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UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel

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Apresentação em tema: "UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel"— Transcrição da apresentação:

1 UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel
Medição e Análise UFRPE – Modelos de Qualidade Teresa Maciel

2 Por que medir?

3 Por que medir? DECISÃO Produtos e Serviços Entender Controlar Prever
Avaliar DECISÃO

4 métrica Uma métrica é a medição de um atributo (propriedades ou características ) de uma determinada entidade (produto, processo ou recursos).

5 Métrica, medida, indicador
Uma métrica é a medição de um atributo (propriedades ou características ) de uma determinada entidade (produto, processo ou recursos).

6 Métrica, medida, indicador
Uma medida é a variável para a qual é atribuído um valor através da medição.

7 Métrica, medida, indicador
Uma informação relacionada a uma métricas ou uma combinação de métricas que auxilia a entender a entidade que está sento medida.

8 Propriedades desejáveis de uma métrica
Facilmente calculada, entendida e testada Passível de estudos estatísticos Expressa em alguma unidade Obtida o mais cedo possível no ciclo de vida do software Passível de automação Repetível e independente do observador Sugere uma estratégia de melhoria Métricas de Software

9 Uma métrica deve ser: Válida: quantifica o que queremos medir.
Confiável: produz os mesmos resultados dadas as mesmas condições. Prática: baixo custo, fácil de computar e fácil de interpretar. Métricas de Software

10 Impacto para os projetos
Definindo Métricas Utilidade Objetividade Viabilidade Esforço demandado Impacto para os projetos

11 Categorização de Métricas
Métricas diretas (fundamentais ou básicas) Medida realizada em termos de atributos observados (usualmente determinada pela contagem) Ex.: custo, esforço, no. linhas de código, capacidade de memória, no. páginas, no. diagramas, etc. Métricas indiretas (derivadas) Medidas obtidas a partir de outras métricas Ex.: complexidade, eficiência, confiabilidade, facilidade de manutenção Métricas de Software

12 Paradigma Goal-Question-Metrics (GQM)
Usado para definir métricas. Proposto por Basili and Rombach’s, Goal-Question-Metrics Paradigm, IEEE Transactions on Software Engineering, 1988. Baseia-se no fato de que deve existir uma necessidade clara associada a cada métrica. Métricas de Software

13 Gqm – passos básicos Identificar os objetivos de medição (Goals)
Determinar as questões que precisam ser respondidas para verificar se os objetivos foram atendidos (Questions) Seleionar a métrica que vai responder de forma objetiva cada questão levantada (Metrics)

14 Paradigma Goal/Question/Metric (gqm)
Inicia-se com a identificação dos interessados na medição, que estabelecem os principais objetivos da medição. (Ex: reduzir defeitos, aumentar produtividade, etc). Métricas de Software

15 Paradigma Goal/Question/Metric (gqm)
A partir dos objetivos, geram-se perguntas cujas respostas dirão se os objetivos foram ou não alcançados (ex: Qual a taxa de defeito atual??). Métricas de Software

16 Paradigma Goal/Question/Metric (gqm)
A partir das perguntas, definem-se métricas: que dados serão necessários? Quais os formatos? Como coletar (fórmula e processo)? Onde armazenar e como utilizar? Métricas de Software

17 Paradigma Goal/Question/Metric (gqm)
OBJETIVO 1 OBJETIVO 2 QUESTÃO 1 QUESTÃO 3 QUESTÃO 4 QUESTÃO 2 MÉTRICA 1 MÉTRICA 2 MÉTRICA 3 MÉTRICA 4 MÉTRICA 5

18 GQM – Objetivos de Medição
São os propósitos pelos quais as atividades de medição devem ser realizadas. Podem traduzem necessidades, problemas atuais, ou aspirações.

19 GQM – Objetivos de Medição
Devem estar associados a uma meta a ser alcançada em um período de tempo. Devem ser simples, pequenos e de curto prazo, a fim de facilitar que as pessoas visualizem o progresso e o caminho para o alcance do objetivo.

20 GQM – Objetivos de Medição
Fontes para identificação dos objetivos de medições Objetivos estratégicos. Problemas operacionais críticos. Metas de competitividade da organização. Benchmarking. ...

