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Gestão da Continuidade de Negócios e as

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Apresentação em tema: "Gestão da Continuidade de Negócios e as"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Continuidade de Negócios e as
Normas ABNT NBR 15999‐1:2007 e BS 25999‐2:2007 Março de 2010

2 Termo de Isenção de Responsabilidade
A TI Safe, seus colaboradores e executivos, não se responsabilizam pelo mal uso das informações aqui prestadas. Aproveite esta apresentação para ampliar seus conhecimentos em Segurança da Informação. Use com responsabilidade.

3 com TI Safe Segurança da Informação LTDA, 2007-2010
com TI Safe Segurança da Informação LTDA, Todos os direitos reservados. Sobre a TI Safe • Missão – Fornecer produtos e serviços de qualidade para a Segurança da Informação • Visão – Ser referência de excelência em serviços de Segurança da • Equipe técnica altamente qualificada • Apoio de grandes marcas do mercado

4 Agenda • Motivadores • Importância das Normas • ABNT NBR 15999‐1:2007 (BS 25999‐1:2006) – Gestão da Continuidade de Negócios – Código de Prática • BS 25999‐2:2007 – Gestão da Continuidade de Negócios ‐ Especificação

5 Motivadores 􀀹 Os motivadores de um Processo de GCN são, basicamente:
􀀹 Elementos de estratégia de negócio; 􀀹 Regulamentações que exijam Contingência 􀀹 Necessidade de sobreviver no mercado, mesmo em situação de crise

6 16/11/06 – Incêndio Sadia –Toledo-PR
26/06/06 Vazamento de Gás inflamável Marginal Pinheiros – São Paulo 24/05/06 – PCC e conseqüente caos no Trânsito de São Paulo 17/08/06 Caxias do Sul - Granizo 30/11/06 - Chuva provoca 22 pontos de alagamento na cidade de SP 09/01/07 - Incêndio Justiça Federal - Av. Paulista 16/11/06 – Incêndio Sadia –Toledo-PR São Paulo – 08/03/07 -Manifestações Av. Paulita – Visita Bush 07/01/07 – Desmoronamento causado pela chuva 12/01/07 – Acidente Metrô - SP

7 A mudança das Ameaças Historicamente: – Incêndios – Furacões – Tornados – Terremotos – Inundações – Apagões Hoje: – Cybercrime e Queda no Serviço – AtaquesTerroristas – Invasão por equipamentos Wireless – Conectidade de parceiros de Negócios – Preocupação com Infra‐estrutura pública (telecom, aeroportos, entre outros) – Proteção de Capital Humano (Epidemias) – Na Verdade: Qualquer coisa possível Características: Estatísticamente previsto, quantificável, assegurável e compreensível; Características: Intencional, difícil de quantificar, não há limite de fronteiras para sua origem, não há como dimensionar a confiabilidade;

8 Frameworks 􀀹 ISO 27001, ISO (Cap. 14) 􀀹 ITIL / ISO (6.3 Service continuity and availability management) 􀀹 Cobit (DS4) 􀀹 Coso (atendimento à regulamentações) 􀀹 ISO 15408 􀀹 Entre outros...

9 Regulamentações e Legislações
Segmento Financeiro 􀀹 Resoluções Banco Central (SPB, 3380, 2554, 2817,..) 􀀹Exemplo: 3380 – Risco Operacional Art. 3º ‐ A estrutura de gerenciamento do risco operacional deve prever: VI ‐ existência de plano de contingência contendo as estratégias a serem adotadas para assegurar condições de continuidade das atividades e para limitar graves perdas decorrentes de risco operacional; 􀀹 Basiléia II 􀀹 BM&F/PQO 􀀹 PCI/DSS 􀀹 BITS

10 Regulamentações e Legislações
􀀹Mercado de Capitais 􀀹CVM, SEX/SOx 􀀹Segmento Telecom 􀀹CONTRATO DAS TELECOM’S 􀀹Seguros e Previdência 􀀹SUSEP, SPC/CGPC 13 􀀹TCU ‐ Melhores Práticas em Segurança da Informação 􀀹Novo Código Civil

11 Importância das Normas
Por que um padrão? 􀀹 Um consenso pleno de todas as partes interessadas, de forma não imposta (inclui governos, empresas, comércio, ONG's e profissionais das áreas) ; 􀀹 Atualizado a um ciclo regular ; 􀀹 As melhores práticas não são uma prática generalizada, embora aspirem... 􀀹 Facilita processos de Auditoria e Certificação, caso necessários

