A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução
4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE JULHO
DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 04/07 – Encontro com coordenadores, supervisores e bolsitas (UNIFEBE) 2ª semana 08/07 – Confecção dos matérias para a montagem da árvore na biblioteca; 3ª semana 15/07 – Confecção da árvore na biblioteca; 4ª semana 22/07 –Finalização do Projeto de Literatura. 5º semana 29/07 - Produção do Portfólio das ações de julho

4 INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de julho, tem como objetivo apresentar as ações das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre práticas de letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo o planejamento das ações pedagógicas, presentes no projeto, que serão elaboradas no espaço da biblioteca e a confecção da árvore para a biblioteca. Com o intuito de finalizar o projeto e abranger os conhecimentos a cerca das ações de leitura e letramento, todas as leituras realizadas tiveram como foco a essa área, com diferentes autores e perspectivas e relação à alfabetização e o letramento. Com as leituras realizadas foi possível organizarmos nosso trabalho para melhor atender as necessidade do CEI em relação a Literatura Infantil e dar suporte ao grupo de professores.

5 Processo de Investigação
Nosso processo de investigação constituiu-se da leitura de autores relacionados à alfabetização e letramento de crianças, na faixa etária que encontra-se no CEI, para dar suporte na prática com os objetivos em que as ações pretendem atingir, conforme o projeto e suas atividades previstas. Partindo de observações e adequações do espaço destinado a biblioteca, percebeu –se a necessidade da construção de uma árvore em uma das paredes, com uma estética que incentive a leitura, pensando assim em tornar o ambiente mais lúdico e atrativo as crianças.

6 Observando que o ambiente da biblioteca infantil precisa ser acolhedor e receptivo para as crianças, viu-se a necessidade da confecção de uma árvore com uma estética que chamasse a atenção das crianças para a leitura.

7 Todas essas aprendizagens são de natureza sociocultural, portanto, não ocorrem espontaneamente como decorrência do desenvolvimento biológico, mas resultam da participação de crianças em práticas socialmente circunscritas, em que ouvem histórias, lidas ou contadas, com a mediação de adultos. (BRANDÃO; ROSA, 2011, p. 35)

8 Confecção da árvore decorativa
Quando as bolsistas iniciaram o projeto de confecção da árvore, muitas ideias surgiram, porém, foi necessário focar para que a mesma não saísse da temática da literatura, os recursos teriam que ser reutilizáveis, pois é assim que o grupo vem trabalhando desde o início. Com isso, buscou-se desenvolver um material com papel pardo, papelão de caixas encontradas no CEI e folhas de gibis velhos que seriam descartados.

9 As acadêmicas iniciaram a confecção da árvore pintando o papel pardo de marrom para servir como caule. Enquanto o papel foi secando as bolsistas pintaram o papelão de verde, que serviria como as folhas, recontando-as e colando as folhas de gibis em seu verso. Para finalizar, foi fixado o caule na parede e seus galhos, as folhas foram penduradas com fios de nylon em cada galho.

10 Foram realizadas leituras e análises durante o mês de alguns textos e autores, com o intuito de finalizar o projeto de literatura e dar suporte para as ações que serão realizadas, conforme estão previstas no projeto. Alfabetizar e Letrar na Educação Infantil: o que isso significa? (BRANDÃO, Ana Carolina P. et al. Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.) Entrando na Roda: as histórias na Educação Infantil. (BRANDÃO, Ana Carolina P. et al. Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.) Escolha da História (COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1997). Atividades a Partir da História (COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1997).

11 Análise dos Resultados Alcançados
Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo: letramento, alfabetização e literatura; Detectando a importância de um ambiente lúdico na biblioteca infantil, observou-se a necessidade de confeccionar uma árvore com a temática de leituras em uma das paredes em que será a biblioteca, tendo em vista que esse ambiente precisa propiciar para às crianças alegria e bem estar. Criar um ambiente favorável à formação do hábito de leitura e estimular a apreciação literária. A biblioteca escolar deve dignificar a educação. É peça chave para incentivar o hábito de leitura nas crianças. Deve possuir material que interesse a alunos e professores. As crianças não precisam de uma sala de aula com fileiras ordenadas e muito menos serem escolarizadas. Elas precisam de espaço para brincar e aprender com as brincadeiras, pegar livros e folhearem mesmo sem saberem ler. É este contato que precisa acontecer desde cedo, a proximidade com o objeto livro, entendendo as histórias legais e divertidas que são contadas e saem de dentro dele. A biblioteca deve ser acima de tudo, um espaço que proporcione o lazer, o divertir-se, o brincar. (PRADO, 2003, pg. 9) Em pesquisa, as acadêmicas decidiram confeccionar uma árvore. Para confeccionar esse painel as acadêmicas pesquisaram materiais recicláveis.

12 Para a finalização do projeto foi necessário leituras complementares para fundamentar o projeto e dar subsídios para que as bolsistas pudessem realizar as atividades que estão previstas no projeto de literatura. As acadêmicas, juntamente com a supervisora de área, buscaram textos de autores que abordam o tema de literatura e letramento na educação infantil e realizaram as leituras e análises dos respectivos textos. Houve também a elaboração do portfólio do mês de julho, com as ações realizadas no mês.

13 Neste momento foi observado a importância do lúdico no espaço que receberá as crianças, tendo em vista a elaboração da árvore. Com a árvore na biblioteca, as crianças se sentirão mais acolhidas nesse espaço. Temos que ter como prioridade; enriquecer o espaço e o currículo escolar com práticas de leitura que sejam reais, que tragam sentido aos alunos, que traga motivação, e emoção, pois está em nossas mãos guiar os alunos para o caminho da cultura e da imaginação. Com a conclusão do projeto, as ações e estratégias estão definidas e já podem ser desenvolvidas nesse espaço, incentivando a leitura e a alfabetização como processo político‐social e histórico que vem acompanhando as transformações ocorridas nessas esferas, sofrendo dessa forma modificações relacionadas não só ao seu conceito, mas também a seus conteúdos e métodos. Segundo Rodrigues e Amodeo “ A literatura é uma necessidade vital, é uma forma de sistematização da fantasia. Em muitos momentos ficamos surpresos com as falas altamente poéticas das crianças”.

14 Referências: BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. BRANDÃO, Ana Carolina P. et al. Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1997 EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler. São Paulo: Blucher, 2012. PRADO, Heloisa de Almeida. Organização de Bibliotecas. 2 ed. São Paulo: T.A. Queiro, 2003. RODRIGUES, Maria Bernadete Castro e AMODEO, Maria Cecilia Bastos. O Espaço Pedagógico na Pré Escola. Porto Alegre: Mediação, 2002.


Carregar ppt "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google