregues aos seus clientes.
7
CICLO DE VIDA DO PRODUTO/SERVIÇO
8
PROJETO ECOLÓGICO Com os temas de proteção ambiental tornando-se cada vez mais importantes, os projetistas devem considerar cada vez mais as questões "verdes" em seu trabalho. Em muitos países desenvolvidos, a legislação já providenciou alguns padrões básicos que restringem o uso de materiais tóxicos, limitam descargas poluentes no ar e na água e protegem os funcionários e o público de prejuízos de curto e longo prazo.
9
INTER-RELAÇÃO PRODUTO X PROCESSO
Frequentemente, tratamos o projeto de produtos e serviços por um lado e o projeto dos processos que os produzem por outro, como se fossem atividades separadas. Entretanto, eles são claramente inter-relacionados, onde pequenas mudanças no projeto de produtos e serviços podem ter consequências profundas para o modo como a produção deve fazê-los.
10
SIMBOLOGIA
11
REFERÊNCIAS CHAMBERS, Stuart, JOHNSTON, Robert, SLACK, Nigel. Administração da Produção. 3ª. ed. Rio de Janeiro: ATLAS, p. Blog Carlos Tristacci. Disponível em: < Acesso em 10 nov Site Diogo Matheus. Disponível em: < >. Acesso em 10 nov
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.