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13 A NBR 15999 é uma norma, orientada ao negócio, que visa subsidiar a
implementação de um SGCN ‐ Sistema de Gerenciamento da Continuidade de Negócios. ABNT NBR 15999‐1:2007 – Código de Prática 􀀹 Deve ser integrado através de todas as funções do negócio; 􀀹 Não é mais vista como especialidade de TI. 􀀹 Uma aproximação da gerência de risco à continuidade do negócio; 􀀹 A continuidade do negócio é agora uma das discussões mais importantes do risco que concerne às organizações. Ter planos de continuidade do negócio significa não somente possuir cópias de segurança de sistemas de informação e equipamento da contingência ‐ é muito mais complexo: 􀀹 Não é mais um modismo, mas parte integrante da gestão dos negócios;

14 ABNT NBR 15999‐1:2007 – Código de Prática
Estabelece o processo, os princípios e a terminologia da Gestão da Continuidade de Negócios (GCN). 􀀹 Fornece uma base para entendimento, desenvolvimento e implementação da CN em uma organização. 􀀹 Permite uma avaliação da capacidade de GCN de maneira consistente e reconhecida.

15 O que é a GCN? Um processo da organização que estabelece uma estrutura estratégica e operacional adequada para: 􀀹 Melhorar proativamente a resiliência da organização contra possíveis interrupções. 􀀹 Prover uma prática para restabelecer a capacidade de fornecimento de produtos e serviços. 􀀹 Obter reconhecida capacidade de gerenciar uma interrupção no negócio, protegendo marca e reputação.

16 NBR – Ciclo de Vida • Gestão do Programa de GCN Atribuição de responsabilidades; 􀀹 Implementação da continuidade de negócios na organização; 􀀹 Gestão contínua da Continuidade de Negócios. Gestão do Programa de GCN A participação da alta direção é fundamental para garantir que o processo de GCN seja corretamente introduzido, suportado e estabelecido como parte da cultura da organização. Criação de uma Política de GCN. Define‐se o Escopo da GCN

17 NBR – Ciclo de Vida • Entendendo a Organização 􀀹Análise de Impacto no Negócio (BIA): 􀀹 atividades críticas 􀀹 impactos; 􀀹 tempo objetivado de recuperação; 􀀹 recursos necessários (pessoal, ambiente, tecnologia). 􀀹Avaliação de Riscos: 􀀹 ameaças; 􀀹 vulnerabilidades; 􀀹 riscos. Compreensão da organização por meio da identificação de seus produtos e serviços fundamentais e das atividades críticas e dos recursos que a suportam. Entendendo a Organização

18 NBR – Ciclo de Vida • Definindo a Estratégia de Continuidade de Negócios 􀀹Opções: 􀀹 período máximo de interrupção; 􀀹 custos de implementação da(s) estratégia(s); 􀀹 conseqüências de não se agir. 􀀹Recursos a considerar: 􀀹 pessoas; 􀀹 instalações; 􀀹 tecnologia; 􀀹 informação; 􀀹 suprimentos; 􀀹 partes interessadas. A organização estará numa posição apropriada para efetuar a escolha das estratégias de continuidade dos negócios apropriadas ao alcance de seus objetivos bem como a sua recuperação.

19 NBR – Ciclo de Vida • Desenvolvendo e Implementando uma resposta de GCN 􀀹Planos: 􀀹 Resposta a Incidentes; 􀀹 Gerenciamento de Incidentes; 􀀹 Continuidade de Negócios; 􀀹 Recuperação; 􀀹 Comunicação (mídia, partes interessadas). 􀀹Conteúdo: 􀀹 Papéis e responsabilidades; 􀀹 Ativação; 􀀹 Contatos (internos e externos); 􀀹 Procedimentos (atividades); 􀀹 Recursos. Desenvolvimento e implementação dos planos apropriados e dos preparativos realizados, de forma a garantir a continuidade das atividades críticas

20 NBR – Ciclo de Vida • Testando, mantendo e analisando criticamente os preparativos de GCN 􀀹Programa de testes; 􀀹Manutenção dos Preparativos: 􀀹 Novos produtos, serviços, atividades dependentes, pessoas. 􀀹Análise crítica da capacidade de GCN da organização: 􀀹 Política de GCN em conformidade com as leis, estratégias; 􀀹 Resultado de testes; 􀀹 Necessidades das partes interessadas. 􀀹 Auditoria (interna ou externa ou auto‐avaliações) Garante que os preparativos para a GCN da organização estejam validados por testes e análises críticas e que sejam mantidas atualizadas.

21 NBR – Ciclo de Vida • Incluindo a GCN na cultura da organização 􀀹Conscientização: 􀀹 informativos; 􀀹 publicação intranet; 􀀹 CDD; 􀀹 visitas a instalações alternativas; 􀀹Treinamento: 􀀹 execução de BIA; 􀀹 execução de AR; 􀀹 desenvolvimento de planos; O desenvolvimento, promoção e 􀀹 testes de planos. incorporação da cultura de GCN na organização garantem que a GCN se tornará parte dos valores básicos e da gestão da organização.

