A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A verdade sobre as células tronco embrionárias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A verdade sobre as células tronco embrionárias"— Transcrição da apresentação:

1 A verdade sobre as células tronco embrionárias

2 As informações desta apresentação são rigorosamente científicas e suportadas por cientistas brasi leiros e internacionais. Nada do que aqui é informado corresponde a fatos inverídicos ou expressos com outra intenção que não a de informar de modo simples, mas preciso, sobre os aspectos técnicos da pesquisa com células tronco embrionárias. Há obviamente questões que não são meramen- te técnicas no que se refere a qualquer pesquisa com embriões humanos: são questões de ordem ética e moral seríssimas.

3 Você Sabia... O que você NÃO sabia...
...que dizia-se, à época da aprovação da Lei de Biosegurança no Brasil, que havia no país cerca de 30 mil embriões congelados? O que você NÃO sabia... ... é que “depois da aprovação das pesquisas com células-tronco de embriões humanos, um levantamento nacional revelou o número de embriões congelados no Brasil. Pouco mais de 3 mil.” ... é que essas 3 mil vidas dariam, no máximo, para dois anos de pesquisas. ... é que os próprios defensores da pesquisa com células tronco embrionárias admitem que podem levar no mínimo 5 anos em pesquisas.

4 Isso é posição científica ou mera curiosidade?
E depois? Será que há interesses comerciais para se aprovar a clonagem humana como suprimento de material para pesquisa? Porquê um cientista, perguntado sobre isto desconversa afirmando, “Vamos ver o que vai acontecer, deixa aprovar o projeto”? Isso é posição científica ou mera curiosidade?

5 Você Sabia... ...que diz-se que um embrião de 100 células é somente um aglomerado de células? A realidade... ... é que o óvulo ou o zigoto fertilizado contém todo o material genético necessário à criação do indivíduo, e inclui um código complexo, não repetível, inerente ao indivíduo, com todas as características associadas à pessoa humana. ... é que a mãe somente fornece abrigo, nutrição e oxigênio e não adiciona nada essencial ao desenvolvimento do ser concebido.

6 Você Sabia... ...que diz-se que apenas se usa para pesquisa com células tronco embrionárias um embrião de 100 células? A realidade... ... é que para o cultivo in vitro de um embrião de 100 células é necessário que ele seja suportado por uma lâmina (uma fatia finíssima) de embriões bem mais desenvolvidos. ... é que essas lâminas de embriões são “produzidas” no exterior e vendidas no mercado.

7 Você Sabia... ...que alguém que viesse a ser tratado com células tronco embrionárias teria que tomar imunodepressores pelo resto de sua vida, de modo a evitar rejeições? A realidade... ... é que com o uso de células tronco adultas, não há perigo de rejeição. ... é que enquanto a fonte de células tronco adultas é enorme (seu próprio corpo as produz) para cada pessoa que tivesse que se submeter a uma terapia com células tronco embrionárias seria necessário que 400 mil embriões fossem sacrificados.

8 Você Sabia... ...que se alguém não estivesse disposto a tomar imunodepressores por toda a vida para evitar a rejeição de tecidos criados por células tronco com DNA diferentes do seu próprio, teria que autorizar sua própria clonagem? A realidade... ... é que a clonagem humana nunca teve sucesso. ... é que a ovelha Dolly, clone de outra ovelha, morreu com doenças decorrentes de envelhecimento precoce. Sabia que as extremidades de seus cromossomos eram curtas, exatamente como acontece na velhice? ... é que um experimento sul-coreano usou 242 óvulos para obter uma única linha de células tronco embrionárias.

9 Você Sabia... ...que se diz por aí que a pesquisa com células tronco embrionárias é desejada pois essas células se desenvolvem com muito maior rapidez que as células tronco adultas? A realidade... ... é que a doença caracterizada pelo desenvolvimento celular extremamente rápido é o câncer. ... é que células tronco adultas são especializadas e as embrionárias são não especializadas. ... é que freqüentemente as células tronco embrionárias transformam-se em tumores, muitas vezes malignos.

10 Você Sabia... ...que foi publicado uma notícia que um time coreano de pesquisas fez história usando células tronco embrionárias para curar mal de Parkinson em ratos? A realidade... ... é que quando foi usado tecido fetal anterior a seis semanas para tratar um paciente humano de mal de Parkinson o paciente morreu em conseqüência da formação de pedaços de osso, pele e cabelos no seu cérebro.

11 Você Sabia... ...que o maior argumento dos cientistas que querem estudar células tronco embrionárias é a curiosidade? A realidade... ... é que a curiosidade foi o que moveu cientistas nazistas a experimentos terríveis com seres humanos na segunda guerra mundial.

12

13 A curiosidade inicial move a ciência, mas se deve ter, especialmente nos casos que tratam com vidas humanas, um senso de responsabilidade muito bem formado.

14 Ter consciência dos problemas atuais é obrigação de todo cidadão

15 Influir nos destinos da sociedade é obrigação de todo cidadão

16 Não aceitar que nos falem de benefícios e nem sequer citem os riscos – que são enormes – é obrigação de todo cidadão

17 é minha obrigação de cidadão...
Defender a ciência para benefício do homem e não ao contrário: é minha obrigação de cidadão... ...e também a sua.

18 Diga não à cultura da morte. Afirme a cultura da vida. Seja consciente
Diga não à pesquisa com embriões humanos.

19 Não há restrições à cópia e à distribuição livre.
Esta apresentação foi criada para o cidadão brasileiro que deseja informar-se. Não há restrições à cópia e à distribuição livre. Envie por a todos quantos conheça. Divulgue esta mensagem. A vida vale a pena e devemos ter esperança, mas não vamos nos enganar com falsas promessas. APÓIEM a pesquisa com células tronco ADULTAS, que podem ser retiradas da medula ou de cordão umbilical. REJEITEM a pesquisa com células tronco EMBRIONÁRIAS. Mais um aviso: qualquer cidadão que possa vir a ser tratado com técnicas derivadas de células tronco não pagará sequer um tostão a ninguém. Será parte de protocolo de pesquisa gratuita. Este aviso tem procedência uma vez que já se identificou gente que foi enganada e pagou caro por uma injeção de células adultas comuns, com a promessa de cura de doença.

20 Colaboração e formatação: Antonio Carlos Laus
Baseado em entrevista da Profa. Dra. Lilian Piñero Eça, realizada em 06/mai/2005 no programa Tribuna Independente da Rede Vida de TV / ACeA.


Carregar ppt "A verdade sobre as células tronco embrionárias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google