Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThiago Pinheiro Alterado mais de 10 anos atrás
1
Uma Nova Psicologia da Criança A contribuição de Maria Montessori
Sonia Maria A. Braga Recife, julho de 2009
2
A criança, construtora do Homem
Sonia Maria A. Braga
3
Necessidade do conhecimento científico
A pedagogia deve ressurgir ajudada pela psicologia aplicada à educação, à qual convém dar rapidamente um nome diferente: Psicopedagogia. Maria Montessori Sonia Maria A. Braga
4
Conhecimento científico do ser humano
Os frutos da alfabetização científica para a sociedade em geral, e o indivíduo em particular, inclui aplicação do conhecimento neurocientífico para o bom desenvolvimento e funcionamento do cérebro de recém-nascidos, crianças, adolescentes e adultos. A. B. Bartoszeck, neurofisiologista Sonia Maria A. Braga
5
Os 4 Planos do Desenvolvimento
Sonia Maria A. Braga
6
Entender o cérebro da criança e como ele se desenvolve é a chave para entender o processo de aprendizagem. Jane M. Healy Sonia Maria A. Braga
7
De onde surgem as boas crianças?
De espaços onde suas mentes fiquem bastante ocupadas. De espaços em que os desafios sejam constantes. De espaços onde as interações experimentais sejam permanentes. Sonia Maria A. Braga
8
O valor da sala de aula montessoriana
Numa classe Montessori ninguém fica para trás, todos têm oportunidade. Sonia Maria A. Braga
9
Desenvolvimento do Movimento
6 24 30 12 18 Enorme desenvolvimento do encéfalo Rápido desenvolvimento do cerebelo Ciclos de atividades O espírito humano, animador, deve personificar-se para agir e abrir caminho no mundo Maria Montessori Sonia Maria A. Braga
10
encéfalo: onde se localizam os sistemas perceptivos: tato, audição, gustação, visão, olfação
cerebelo Responsável pelas funções motoras, equilíbrio, tônus muscular... Sonia Maria A. Braga
11
Princípios da neurociência e Montessori
O cérebro mostra períodos ótimos para certos tipos de aprendizagem, ... (afirma a neurociência) Montessori fala dos períodos sensíveis: Sonia Maria A. Braga
12
Fase de consolidação de conquistas; Construção moral.
Novo renascimento; Renovação cerebral; Desenvolvimento social. Mente absorvente: Sentidos e absorção. Maturação “Nebulosas” Fase de consolidação de conquistas; Construção moral. Sonia Maria A. Braga
13
De onde surgem as boas crianças?
De ambientes em que suas mentes fiquem bastante ocupadas. Sonia Maria A. Braga
14
A importância do ambiente, na estruturação do Homem
(...) Descobrir o que está por trás do ambiente preparado. Renilde Montessori, 2007 Sonia Maria A. Braga
15
Ambiente e desenvolvimento
O desenvolvimento do SNC inicia-se na vida intrauterina e sofre influências de fatores genéticos e ambientais. Alimento físico Calor físico Aceitação Amor Tranquilidade Sonia Maria A. Braga
16
Desenvolvimento das Potencialidades;
“Nebulosas”; Desenvolvimento das Potencialidades; Regência dos comandos psíquicos (“eu espiritual”). Os sentidos estão alertas. Necessidades básicas: amor e estímulos. Mente absorvente: Sentidos e absorção; Mãos e apreensão de conceitos do mundo. Necessidades básicas: ambiente estimulante e acolhedor . Sonia Maria A. Braga
17
OS SENTIDOS E OS PERÍODOS SENSÍVEIS
Há um período crítico ou sensível bastante regular para a ativação das vias neurais sensoriais, a fim de estimular a formação de circuitos neurais nas partes específicas do córtex. (seg. Hubel & Wiesel, 1998) Sonia Maria A. Braga
18
Ambiente e células cerebrais
“tudo que vem do ambiente se recebe, se processa e se armazena nas células cerebrais sem qualquer esforço, uma forma de absorção inconsciente. Esta atividade mental intensa se produz, constantemente, inclusive, na vida prénatal, e é característica da ‘mente absorvente’. Silvana Montanaro, 1991 Sonia Maria A. Braga
19
Muitas áreas do córtex cerebral são simultaneamente ativadas no transcurso de novas experiências de aprendizagem, afirma a neurociência. Sonia Maria A. Braga
20
Rede Neuronal Sonia Maria A. Braga
21
a criança deve “aprender fazendo”, “aprender por si mesma”.
