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CONGRESSOS ADMINISTRA – SÃO PAULO V CONSESAD - Bauru EU TIVE UM SONHO

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Apresentação em tema: "CONGRESSOS ADMINISTRA – SÃO PAULO V CONSESAD - Bauru EU TIVE UM SONHO"— Transcrição da apresentação:

1 CONGRESSOS ADMINISTRA – SÃO PAULO V CONSESAD - Bauru EU TIVE UM SONHO
CONGRESSOS ADMINISTRA – SÃO PAULO V CONSESAD - Bauru EU TIVE UM SONHO! Ozires Silva ÂNIMA Educação S. Paulo, SP 26 Agosto 2011

2 AEROCLUBE DE BAURU Um sonho em meados da Década dos Dois meninos BENEDICTO CESAR (ZICO) e OZIRES SILVA Em Bauru, não se conformavam! Todos aviões eram importados dos Estados Unidos!!! E perguntavam! Nada teria sido feito depois do extraordinário vôo de Santos Dumont, em Paris, no 23 Out 1906? Por que?

3 E... VINHA A DÚVIDA! ▪ No futuro, será que
algum dia o Brasil chegaria a fabricar aviões? ▪ As reuniões nos bancos da Avenida Rodrigues Alves

4 ENGENHARIA AERONÁUTICA
Um sonho distante!!! Nenhuma escola no Brasil oferecia cursos de Engenharia Aeronáutica E... Os meninos não sabiam que...

5 NASCIA UM GRANDE S0NH0! ▪ Coronel Casimiro Montenegro Filho
Também pensado em meados da Década dos 1940 ▪ Coronel Casimiro Montenegro Filho sonhou e lutou e, em 1950, conseguiu que a FAB criasse o ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, a primeira escola a formar Engenheiros Aeronáuticos no Brasil ▪ Montenegro insistia que o Brasil somente fabricaria aviões se antes produzisse Engenheiros e Técnicos

6 COMO CHEGAR LÁ? A sugestão do Sargento José Sobreira de Almeida,
Comandante do Tiro de Guerra 82, vendo os dois meninos conversando, perguntou: Por que não começam pela Força Aérea Brasileira?

7 1951 – Oficiais Aviadores e Pilotos Militares
O PRIMEIRO PASSO Concursos de Admissão à antiga Escola de Aeronáutica, do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro: 1948 – Cadetes do Ar 1951 – Oficiais Aviadores e Pilotos Militares

8 A MORTE DO ZICO ▪ Perdemos o Zico num acidente, na Base Aérea de Santa Cruz, RJ Em 18 de Março de 1955 ▪ Esfacelamento de sonhos ▪ Renascimento em 1958 ▪ Uma nova etapa!

9 O VÔO DO SONHO

10 INGRESSO NO ITA ▪ Concurso de Admissão em Junho de 1958 ▪ Graduação como Engenheiro Aeronáutico em 1962 ▪ Classificação no CTA – Centro Técnico Aeroespacial ▪ Começo do trabalho no Departamento de Aeronaves A sensação do momento certo, no lugar certo e a qualificação certa

11 Era necessário perseverar!
DESDE SANTOS DUMONT Inúmeros pioneiros notáveis tentaram lançar a criação e a produção de aviões nacionais Embora, alguns êxitos tenham sido coletados, as empresas não conseguiam sobreviver à insuficiência das vendas Era necessário perseverar!

12 A IDÉIA DAS LINHAS AÉREAS REGIONAIS
Começamos em 1964! Éramos um pequeno grupo de engenheiros Iteanos e procuramos partir para o projeto de um avião de transporte aéreo, com menor número de passageiros e capaz de operar em pistas não pavimentadas, mais compatíveis com o tráfego gerado em pequenas e médias cidades!

13 Transporte Aéreo Regional!
PROJETO IPD 6504 Depois de muitas tentativas conseguiu-se que o Ministro da Aeronáutica Marechal Eduardo Gomes aprovasse o Projeto IPD 6504. A aprovação ocorreu em 15 de Junho de 1965, autorizando a construção de um protótipo que demonstraria um conceito, o do Transporte Aéreo Regional!

