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Estratégias da Produção

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Apresentação em tema: "Estratégias da Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias da Produção
Prof. Marcus Soeiro

2 ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA: Padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente e têm o objetivo de fazê-la atingir seus objetivos de longo prazo

3 ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
ESTRATÉGIA é CONTEÚDO e PROCESSO CONTEÚDO (O QUE): Envolve decisões e ações específicas que estabelecem o papel, os objetivos e as atividades da produção. Ou seja, os pontos sobre os quais as decisões são tomadas. PROCESSO (COMO): É o método usado para produzir as decisões específicas de "conteúdo". Ou seja, governa os procedimentos e os modelos adotados para as decisões estratégicas.

4 PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO
A estratégia de produção é, claramente, uma parte da estratégia geral da empresa, mas muitos autores possuem visões e definições discretamente diferentes.

5 PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO
Pode-se dizer que existem quatro perspectivas sobre estratégia da produção: TOP-DOWN – de cima para baixo BOTTOM-UP – de baixo para cima MARKET OUT - dos requisitos do mercado PRODUCT IN - dos recursos da produção

6 PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO
TOP-DOWN: É um reflexo “de cima para baixo” do que o grupo ou negócio deseja fazer. BOTTOM-UP: É uma atividade “de baixo para cima”, em que as melhorias da produção cumulativamente constroem a estratégia. MARKET OUT – Traduz os requisitos do mercado em decisões da produção. PRODUCT IN – Explora as capacidades dos recursos de produção em mercados eleitos.

7 PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO
Nenhuma dessas quatro perspectivas sozinhas nos dá uma visão geral do que seja a estratégia de produção. Juntas, no entanto, elas fornecem uma idéia das pressões em jogo para formar o conteúdo da estratégia da produção.

8 PERSPECTIVAS DA PRODUÇÃO

9 PERSPECTIVA DE CIMA PARA BAIXO
ESTRATÉGIA CORPORATIVA: Tipos de negócios a investir, em que lugar do mundo operar, como alocar dinheiro entre os vários negócios.

10 PERSPECTIVA DE CIMA PARA BAIXO
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS: Cada unidade de negócios deverá definir seus objetivos e como competir em seus mercados.

11 PERSPECTIVA DE CIMA PARA BAIXO
ESTRATÉGIA FUNCIONAL: Traduzir objetivos da empresa em objetivos funcionais, estabelecer prioridades de melhoria de desempenho.

12 PERSPECTIVA DE CIMA PARA BAIXO
Idéias estratégicas emergem da experiência operacional. Estratégias emergentes Moldar os objetivos e as ações da produção, pelo menos em parte, pelo conhecimento adquirido das atividades diárias. Habilidade em ouvir a experiência e filosofia de melhoria contínua e incremental.

13 PERSPECTIVA DE CIMA PARA BAIXO

14 PERSPECTIVA DE BAIXO PARA CIMA
Nesta perspectiva as empresas irão consultar internamente suas funções individuais sobre suas restrições e capacitações. Podem, também, incorporar as idéias que vêm da experiência diária de cada função. Muitas idéias estratégicas emergem consensualmente com o tempo, da experiência operacional. O "alto nível" do processo decisório estratégico, se ele existir, pode confirmar o consenso e fornecer os recursos para fazer acontecer efetivamente.

15 PERSPECTIVA DE BAIXO PARA CIMA
Essa idéia de estratégia que é moldada pela experiência do nível operacional ao longo do tempo é, algumas vezes, chamada de conceito de estratégias emergentes. A estratégia é gradualmente moldada com o tempo e baseada em experiência de vida real em vez de posicionamento teórico.

16 PERSPECTIVA DOS REQUISITOS DO MERCADO
Servir ao MERCADO Atender aos objetivos de DESEMPENHO Influência do CLIENTE Atender aos objetivos QUALIFICADORES e GANHADORES DE PEDIDOS CLIENTE X OBJETIVOS CONCORRENTES X OBJETIVOS Influência do CICLO DE VIDA DO PRODUTO

17 Influência do Ciclo de Vida do Produto/Serviço nos Objetivos de Desempenho
Uma forma de generalizar o comportamento de clientes e concorrentes é associá-lo com o ciclo de vida dos produtos ou serviços que a operação está produzindo. A forma exata das curvas de ciclo de vida do produto ou serviço variará, mas geralmente ele é mostrado como a variação do volume de vendas ao longo dos quatro estágios: introdução, crescimento, maturidade e declínio. A implicação importante disso é que os produtos e serviços exigirão estratégias de produção diferentes para cada estágio de seu ciclo de vida

18 Influência do Ciclo de Vida do Produto/Serviço nos Objetivos de Desempenho
Etapa de Introdução Quando um produto ou serviço é introduzido pela primeira vez, provavelmente estará oferecendo algo novo em termos de seu projeto ou desempenho. Poucos concorrentes estarão oferecendo o mesmo produto ou serviço; e porque as necessidades dos consumidores provavelmente não são perfeitamente entendidas, o projeto do produto ou serviço pode mudar freqüentemente.

