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Definição O Balanço Social é um documento publicado anualmente pelas empresas, que tem como principal função demonstrar a sua responsabilidade social;

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2 Definição O Balanço Social é um documento publicado anualmente pelas empresas, que tem como principal função demonstrar a sua responsabilidade social; Para além de um meio de informação, também pode ser considerado um utensílio de gestão dos Recursos Humanos, evidenciando os seus pontos fortes e fracos; Permite avaliar a relação da empresa com a sociedade; Mostra o lado social e Humano da empresa; Reflecte a interacção que a empresa tem com os colaboradores e restante meio que a envolve.

3 Objectivo O seu objectivo consiste em divulgar informações sobre o desempenho da empresa no campo social; As informações destinam-se a servir de consulta por parte dos : Colaboradores; Accionistas; Fornecedores; Clientes; Sector bancário; Sindicatos; Etc.

4 Apresenta os seguintes objectivos:
Serve de meio de informação para trabalhadores e entidades patronais; Possibilita aos accionistas, gestores e restante pessoal informações da empresa a nível social; Permite uma ligação entre trabalhadores, entidades sindicais e gestão; Cria objectivos e metas a cumprir na vida social da empresa; Permite uma gestão estratégica; Permite a criação de uma base de dados; Permite a comparação com outras empresas.

5 Requisitos Apenas as empresas com 50 ou mais pessoas ao serviço estão obrigadas a elaborar e entregar o Balanço Social; Elaborado no primeiro trimestre do ano, até 15 de Maio, no Departamento de Estatística do Ministério do Emprego e da Segurança Social sendo referente a 31 de Dezembro do ano anterior; Na mesma data são enviadas cópias do balanço social à associação que esteja filiada a entidade patronal e ao sindicato em que estejam filiados os trabalhadores; Deverá ser divulgado a todos os trabalhadores através da sua afixação, de forma visível, nos locais de trabalho; A partir de 2010 a entrega do Balanço Social passou a estar integrada no relatório anual, referente à informação sobre a actividade social da empresa (Relatório Único).

6 Recolha de Dados A recolha de dados pode ser feita através da criação de uma Base de dados onde constem: Indicadores humanos; Indicadores físicos; Indicadores monetários; Inventário social (acções tomadas pela organização, relativas ao contexto social); Relatório social (promulgado verbalmente, de acordo com os objectivos e as tomadas de acções); Contabilidade de Gestão de Pessoas (atribui valores monetários ao que se despendeu com o pessoal); Relatório de custos (despesas relativas a Responsabilidade Social; Etc.

7 Estrutura As empresas que elaboram o Balanço Social cada vez mais entendem que este deve ser um documento de credibilidade, transparência e consistência, baseando-se nos seguintes princípios: Relevância; Veracidade; Comparabilidade; Regularidade; Verificação; Clareza.

8 Estrutura / Elementos Essenciais
Identificação da empresa; Efectivos (nº e categoria profissional); Habilitações literárias; Estrutura etária; Antiguidade na empresa; Novas admissões e rescisões; Promoções e destacamentos de posto de trabalho; Horários de trabalho; Horas extraordinárias; Absentismo (faltas, baixas, licenças, etc.); Formações ( acções de formação, respectivas presenças e despesas); Remunerações e gastos com o pessoal.

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