14 COM ESFORÇOS Quase sem recursos, foi possível reunir uma pequena equipe, do ITA e de outros Departamentos do então CTA, aos quais se somou a ajuda do Parque de Aeronáutica de Lagoa Santa (MG), e outras unidades da FAB, que forneceram matérias primas, alguns equipamentos e especialistas em produção de peças e componentes

15 Protótipo que, aperfeiçoado, se tornou o
Primeiro vôo do Protótipo que, aperfeiçoado, se tornou o BANDEIRANTE Foto original de 22 Out 1968 15

16 A LUTA PARA A PRODUÇÃO Início de 1969 ▪ Transferência do nosso projeto para empresas nacionais existentes? ▪ Criação de uma nova empresa privada? ▪ Como levantar os capitais necessários? Não se cogitava de investimentos estrangeiros. Jamais aceitariam nosso projeto!

17 O Governo da época manifestou-se absolutamente contra!
ÚNICA SOLUÇÃO A partir de uma Lei, a da Reforma Administrativa em 1966, surgiu a idéia da criação de uma nova Sociedade de Economia Mista O Governo da época manifestou-se absolutamente contra! Ficamos sem saídas!!!

18 A ACEITAÇÃO DA IDÉIA E continuamos a lutar!!!
Mas, um gigante acreditou: Brigadeiro Paulo Victor da Silva Iteano de 1953 Diretor Geral do então CTA E continuamos a lutar!!!

19 UMA VISITA INESPERADA ▪ Presidente da República, Arthur da Costa e Silva, pousa no DCTA em São José dos Campos em 27 de Abril de 1969, às 07h30 de um Domingo. ▪ Sozinho visita nosso protótipo do IPD 6504, futuro BANDEIRANTE! Uma proposta fundamental: Convencê-lo a autorizar a criação de uma nova Empresa Estatal

20 Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A
SUCESSO 26 Junho 1969 Reunião Ministerial Surge o nome: EMBRAER Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A

21 O NASCIMENTO DA EMBRAER Criada em Agosto de 1969, tornou-se um exemplo do que pode acontecer, por difícil que seja, num começo! É possível a criação de algo novo e, quando menos se espera, surgem idéias e, subitamente, uma oportunidade que não pode ser perdida

22 ESTRATÉGIAS VENCEDORAS DA NOVA EMPRESA
● Criar produtos originais certificados internacionalmente ● Conceber, desenvolver e conseguir as tecnologias essenciais, de forma isolada ou em cooperação com fornecedores de componentes ou equipamentos ● Investimentos contínuos em educação e treinamento da força de trabalho ● Conquistar reputação mundial respondendo aos requisitos do Transporte Aéreo Regional

23 PASS0S INICIAIS • Aperfeiçoar o BANDEIRANTE, para responder aos requisitos da FAB e das empresas que estavam surgindo para explorar o novo segmento das ligações entre cidades periféricas • INOVAR vigorosamente para competir e vencer nos mercados nacional e exterior • Lançar sistemas de vendas, nacional e internacionais, de assistência técnica, treinamento e distribuição de peças de reposição essenciais para apoiar as operações mundiais

24 Primeiro avião de Transporte
EMB 110 BANDEIRANTE Primeiro avião de Transporte Aéreo Regional

25 Avião Agrícola encomendado pelo Ministério da Agricultura
EMB 202 IPANEMA Avião Agrícola encomendado pelo Ministério da Agricultura

26 EMB 326 XAVANTE Avião de Treinamento Militar produzido Sob Licença da AERMACCHI

27 A CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL E AS EXPORTAÇÕES
A primeira exportação ocorreu em 1975, para o Uruguai, seguida por outras, em 1976 e 1977, para o Chile Em 1977, com a certificação autorizada pela França e Inglaterra e em 1978, com a assinatura do Acordo Bilateral de Certificação com os Estados Unidos, vendas foram feitas para outros países, sobretudo do BANDEIRANTE

28 O MERCADO NORTE-AMERICANO
Com a rápida aceitação dos nossos aviões pelos maiores mercados do mundo, em particular dos Estados Unidos e, crescendo o valor da tese da Aviação Regional, decidimos criar nossa primeira empresa no exterior: EAC – EMBRAER AIRCRAFT CORPORATION Iniciando suas operações em 1979

