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Grupo: Alan Vicente Ana Vitoria Bottino Genilson Carneiro Giovanni Batista Juliana Constante Disciplina de Medicina Integral, Familiar e Comunitária 2.

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1 Grupo: Alan Vicente Ana Vitoria Bottino Genilson Carneiro Giovanni Batista Juliana Constante Disciplina de Medicina Integral, Familiar e Comunitária 2

2 Apresentação de texto A Consulta Ambulatorial Desenvolvido por: Francisco Arsego de Oliveira,Lucia Campos Pelianda.

3  Fenômeno complexo que envolve duas pessoas.  Necessidades, motivações e expectativas diferentes.  Momento de estabelecer o diagnóstico e manejo.  Ouvir, não só escutar.  Conhecer e entender o mundo ao redor do paciente. ( modelo biopsicossocial)

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5  Facilita a consulta.  Humaniza o atendimento.

6  1ª etapa para solucionar a queixa  Clareza e objetivo comum entre o Médico e Paciente  Consulta ideal- desfecho desejado para todos os envolvidos, pra isso é necessário comunicação.

7  1-Definir o motivo da consulta.  2-Considerar outros problemas, como queixas crônicas ou fatores de risco associados.  3-Entendimento compartilhado dos problemas.  4-Escolher a conduta junto com o paciente. (favorece adesão e autonomia ao paciente)  5-Envolver o paciente na conduta.  6-Recurso adicional. (outras consultas, exames, encaminhamentos)  7-Relação médico paciente. Pendleton e colaboradores

8  O objetivo final deve ser comum (a cura ou melhora do estado de saúde do paciente).  Ambos os lados devem querer a parceria.  Os envolvidos devem estar suficientemente informados sobre as bases dessa parceria.  Deve haver espaço para negociação permanente.  A parceria é mutável.  Abordagem centrada no paciente tem mais adesão, colaboração e troca de informações.

9  Diferentes estratégias são utilizadas para cumprir as tarefas.  Estratégias e comunicação melhoram a consulta. (experiência) Paciente 1 Paciente 2 APS

10  Elogiar qualidade técnica do médico.  Exagerar na queixa.  Qual seria o seu objetivo?

11  Na Inglaterra: Boa comunicação e elucidou o problema?  Nos Estados Unido: Boa comunicação e elucidou o problema?  No Brasil: Boa comunicação e elucidou o problema? Variantes  Paciente.  Diagnóstico e condutas.

12 ConfiançaApresentaçãoRespeito à autonomia do paciente Relação médico paciente Ambiente. Entrevista convergente. Observar o comportamento não verbal. (PNL) Comunicação espontânea. Vícios do entrevistador.

13 "Conte-me sobre seu problema", "Como tem passado nos últimos tempos?" Técnicas para estimular a comunicação Silencio Facilitação Direcionamento Confrontação Perguntas amplas

14  Estereótipo  Tensão  Frieza

15  Contato visual.  Gestos.  Proximidade com o paciente.  Características da linguagem (ritmo e a qualidade da voz)

16  Não só medicar faz parte da terapêutica.  Paciente valoriza relação humanística do médico.  A emoção despertada na consulta pode ser transferida para médico e paciente.

17  Sempre explicar e algumas vezes demonstrar no responsável. Por onde começar?

18  Temas íntimos.  Exame da genitália.  Deixar o paciente à vontade.  Indicar que urine antes.  Explicar a anatomia.  Permitir a presença de um acompanhante.

19  Oportunidade para outras questões.(pode ser até a principal)  Relação médico paciente não se encerra


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