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PublicouGabriel Henrique Guterres Garrau Alterado mais de 8 anos atrás
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Teoria da Administração Científica Taylorismo
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Duas principais obras de Taylor
TEORIA CIENTÍFICA Busca eficiência e tem ênfase nas tarefas Principais métodos científicos utilizados foram observações e mensurações Eliminar desperdício e ineficiência Duas principais obras de Taylor Administração de Oficinas – 1ª fase –1903 Administração Científica – 2ª fase – 1911
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A Teoria Científica tinha como filosofia:
“Ciência em lugar do empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação, não individualismo. Rendimento máximo, em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem, no sentido de alcançar maior eficiência e prosperidade”. É preciso dar ao trabalhador o que ele mais deseja: altos salários. E ao empregador, também, o que ele mais almeja: baixo custo de produção.
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1ª fase – Administração de Oficinas – TAREFA
Taylor relaciona a boa administração com: Altos salários e baixo custo unitário; Utilização de métodos científicos de pesquisa e experimento para formular princípios para padronizar os processos Adestrar cientificamente os funcionários Atmosfera íntima e cordial cooperação entre a administração e os trabalhadores para garantir a aplicação de seus princípios.
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Vadiagem dos funcionários
2ª fase – Administração Científica – Expansão do seus estudos das tarefas para a organização e administração geral. Atribuía que as indústrias da sua época sofriam de três males: Vadiagem dos funcionários Desconhecimento pela gerencia da rotina de trabalho e do tempo necessário para sua realização Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
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Bases de aplicação da Adm. Científica
Estudo de tempos e padrões de produção (movimento) Supervisão funcional. Padronização de ferramentas e instrumentos. Planejamento das tarefas e cargos. Princípios da execução. Utilização da régua de cálculo e de instrumentos para economizar tempo. Fichas de instruções de serviços. Prêmios de produção pela execução eficiente das tarefas. Definição da rotina de trabalho.
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Os principais aspectos da Organização Racional do trabalho são:
Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. Estudo da fadiga humana Divisão do trabalho e especialização do operário. Desenho de cargos e de tarefas Incentivos salariais e prêmios de produção Conceito de “Homus econômicus” Condições ambientais de trabalho Padronização de métodos e de máquinas Supervisão funcional
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Princípios da Administração Científica segundo Taylor.
Princípio do planejamento: substituir a improvisação do funcionário por critérios científicos por meio do planejamento do método. Princípio de preparo: selecionar cientificamente funcionários, prepará-los e treiná-los para produzir mais e melhor, e preparar máquinas para executar o planejado. Princípio do controle: controlar a execução do trabalho para ver se está de acordo com o planejado. Princípio da execução: distribuir as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja mais disciplinada.
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Principais críticas Taylorismo
Mecanização da Adm. Científica. Superespecialização do operário Visão microscópia do homem Ausência de comprovação científica Abordagem incompleta da organização Limitação do campo de aplicação Abordagem de sistema fechado Seguidores de Taylor: Henry Gantt, Hugo Munsterberg, Henry Ford
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“Não precisamos de máquinas, precisamos é de humanidade
“Não precisamos de máquinas, precisamos é de humanidade.” Charlie Chaplin
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Bibliografia: MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral da administração. São Paulo: Thomson Learning, p MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 3 ed. São Paulo: Atlas, p CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, p. ISBN
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