29 EMB 121 XINGU Primeiro Avião Executivo Pressurizado nas cores da Força Aérea Francesa

30 EMB 120 BRASÍLIA Avião de Transporte Pressurizado para 30 passageiros

31 EMB 312 TUCANO Avião de Treinamento Militar turboélice

32 AMX – Caça de apoio ao solo produzido Em cooperação com a ALENIA da Itália

33 A CRISE DOS ANOS 1990 As crises econômicas do Brasil, no final dos anos 1980 e a queda da demanda por aviões de transporte no mercado internacional, levaram a EMBRAER à uma profunda crise. Embora as resistências, foi privatizada em 1994 com sucesso e vendida a grupos nacionais que nela investiram, chegando aos sucessos da atualidade

34 EMB 145 Primeiro jato de Transporte Aéreo Regional Para 50 pax

35 militares definidas pela
Super Tucano Criado para operações militares definidas pela FAB

36 Com acentuado Êxito na Atualidade
Nossos Aviões de hoje de 70 a 110 passageiros Com acentuado Êxito na Atualidade 36

37 Nova linha de Aviões Executivos

38 Projeto e Desenvolvimento de novo Cargueiro Militar
KC390

39 A INDÚSTRIA NACIONAL PRECISA E PODE PARTICIPAR DOS NOVOS
REQUISITOS DA FAB

40 Operação Global Uma Multinacional
Unidades no Brasil, EUA, Europa e Ásia França Le Bourget Villepinte EUA Nashville Fort Lauderdale Jacksonville CHINA Pequim Harbin Portugal Alverca Cingapura BRASIL Gavião Peixoto Botucatu São José dos Campos Eugênio de Melo ELEB

41 ASSIM, O BRASIL TEM RESPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO
E, elas passam por você e com IMAGINAÇÃO, CORAGEM PARA AVANÇAR, PAIXÃO POR EXECUTAR e por EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇAS!

42 O IMENSO PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO!!!
▪ Temos de criar grandes e competentes brasileiros ▪ Que compreendam a sociedade, identifique chances para crescer! ▪ Orientados para as inovações e desenvolvimento pessoal! ▪ Que ajam com coragem e gerem novas idéias, “construindo novos futuros”! ▪ Que trabalhem pelo vigor da cidadania contribuindo para criar horizontes de estímulos ao sucesso da sua organização e dos seus colegas!

43 ▪ Cabe a nós tornar o Brasil um país de empreendedores
FORMALISMO E MARCOS REGULATÓRIOS Precisam ser simplificados! ▪ Cabe a nós tornar o Brasil um país de empreendedores ▪ Capazes de superar limitações, exercendo seus direitos de cidadão e lutando para que as realizações possam chegar a grandes resultados com menores riscos e custos!

44 FALHAS NA CONFIANÇA E mais, temos de vencer nossa tradicional falta de confiança, quanto a capacidade dos brasileiros de criar, produzir serviços e produtos competitivos, de qualidade equivalente aos que o competitivo mundo exige e venha a exigir

45 O MUNDO MERGULHADO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Informações, transações comerciais e operações cruzando fronteiras e atingindo os países todos, mesmo os mais distantes. O NOSSO BRASIL E VOCÊ NÃO PODEM FICAR FORA DESTE CENÁRIO!!!

46 DO PONTO DE VISTA PESSOAL
▪ Aplauda os bem sucedidos, sonhe e lute para ser um deles! ▪ Faça amigos e seja amigo! ▪ Seja generoso e aplauda o sucesso dos outros, mas parcimonioso nas críticas ▪ Mantenha comportamentos éticos e construtivos ▪ Procure sempre estar de bem com a vida

47 DESAFIOS GOVERNAMENTAIS
▪ Assegurar Competitividade Sistêmica no país e no mercado internacional ▪ Colocar a Educação como uma real prioridade nacional ▪ Investir na Infra-Estrutura ▪ Vencer desafios da produção e distribuição de Energia ▪ Estimular as Ciências e Tecnologias ▪ Implantar as Reformas, sobretudo a simplificação da extensa legislação restritiva em vigor