22 O GCN envolve toda a organização
• A Gestão de Continuidade de Negócio (GCN) permite uma compreensão mais clara de como a organização inteira trabalha podendo identificar oportunidades de melhoria. Usuários Pares Fornecedores Áreas de Negócios Administração Técnicos GCN - Gestão da Continuidade do Negócio Clientes Regulamentação

23 G C N O GCN envolve toda a organização
• A Gestão de Continuidade de Negócio (GCN) permite uma compreensão mais clara de como a organização inteira trabalha podendo identificar oportunidades de melhoria. Areas de Negocios Clientes Administração G C N Acionista Fornecedores |Técnicos Usuários Regulamentação

24 BS 25999‐2:2007 – Especificação Esta norma especifica os requisitos para estabelecer e gerenciar um SGCN eficaz definido por um programa de GCN. Isso reforça a importância de: 􀀹Entender as necessidades de continuidade de negócios e de estabelecimento de uma política e objetivos para a continuidade de negócios; 􀀹Implementar e operar os controles e medidas para gerenciar de forma abrangente os riscos da continuidade de negócios da organização; 􀀹Monitorar e analisar criticamente a performance e eficácia do SGCN; e 􀀹Melhoria contínua baseada na medida dos objetivos.

25 SGCN Um sistema de gerenciamento de continuidade de negócios, como qualquer outro sistema, tem os seguintes componentes chave: 􀀹 Uma política; 􀀹 Pessoas com responsabilidades definidas; 􀀹 Processos de gerenciamento relativos a: a. política; b. planejamento; c. implementação e operação; d. análise de performance; e. análise crítica do gerenciamento; f. melhorias; 􀀹 Conjunto de documentação fornecendo evidências auditáveis; e 􀀹 Processos de tópicos específicos relativos ao tema, no caso, continuidade de negócios, tais como Análise de Impacto nos Negócios (BIA) e desenvolvimento de plano de continuidade de negócios.

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27 Estabelecer (Plan) Estabelecendo e Gerenciando o SGCN Definir os limites de um SGCN e garantir que os objetivos estão claramente definidos, entendidos e comunicados, o comprometimento demonstrado da alta direção com a GCN, recursos são alocados e aqueles com responsabilidades com a GCN são competentes para executar seus papéis. 􀀹Escopo Geral 􀀹Política de GCN 􀀹Provisão de Recursos 􀀹Habilidades da equipe de GCN

28 Estabelecer (Plan) Incluindo a GCN na cultura da Organização Garantir que a organização implante a continuidade de negócios dentro de suas operações de rotina e gestão de processos, independente do seu tamanho ou setor dentro do qual ela atua. Documentação e Registros do SGCN Fornecer clara evidência da operação eficaz do SGCN e a implementação da GCN na organização. 􀀹Documentação do SGCN 􀀹Controle de Documentos 􀀹Procedimentos 􀀹Controle dos registros do SGCN 􀀹Controle dos documentos do SGCN

29 Implementação e Operação (Do)
Entendendo a Organização Permitir que a organização identifique as atividades críticas e recursos necessários para dar suporte aos principais produtos e serviços, entender suas ameaças e escolher o tratamento de risco adequado. 􀀹Análise de Impacto no Negócio (BIA) 􀀹Análise (avaliação) de Riscos 􀀹Determinando Opções Determinando a Estratégia de Continuidade de Negócios Identificar os acordos de GCN que permitirão a organização recuperar suas atividades críticas dentro de seus tempos objetivados de recuperação.

30 Implementação e Operação (Do)
Desenvolvendo e Implementando uma resposta de GCN Permitir que a organização desenvolva e implemente acordos e planos apropriados de GCN para gerenciar qualquer incidente e continuar suas atividades críticas. 􀀹Considerações Gerais 􀀹Estrutura de Resposta a Incidentes 􀀹Planos de Continuidade e Gerenciamento de Incidentes Testando, Mantendo e Analisando Criticamente os Preparativos de GCN Verificar a contínua eficácia das providências da GCN e dar maior garantia após um incidente de que as atividades críticas serão recuperadas como definido. 􀀹Testes (Exercícios) de GCN 􀀹Mantendo e Revisando os arranjos da GCN

31 Monitoramento e Revisão do SGCN (CHECK)
Monitoração e Análise Crítica do SGCN Garantir que a monitoração do gerenciamento, eficiência e eficácia da análise crítica do SGCN seja conveniente para: a política de continuidade de negócios; os objetivos e o escopo; e, para determinar ações de correção e melhoria. 􀀹Auditoria Interna 􀀹Revisão Gerencial (Análise Crítica): 􀀹Revisão de Entradas 􀀹Revisão de Saídas