21 GQM – Objetivos de Medição
Objetivos de negócio mudam conforme mudanças de mercado, clientes, fatores externos e internos... Os objetivos de medições não são estáticos, precisam ser ajustados continuamente ao longo do tempo.

22 GQM – Objetivos de Medição
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS OBJETIVOS TÁTICOS OBJETIVOS OPERACIONAIS

23 GQM – Objetivos de Medição
Exemplos Nível estratégico Aumentar satisfação do cliente Aumentar a qualidade dos produtos e serviços fornecidos Nível Tático Reduzir o retrabalho ao longo do desenvolvimento Finalizar o projeto dentro do prazo estabelecido Nível operacional Realizar testes unitários em 50% dos métodos do sistema

24 Especificando Métricas
Qual o propósito (objetivo e questões) da métrica? Quem vai usar a métrica? Quais os dados que precisam ser coletados? Como e quando proceder para coletar e armazenar estes dados? Como calcular a métrica? Como e quando analisar a métrica?

25 Uma empresa X passa pelos seguintes problemas:
Prática Uma empresa X passa pelos seguintes problemas: Projetos entregues fora do prazo. Índice alto nas reclamações do cliente. Horas extras contínuas devido ao retrabalho. Utilizando o paradigm GQM, defina 3 métricas que podem ser úteis na solução destes problemas.

26 Coleta de Métricas Que dados precisam ser coletados?
Quando o dado deve ser coletado? Periodicamente ou por eventos? Quem é o responsável pela coleta? Como o dado deve ser coletado? A partir de que ferramentas e produtos de trabalho? Onde, como e em que periodicidade ele será armazenado?

27 cálculo Como os dados devem ser manipulados para resultarem na métrica. Qual a fórmula de cálculo da métrica. É métrica básica ou derivada?

28 Defina o procedimento de coleta para as métricas da prática anterior.

29 Processo básico de medição e análise
DEFINIR MÉTRICA Qual o nome? Como calcular? Quais os dados necessários? Como coletar dados? Como analisar? COLETAR DADOS AJUSTAR MÉTRICA Forma de análise Metas Necessidade Utilidade DEFINIR OBJETIVOS CALCULAR MÉTRICA DEFINIR QUESTÕES ANALISAR MÉTRICA

30 Processo básico de medição e análise
DEFINIR MÉTRICA Qual o nome? Como calcular? Quais os dados necessários? Como coletar dados? Como analisar? COLETAR DADOS AJUSTAR MÉTRICA Forma de análise Metas Necessidade Utilidade DEFINIR OBJETIVOS CALCULAR MÉTRICA DEFINIR QUESTÕES ANALISAR MÉTRICA

31 Nome, cálculo, dados, coleta, análise, armazenamento.
Prática Monte uma planilha de definição de métricas com as seguintes informações mínimas: Nome, cálculo, dados, coleta, análise, armazenamento.

32 Prática ii Considere o cenário de uma das empresas que vocês conheçam e definam: 3 objetivos de negócio. Perguntas a serem respondidas com foco nos objetivos. Métricas de monitoramento do objetivo. Monte uma planilha com a definição das métricas em termos de: Nome da métrica, como calcular, como coletar, como analisar, como armazenar.

33 Estabelecer um programa de medições é fácil, o difícil é manter!!
Principais Barreiras Falta de comprometimento da alta gerência. Medir custa. O benefício precisa compensar. Os maiores benefícios vêm a longo prazo. Má utilização das métricas. Grande mudança cultural necessária. Dificuldade de estabelecer medições apropriadas e úteis. Interpretações dos dados realizadas de forma incorreta. Obter o comprometimento de todos os envolvidos e impactados. Estabelecer um programa de medições é fácil, o difícil é manter!!

34 “Agregar valor”, ao invés de gerar apenas dados.
Boas práticas Foco desde os estágios iniciais da melhoria de processo. Medição faz parte do TODO. Começar Pequeno. Selecionar um conjunto coerente. É importante entender cada detalhe da métrica. Descartar o que não estiver sendo útil. “Agregar valor”, ao invés de gerar apenas dados. Métricas de Software


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