48 DESAFIOS PARA AS EMPRESAS
▪ Vencer na Competição Global ▪ Avançar nas Inovações ▪ Investir em novas tecnologias e inovar sempre na linha de produtos ▪ Saltar para o mercado internacional ▪ Estimular sempre a educação e o treinamento continuados da sua força de trabalho

49 MAS OS ANALISTAS AFIRMAM QUE O MUNDO DO FUTURO SERÁ MAIS ASIÁTICO!!!
Vamos aceitar isso? Não! Não pode ser um vaticínio! Temos de reagir! Para tanto, temos de nos concentrar para produzir uma vontade da sociedade capaz de mudar o país e criar promissores horizontes de PROGRESSO E PROSPERIDADE 49

50 O MUNDO DE HOJE VIVE NUM PERÍODO DE OURO E DE AMPLAS OPORTUNIDADES
▪ Paradigmas são quebrados ▪ Novos empreendimentos surgem em todos os momentos ▪ Inovação se intensifica ▪ Avalanche de marcas produtos globais inovadores ▪ Vendas e distribuição mundiais O exemplo da EMBRAER e de outros mostram que é possível gerar sucessos, mesmo num país considerado difícil como o Brasil

51 A BUSCA DE AGREGAÇÃO DE VALOR
▪ Commodities - US¢ 35+ por Kg ▪Avião – US$ 1,000.00/Kg ▪ Eletrônicos – US$ 2,000.00/Kg ▪ Satélites – US$ 50,000.00/Kg ▪Produtos de novas tecnologias: US$ …milhões/Kg Países em prosperidade mostram crescentes valores de produção por unidade de massa de produto.

52 EMPREENDEDORES COMO GERADORES DE RIQUEZA
▪ Cada um deve procurar empreender ▪ Qualificando-se e sonhando com vontade ▪ Sendo determinado, crendo e lutando pelo êxito continuado ▪ Mantendo a coragem para inovar e prosperar Sociedade e Governo podem se juntar para reduzir os riscos que limitam a geração de riquezas

53 O ACELERADO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL
▪ Embora as crises, o Mundo está em paz ▪ O comércio exterior mundial bate recordes de crescimento ▪ Os esforços pela Educação são intensos nos novos vencedores no mercado moderno ▪ As empresas e organizações estão investindo para melhorar o nível educacional da sua força de trabalho.

54 O BRASIL TEM ESPERADO DEMAIS
EM FUTURO PRÓXIMO PODEMOS EMERGIR NO MUNDO COM PRODUTOS E SERVIÇOS DE SUCESSO SÃO OPORTUNIDADES E NÃO PODEMOS PERDÊ-LAS!!! EM RESUMO, Neste século, tudo será o resultado de Avançados e Vigorosos Processos Educacionais, Conhecimento e... TRABALHO MUITO DURO!!!

55 E FINALIZANDO

56 Presidente dos Estados Unidos 1901/1909
"É muito melhor arriscar, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os que não lutam nem sofrem, porque vivem na penumbra cinzenta entre os que não conhecem a vitória nem a derrota.“ Theodore Roosevelt Presidente dos Estados Unidos 1901/1909

57 Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Chico Xavier

58 UM VALIOSO PENSAMENTO DE EINSTEIN
A MENTE QUE SE ABRE PARA UMA NOVA IDÉIA JAMAIS VOLTA AO SEU TAMANHO ORIGINAL!

59 E, PENSAR QUE... AQUELES QUE NÃO PARARAM, AVANÇARAM TANTO QUE
JAMAIS PODERÃO SER ALCANÇADOS!!! Palavras estampadas na vitrine da Casa Lusitana em Bauru

60 ENTUSIASMO, PAIXÃO E ESFORÇOS SEMPRE ESSENCIAIS!!!
Lembrem-se que não conhecemos monumentos e homenagens prestadas a quem desistiu!!! Assim seja um VENCEDOR!!!

61 Embora as dificuldades...
MEUS CAROS BRASILEIROS E CONSTRUTORES DO GRANDE BRASIL DO AMANHÃ!!! ACREDITEM!!! CADA UM DE VOCÊS É MUITO MELHOR DO QUE PENSA, Embora as dificuldades...

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