Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNicholas da Costa Philippi Alterado mais de 8 anos atrás
1
Os desafios da violência, da inversão de valores e suas consequências na Educação Luiza Elena L. Ribeiro do Valle www.ribeirodovalle.com.br
2
A Violência acontece com insistência à nossa volta, causando indignação dentro das escolas, nos protestos de rua, nos esportes, dentro de casa ou em disputas por terra ou por negócios ou até, aparentemente, sem razões.
3
A ação dos educadores em relação aos jovens e à violência na atualidade é tema que não pode ser ignorado ou descuidado. As mudanças de práticas de professores, fundamentadas em conhecimentos atualizados, podem contribuir para uma construção coletiva na elaboração de estratégias de ensino, produzindo novas possibilidades de compreensão da sociedade pelo diálogo e dinâmica reflexiva.
4
O objetivo desta discussão é refletir sobre a violência, as transformações culturais e a importância dos valores sociais, considerando suas consequências no convívio em sociedade.
7
Que novos dados empíricos podem levar para a avançar na compreensão do estresse na atividade do professor? É possível associar o estresse aos distúrbios do sono? Jornal Folha de São Paulo
8
Estresse e sono estão relacionados. Ambos estão presentes na prática educacional e interferem no desempenho do trabalho do professor.
9
O estresse ocupacional é definido como um desequilíbrio que provoca reações físicas, cognitivas, emocionais e comportamentais quando as exigências excedem as capacidades, os recursos ou as necessidades do trabalhador (INOCENTE, 2007)
10
Os estímulos são processados no córtex, onde há a ativação dos aferentes, de origens externa e proprioceptivo, que atravessam o Mesencéfalo e o Sistema Límbico e são recebidos pelo tálamo. O tálamo envia as informações para o Hipotálamo, que sintetiza os hormônios responsáveis pela liberação e inibição de outras secreções.
11
O estresse ocorre quando se rompe o equilíbrio do organismo: Alerta ou alarme – aumento da pressão arterial, liberação de glicose pelo fígado, aumento da freqüência respiratória e dilatação das pupilas. Resistência – tentativa de se adaptar Quase-exaustão - ansiedade e vulnerabilidade a doenças (enfraquecimento) Exaustão (Burnout) aparecimento da doença ou a morte. (Lipp & Malagris, 1995) Estresse ocupacional: motivo de preocupação
12
ansiedade, pânico, tensão, angústia, alienação, tédio, dificuldades interpessoais, dúvidas quanto a si próprio, preocupação excessiva, inabilidade para relaxar, irritabilidade crônica, inquietação, depressão, raiva, hipersensibilidade emotiva, descontrole com comida e bebida e transtornos do sono
13
O sono do professor não tem sido alvo de programas preventivos, como se não merecesse tal atenção. O desconhecimento desse processo cria uma lacuna que pode trazer consequências muito prejudiciais.
14
Deterioração da memória e aprendizagem. Alterações nas funções executivas (tomadas de decisões ). Lentificação no desenvolvimento raciocínio matemático.. Rebaixamento da atenção, concentração. Aumento do tempo de reação. Tarefas Psicomotoras sofrem um déficit significativo. Mudanças na atividade metabólica cerebral, na regulação da temperatura e do sistema imunológico e aumento na sensibilidade à dor. Transtornos psiquiátricos, neurológicos e cognitivos. Há um declínio gradual da força muscular. Alterações no sistema nervoso autônomo (temperatura corporal, pressão arterial, frequência cardíaca, resistência elétrica da pele, etc.). Sinais de irritabilidade, fadiga e irritação. Alterações na visão. Disfunções nas habilidades psicossociais.
16
Sintomas de Estresse e DS Pittsburgh n% Mau dormidor 7746,7 Bom dormidor 8853,3 Variáveln% Estresse Não6841,2 Resist.6438,8 Quase exausto10,6 Exaustão3219,4 Fisico Não12978,2 Sim3621,8 Psico Não9658,2 Sim6941,8 Total165100
17
Intervenções e os procedimentos adotados devem estar ancorados em pesquisas Coerência nos aspectos: cultural e conceitual em relação ao indivíduo, grupo, organização e sociedade.
18
Coping Estressor potencial Evento Irrelevante Evento benigno Avaliação Primária Qual é o significado desse evento? Como afetará meu bem estar? Evento Estressante PrejuízoDesafio Recursos sociológicos de Coping Avaliação Secundária O que eu posso fazer? Quanto irá custar? Qual é o resultado que espero? Resultado Estou me sentindo melhor? Ameaça Recursos pessoais de Coping Estratégias de Coping Focado no problema Focado na emoção
19
Manter horários regulares para dormir. Evitar ingerir bebidas cafeinadas. Praticar atividades físicas, exceto próximo ao horário de dormir. Evitar bebidas alcoolicas Evitar o tabagismo. Manter um local tranquilo e confortável para dormir. Ambiente só para dormir.
21
O conhecimento sobre resolução de conflitos em sala de aula mostra-se essencial para os educadores, conforme apontam pesquisas empíricas e a realidade diária, que não oferece a segurança dos valores éticos e dos limites educacionais necessários para a formação de pessoas conscientes, ajustadas, autonômicas e felizes. Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.