19 Influência do Ciclo de Vida do Produto/Serviço nos Objetivos de Desempenho
Etapa de Introdução Considerando a incerteza do mercado, a empresa necessita desenvolver flexibilidade para lidar com essas mudanças e qualidade para manter o desempenho dos produtos e serviços.

20 Influência do Ciclo de Vida do Produto/Serviço nos Objetivos de Desempenho
Etapa de Crescimento À medida que o volume dos produtos e serviços cresce, os concorrentes começam a desenvolver seus próprios produtos ou serviços. No mercado emergem os projetos padronizados, o que é útil pelo fato de permitir que a produção supra o mercado em crescimento.

21 Influência do Ciclo de Vida do Produto/Serviço nos Objetivos de Desempenho
Etapa de Crescimento Resposta rápida e confiável à demanda ajudará a manter os níveis de demanda atendidos, enquanto assegura que a empresa mantenha sua participação no mercado à medida que a concorrência começa a aumentar. Além disso, a competição significa que os níveis de qualidade precisam ser mantidos.

22 Influência do Ciclo de Vida do Produto/Serviço nos Objetivos de Desempenho
Etapa de Maturidade A demanda estabiliza. Concorrentes iniciais deixam o mercado, e o setor é dominado por poucas empresas maiores. Os projetos dos produtos ou serviços estarão padronizados, e a concorrência mudará sua ênfase para o valor pelo dinheiro, embora empresas individuais possam tentar evitar isso, procurando diferenciar-se de alguma forma.

23 Influência do Ciclo de Vida do Produto/Serviço nos Objetivos de Desempenho
Etapa de Maturidade A produção deve buscar reduzir seus custos, para manter os lucros ou para permitir redução de preços. Assim, custo, produtividade e fornecimento confiável, passam a ser as principais preocupações da operação.

24 Influência do Ciclo de Vida do Produto/Serviço nos Objetivos de Desempenho
Etapa de Declínio As vendas diminuem e os concorrentes começam a sair do mercado. Para as empresas restantes que fabricam os produtos ou serviços tradicionais, pode haver um mercado residual, mas, se a capacidade no setor for superior à demanda, o mercado continuará a ser dominado por concorrência em preços. Os objetivos da produção ainda serão dominados pelo custo.

25 CICLO DE VIDA DO PRODUTO/SERVIÇO

26 PERSPECTIVA DOS RECURSOS DA PRODUÇÃO
Visão Baseada em Recursos (RBV - Resource-Based View) A forma como as empresas herdam, adquirem ou desenvolvem seus recursos de produção terá, a longo prazo, impacto significativo em seu sucesso estratégico.

27 PERSPECTIVA DOS RECURSOS DA PRODUÇÃO
Visão Baseada em Recursos (RBV - Resource-Based View) Restrições e Capacidades dos Recursos Nenhuma organização pode meramente escolher em qual parte do mercado deseja estar sem considerar suas habilidades de produzir produtos e serviços de forma a satisfazer a seu mercado.

28 PERSPECTIVA DOS RECURSOS DA PRODUÇÃO
Visão Baseada em Recursos (RBV - Resource-Based View) Recursos e Processos da Produção: Intangíveis A simples listagem dos tipos de recursos que uma operação produtiva possui não fornece uma visão completa do que ela pode fazer. Uma operação produtiva não é somente a soma de seus processos, ela possui alguns recursos intangíveis.

29 PERSPECTIVA DOS RECURSOS DA PRODUÇÃO
Visão Baseada em Recursos (RBV - Resource-Based View) Recursos e Processos da Produção: Intangíveis O relacionamento com fornecedores e a reputação que possui com os consumidores; O conhecimento e experiência em manusear as tecnologias de processo; A forma como a equipe de funcionários trabalha junto no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.


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