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Princípios e Parâmetros em Deslocamento Qu-: dados do Alemão Juliana Novo Gomes Orientadora: Aniela Improta França Miriam Lemle XXVIII Jornada Giulio Massarani.

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1 Princípios e Parâmetros em Deslocamento Qu-: dados do Alemão Juliana Novo Gomes Orientadora: Aniela Improta França Miriam Lemle XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Novembro de 2006 TEORIA E ANÁLISE LINGÜÍSTICA U F R J w w w. l e t r a s. u f r j. b r / c l i p s e n

2 2 Características Gerais: língua alemã  A língua alemã (die Deutsche Sprache) é um idioma do grupo ocidental das línguas germânicas falado principalmente na Alemanha, Áustria, Liechtenstein, na maior parte da Suíça e Luxemburgo.  O alemão é a quarta língua estrangeira mais popular no mundo e a terceira na Europa EUA e Ásia Oriental (Japão), depois do inglês e do francês. Além de ser uma das línguas oficiais da União Européia.

3 3 Características Lingüísticas:  A língua alemã é preferencialmente SVO, mas a única posição fixa é a posição verbal (segunda posição). Johann hat den Apfel gegessen. João aux. a maçã comeu. Was hat Johann gegessen? Den Apfel hat Johann gegessen. A maçã aux. João comeu.

4 4 dP v v’v’ vP Wer meinem Schlüssel Wer j T T’2 TP2 Wer [φ][φ] C’ CP C [+ QU-] nehmen T T1’ TP1 [part] genommen aux Agr haben Wer hat meinem Schlüssel genommen? Quem aux. minha chave pegou? meinem Schlüssel k i i k hat j j

5 5 Agr part D T2 T’ 2 Caus P T1P TP 2 C’ CP [+ QU-] C T der Lehrer t P v D P D P V D D wen hat R -ruhf  Caus ge- D N an-wen -en ha der Lehrer Caus Wen hat der Lehrer angeruhfen? Para quem aux. o professor ligou? i i i j j

6 6 titi Das D k K k’ V geb v’ part en caus ge caus du j T T Agr TP D C C’ T’T’ CP D K haben [φ] Buch v wem i Wem hast du das Buch gegeben? tjtj hast

7 7 CONCLUSÃO:  Nestas derivações vimos características gramaticais da língua alemã que a fazem diferente da língua portuguesa: a posição do verbo ao final da oração, a subida do verbo auxiliar para C – complementizador e a utilização do SCaus – sintagma causativo na formação do passado (Perfekt).  A complexidade destas derivações e a rapidez com que esta gramática aflora nas crianças pequenas, são evidencias berrantes a favor do argumento da pobreza do estímulo.


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