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Diferentes Visões da Concorrência

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Apresentação em tema: "Diferentes Visões da Concorrência"— Transcrição da apresentação:

1 Diferentes Visões da Concorrência
Clássicos, Marx, Neoclássicos: concorrência tem posição acessória na teoria econômica Noção Clássica da Concorrência A concorrência entre capitais é concebida como um processo em que o capital: Entra nas industrias com maior taxa de lucro Sai das industrias com menor taxa de lucro Tendência à igualação da taxa de lucro Preço de equilíbrio Cap. 17.2 Kupfer e Hasenclever: 2002

2 Diferentes Visões da Concorrência
Concorrência em Marx: Livre mobilidade do capital  Tendência à igualação da taxa de lucro. Resulta na introdução do progresso técnico para reduzir custos. A noção neoclássica da concorrência: Empresas incapazes de afetar preço de mercado: empresas não possuem poder de mercado.  Preço de mercado determinado pelo equilíbrio entre oferta e demanda: P = CMg Cap. 17.2 Kupfer e Hasenclever: 2002

3 A visão de Schumpeter Teoria da concorrência: inserida em uma visão da evolução do capitalismo baseada no processo de introdução e difusão de inovações Agentes buscam criar lucro de monopólio através da diferenciação Tecnológica: Processos de Produção, Produtos, Organização, Fontes de insumos, De Mercados: Geográfica, Clientes, Serviços pós-venda Inovações: processos, produtos, insumos, organização, mercados. Cap. 17.3 Kupfer e Hasenclever: 2002

4 Concorrência Schumpeteriana
Concorrência não é o contrário de monopólio. Estratégia das empresas: inovar (criar diferenciação) para obter lucros de monopólio temporário Outras empresas copiam inovação: difusão Eliminação do monopólio não é garantida: retornos crescentes de escala tendem a consolidar as vantagens do monopólio. Concorrência: Processo Ativo: Inovação  Diversidade Processo Passivo: Difusão  Equilíbrio. Cap. 17.3 Kupfer e Hasenclever: 2002

5 Concorrência Schumpeteriana
Diversidade de formas (instrumentos) de concorrência: Concorrência em preços Diferenciação de produtos Inovação: criação de novos espaços econômicos Elementos centrais da análise da concorrência Empresa: Define estratégias e se apropria do lucro Mercado: determina se estratégias foram corretas ou equivocadas Cap. 17.3 Kupfer e Hasenclever: 2002

6 Concorrência Schumpeteriana
Interação entre: estratégia das empresas: inovação, investimentos, preços... Estrutura do mercado: barreiras à entrada, condições tecnológicas...  dinâmica da industria: produtos e processos, participação das empresas no mercado, rentabilidade, crescimento das empresas. Estrutura do mercado modifica e é modificada pelas estratégia das empresas Cap. 17.3 Kupfer e Hasenclever: 2002

7 Concorrência Schumpeteriana
A concorrência é um processo de interação entre empresas buscando a apropriação de lucro. Não conduz ao equilíbrio (igualação da taxa de lucro) mesmo com livre entrada Monopólio criado por inovação Não é anticompetitivo É o objetivo da concorrência Monopólio e concorrência não são incompatíveis Cap. 17.3 Kupfer e Hasenclever: 2002

8 Abordagem Neoschumpeteriana
Enfoque evolucionário da análise microeconômica Empresas: estratégias de inovação produzem mutações Mercado: ambiente que seleciona mutações. Microdinâmica: Estratégias empresariais: busca por inovações, produtos, investimentos, preços. Mercado: Seleção das inovações  trajetória: mudança endógena da estrutura do mercado (produtos, tecnologias, concentração...) Estratégias das empresas provocam mudança da estrutura do mercado Cap. 17.3 Kupfer e Hasenclever: 2002

9 Síntese Teoria da concorrência schumpeteriana:
Mais importante Dimensão ativa da concorrência Criação ativa de novas oportunidades lucrativas Menos importante: Dimensão passiva da concorrência Eliminação passiva das diferenças entre os agentes  Destaque para as inovações Dinâmica ativa da concorrência  Mudança qualitativa da economia capitalista é endógena (provocada pelas empresas). Cap. 17.3 Kupfer e Hasenclever: 2002

10 Competitividade Nível da Empresa: define e implementa estratégia
Nível do Mercado: padrão de concorrência em cada setor da economia As características técnico-produtivas e as características da demanda do produto definem os instrumentos de concorrência utilizados no setor: Preços. Diferenciação de produtos. Inovação tecnológica: Processos de Produção, Produtos, Organização, Fontes de insumos. Inovação de mercado: Geográfica, Clientes, Serviços pós-venda. Cap. 17.5 Kupfer e Hasenclever: 2002

11 Estímulo a Competitividade
Nível da empresa Estratégias inovativas: tecnológicas e de mercado. Eficiência produtiva: cópia do padrão de técnicas, linha de produtos, e organização mais avançado. Nível do Mercado Pressões competitivas: Ameaça de Entrada Fatores sistêmicos: Disponibilidade de infra-estrutura e mão-de-obra qualificada Condições macroeconômicas: crescimento econômico Acesso a fontes de financiamento Legislação: Marco Regulatório. Política industrial: cambio, tarifas de importação, política comercial. Cap. 17.5 Kupfer e Hasenclever: 2002

12 Fortalecimento da Concorrência
Competitividade Deve ser construída pelas empresas e pela política econômica. Fortalecer a concorrência Significa criar ambiente intensamente competitivo com empresa: inovadoras Eficientes ao nível técnico, produtivo e organizacional. Cap. 17.5 Kupfer e Hasenclever: 2002


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