O cérebro se modifica aos poucos, fisiológica e estruturalmente, como resultado da experiência. Montessori ensina : a criança deve “aprender fazendo”, “aprender por si mesma”. a escola deve reproduzir a vida; Indispensável que os conceitos sejam contextualizados. Sonia Maria A. Braga
22
Classes agrupadas Trabalho com parceiros
A aprendizagem, sendo atividade social, os alunos precisam de oportunidades para discutir tópicos. Montessori valoriza: Classes agrupadas Trabalho com parceiros Sonia Maria A. Braga
23
Cérebro e aprendizagem
Há na criança, para qualquer coisa que exista no seu ambiente, uma sensibilidade absorvente, e só com o observar, o absorver o ambiente, é possível a adaptação Maria Montessori Sonia Maria A. Braga
24
Fase de grandes alterações nas células cerebrais; Busca de identidade; Um novo “nascimento”
Sonia Maria A.Braga
25
Desenvolvendo Habilidades
As experiências mudam as pessoas, as interações com o ambiente mudam a conduta porque modificam o sistema nervoso Neil Carlson (prêmio Nobel de Medicina/2002) Sonia Maria A. Braga
26
Existe, na criança, uma janela de oportunidades, já que a parte do cérebro que regula como atuamos sobre o que sentimos amadurece até a adolescência (em torno dos 17 anos). Daniel Goleman Sonia Maria A. Braga
27
Toda aprendizagem significativa coopera com a construção da rede neuronal.
Montessori propõe... A nossa obra de adultos não consiste em ensinar, mas em ajudar a mente infantil no trabalho de seu desenvolvimento. A mente da criança está pronta para receber o que será “plantado” culturalmente. Sonia Maria A. Braga
29
Compromisso com a cultura; Compromisso com a visão de humanidade;
Os estudantes precisam sentir-se “detentores” das atividades e de temas que são relevantes para suas vidas. Montessori apontou: Compromisso com a cultura; Compromisso com a visão de humanidade; Compromisso com o outro, com o planeta, com o Cosmos. Sonia Maria A. Braga
30
O de que precisamos para construir cérebros melhores?
Repetição; Segurança; Mãos ativas; Atividades multisensoriais; Auto-aprendizagem; Olhar além... Sonia Maria A. Braga
31
Olhar além... Sonia Maria A. Braga
32
Preparando cérebros melhores (funções executivas)
Lobo frontal: Liga o presente ao futuro: Julgamento Organização Planejamento Imaginação Autocorreção Seleção de estratégia Criação de estratégia Monitoria do futuro Sonia Maria A. Braga
33
Preparando cérebros melhores: Como desenvolver este perfil?
Com as experiências no ambiente... Sonia Maria A. Braga
34
Com as experiências no ambiente...
Sonia Maria A. Braga
35
Vivências no ambiente... Sonia Maria A. Braga
36
Cérebro melhor, melhores emoções
A criança normalizada: Gosta da ordem Gosta de trabalhar Gosta do silêncio e fica concentrada Tem alegria É obediente É independente e tem iniciativa É autodisciplinada espontaneamente Está ligada à realidade Sonia Maria A. Braga
37
Quando se toca a vida de uma criança, se toca o ponto mais sensível, que tem raízes no mais distante passado e se direciona para o futuro infinito. Maria Montessori Sonia Maria A. Braga
38
Não podemos fazer gênios - apenas podemos dar a cada criança a oportunidade de desenvolver seu potencial de possibilidades Maria Montessori Sonia Maria A. Braga
39
Usando as mãos, o Homem cria condições de trabalho, de harmonia, de equilíbrio. Quando entre o cérebro e as mãos, coloca o coração, da paz se torna instrumento. Mãos, mente e coração fazem do Homem um ser Cósmico, que vê no outro o seu semelhante, e no Universo, sua morada. Sonia Maria A. Braga
40
Muito obrigada, muita paz.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.