A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Unidade I Prof. Ms.Patrícia B. Prezotti Bomfim

2 Conceituando Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

3 O Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

4 De maneira geral o estudo comportamento organizacional envolve as relações de trabalho.
O estudo do comportamento organizacional inclui tópicos como: funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, motivação, gestão de conflitos, comunicação interpessoal, desempenho humano e administração.

5 Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, dos grupos no ambiente das organizações. Tem a intenção de alcançar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

6 Importância das organizações no mundo moderno.
Quase tudo de que a sociedade necessita é produzido pelas organizações. Vivemos em uma sociedade de organizações, pois nascemos nelas, aprendemos nelas, servimo-nos delas, trabalhamos nelas e passamos a maior parte de nossas vidas dentro delas. Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria a o estudo do comportamento organizacional.

7 Importância das organizações no mundo moderno.
As organizações exercem uma função importante na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas.

8 Indivíduo Comportamento Organização

9 Qual o propósito do estudo?
As finalidades do estudo do comportamento organizacional são a explicação, previsão e controle do comportamento humano.

10 Explicação Refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos.

11 Previsão A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica.

12 Controle O apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

13 As mudanças que ocorrem no ambiente, provocam alterações na estrutura interna das organizações, no perfil da força de trabalho e nos modelos e práticas de gestão.

14 Novos tempos Novas Organizações e Novas pessoas Novas formas de gestão

15 Antes ≠ Agora Então… Indivíduos Organizações Gestão
O papel da Administração foi sendo modificado e ampliado ao longo dos anos nas organizações.

16 Mudança de foco do Poder
Mudanças no que é vantagem competitiva para as organizações. Alvin Toffel

17 1ª Onda Perdurou até 1780 com a Revolução Industrial
O Poder era a força física Terra - Agricultura - Conseqüência da força Ex: O Império Romano foi conquistado na força Símbolos de Poder: Coliseu, Exércitos Numerosos e Latifúndios

18 2ª Onda 1780 até + ou -1980 Sociedade Industrial
Declínio com o advento da informática e massificação das informações. Não é preciso força física, e sim máquinas e equipamentos -Hardware Capitalismo Símbolos de poder: Maquinaria pesada Ford, GM, Boing - Grandes ativos fixos.

19 3ª Onda A partir de 1980 O Poder está na informação /conhecimento
Mudança de comportamento Símbolos de Poder: Bill Gates, Empresas bem bem sucedidas como a NIKE O cliente tem mais poder de informação

20 “As atividades que ocupam o lugar central das organizações não são mais aquelas que visam produzir ou distribuir objetos, mas aquelas que produzem e distribuem informação e conhecimento”. Peter Drucker

21 Sociedade do Conhecimento e da Informação
E a informação está aonde? Quem detém a informação? As pessoas. E estamos vivendo esse momento. Portanto, nosso pessoal é nosso maior patrimônio.

22 “A tendência é uma nova visão das pessoas não mais como um recurso organizacional, mero sujeito passivo do processo, mas fundamentalmente como sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro das organizações. Um agente proativo dotado de visão própria e, sobretudo, de inteligência, a maior e mais avançada e sofisticada habilidade humana”. (Chiavenato, 2005)


Carregar ppt "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google