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Método quantitativo vs. qualitativo nas Ciências Sociais

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Apresentação em tema: "Método quantitativo vs. qualitativo nas Ciências Sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Método quantitativo vs. qualitativo nas Ciências Sociais
Sérgio Praça pmcspraca.wordpress.com

2 (I) Tipos de métodos Quantitativo descritivo;
Quantitativo probabilístico/causal; Qualitativo descritivo; Qualitativo causal (condições necessárias e suficientes) - Quais métodos são mais persuasivos?

3 (I) Tipos de métodos Quantitativo Descritivo Quantitativo Causal
Qualitativo descritivo Qualitativo Causal Revoluções sociais Conceito (o que é revolução?) + Listar revoluções: coleta de dados + Variáveis que teoricamente causam revoluções + grande N de observações (Tilly etc.) Análise histórica: Hobsbawm, Schama Análise histórica + Condições Necessárias e Suficientes: Barrington Moore, Skocpol Relações Exec-Legisl no Brasil Figueiredo e Limongi 1995 Pereira, Raile e Power 2011 (probabilidade de receber cargos, verbas e votar a favor) Jornalismo; Lamounier nos anos 80 ?

4 (II) A diferença fundamental: tipos de relações causais
Barrington Moore Jr. (1966): “Sem burguesia não há democracia” * Um olhar qualitativo: X é condição necessária para Y; X é condição suficiente para Y; X é, com outras causas, suficiente para Y * Analistas qualitativas diriam: “Burguesia é condição necessária para democracia”

5 (II) A diferença fundamental: tipos de relações causais
Um olhar quantitativo: Partir de várias causas teoricamente plausíveis e explicar efeito “Crescimento da burguesia aumenta chances de democracia ocorrer” Ora, analistas qualitativos também pensam em várias causas, mas não as colocam em termos de probabilidade Ou seja: analistas qualitativos costumam partir do resultado (democracia) para então identificar suas causas necessárias e suficientes Analistas quantitativos partem das causas (burguesia, colonização etc etc) e verificam a importância estatística de cada uma delas na probabilidade de certo resultado ocorrer

6 (III) Outras diferenças importantes
Quantitativo Qualitativo Nível de mensuração Números Conceitos Número de observações empíricas sobre o que se quer explicar Muitas observações (ex, eleições) Pouquíssimas (ex, revoluções sociais) Análise estatística Fundamental para definir o relativo impacto de diferentes causas para que um efeito ocorra - Análise detalhada de casos específicos Geralmente impossibilitada pelo grande N de observações Fundamental para definir quais causas podem plausivelmente impactar um resultado

7 (IV) Qual método é melhor para meu objeto?
1) Há bons estudos descritivos sobre o tema? Sim: causas possíveis já estão bem definidas pela literatura (QUANT) Não: causas possíveis ainda precisam ser identificadas 2) Dados são numéricos ou conceituais? Numéricos: Muitas observações (QUANT) Conceituais: Poucas observações, necessidade de definir conceito de modo rigoroso 3) Quantidade de observações empíricas? Grande: possibilidade de análise estatística (QUANT) Baixa: descrição detalhada dos casos

8 (IV) Qual método é melhor para meu objeto?
O que causa corrupção política? Relações Exec-Legisl Emendas Constitucionais 1) Há bons estudos descritivos sobre o tema? Mecanismos causais estão bem definidos? Sim Sim, um pouco menos 2) Dados são numéricos ou conceituais? Conceituais Numéricos 3) N de observações empíricas? * Unidade de análise GOVERNO: muitas * Unidade de análise ESCÂNDALO: muitas * Unidade de análise GOVERNO: poucas * Unidade de análise PARTIDO: muitas * Unidade de análise EMENDA: muitas

9 Lembrando: 4 Condições para Causalidade
i) Correlação entre causa e efeito; ii) Ausência do efeito quando causa não está presente, considerando a situação mais semelhante possível àquela na qual a causa está presente (Teste contrafactual); iii) Efeito ocorre quando causa é alterada; Iv) Há mecanismos causais plausíveis (bons argumentos) que ligam causa e efeito.

10 (V) Críticas aos dois estilos
Ao método quantitativo: Mecanismos causais implausíveis ou pouco claros (Prefeitos 2012) Pouca ênfase a fatores temporais: é frequentemente difícil obter dados para longos períodos de tempo

11 (V) Críticas aos dois estilos
Ao método qualitativo: “Jornalismo”, mera descrição: Abrucio, Couto Difícil acumular conhecimento a partir do estudo de poucos casos (mas literatura sobre democratização desmente isso, em parte)


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