32 Manutenção e Melhoria do SGCN (ACT)
Manter e melhorar a eficiência e eficácia do SGCN através de ações corretivas e preventivas, quando determinado pela análise crítica do gerenciamento. 􀀹Ações Preventivas e Corretivas

33 BS – Certificação 􀀹 BS 25999‐2: 2007 Gerenciamento da Continuidade de Negócios. Parte 2: Especificação; é a BS certificável. 􀀹 Estabelece o SGCN – Sistema de Gerenciamento da Continuidade de Negócios 􀀹 Modelo PDCA aplicado aos processos da GCN

34 Benefícios da Certificação na BS 25999
􀀹A certificação permite à companhia: 􀀹 atrair e assegurar clientes, protegendo e realçando sua reputação e marca 􀀹 demonstrar liderança do mercado; 􀀹 criar vantagem competitiva; 􀀹 desenvolver e manter as melhores práticas. 􀀹Abre novos mercados e ajuda a obter novos negócios; 􀀹Demonstra que as leis e regulamentos aplicáveis estão sendo observados; 􀀹Cria uma oportunidade para redução de encargos de auditorias internas e externas de GCN e pode reduzir prêmios de seguro sobre a interrupção do negócio

35 Conclusões 􀀹 É um processo robusto 􀀹 É praticado e testado 􀀹 Pode ser validado 􀀹 É a BS (NBR 15999)

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37 Os Fatos Depois de um grande incidente quantas organizações sem um plano: – Nunca reabrem? – Reabrem mas fecham em 18 meses? – Reabrem mas fecham em 5 anos? – Sobrevivem?

38 Os Fatos Depois de um grande incidente quantas organizações sem um plano: – Nunca reabrem? 40% – Reabrem mas fecham em 18 meses? 40% – Reabrem mas fecham em 5 anos? 12% – Sobrevivem? 8%

39 “As empresas mais bem sucedidas são aquelas que sempre possuem um plano B.” James Yorke, mathematician, on chaos theory in The New Scientist

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41 1 Melhorar seus produtos ou serviços
A aplicação de uma norma pode conduzir a uma melhora na qualidade de seus produtos ou serviços. Resultando, certamente no aumento das vendas. Alta qualidade é sempre uma poderosa proposta de venda. Consumidores são raramente tentados a comprar mercadorias de qualidade questionável. Além disso, agregar qualidade a seu produto ou serviço aumenta o nível de satisfação dos consumidores e é uma das melhores formas de mantê-los. 2 Atrair novos consumidores Gerar a correta percepção de seu negócio e seus produtos ou serviços é vital quando você quer atrair novos consumidores. As normas são um caminho efetivo para convencer potenciais consumidores de que você atende aos mais altos e amplamente respeitados níveis de qualidade, segurança e confiabilidade

42 3 Aumentar sua margem de competitividade
O atendimento às normas aumentará sua reputação de ter um negócio comprometido com a busca por excelência. Isto pode lhe dar uma importante vantagem sobre os seus concorrentes que não aplicam as normas – Auxiliando inclusive no ganho de concorrências. Além do que, muitos consumidores em certos setores só comprarão de fornecedores que podem demonstrar conformidade com determinadas normas. 4 Agregar confiança ao seu negócio Acreditar na qualidade de seus produtos ou serviços é provavelmente uma das razões chave da existência de consumidores para esses produtos ou serviços. Quando o consumidor descobre que você utiliza normas há o aumento da confiança em seus produtos ou serviços. Além do que, a utilização de certas normas (por exemplo, ABNT NBR ISO 14001) pode ser muito bom para sua imagem.

43 5 Diminuir a possibilidade de erros
Seguir uma norma técnica implica em atender a especificações que foram analisadas e ensaiadas por especialistas. Isso significa que você terá, provavelmente, menos gasto de tempo e dinheiro com produtos que não tenham a qualidade e desempenho desejáveis. 6 Reduzir seus custos de negócio A utilização de uma norma pode reduzir suas despesas em pesquisas e em desenvolvimento, bem como reduzir a necessidade de desenvolver peças ou ferramentas já disponíveis. Além disto, a utilização de uma norma de sistema de gestão pode permitir a dinamização de suas operações, tornando seu negócio muito mais eficiente e rentável.

44 7 Tornar seus produtos compatíveis
Aplicando as normas pertinentes, pode-se assegurar que seus produtos ou serviços são compatíveis com aqueles fabricados ou fornecidos por outros. Essa é uma das mais efetivas formas de ampliar o seu mercado, em particular o de exportação. 8 Atender a regulamentos técnicos Diferentemente dos regulamentos técnicos, as normas são voluntárias. Não há obrigatoriedade em adotá-las. Entretanto, o atendimento a estas pode auxiliá-lo no cumprimento das suas obrigações legais relativas a determinados assuntos como segurança do produto e proteção ambiental. Haverá impossibilidade de vender seus produtos em alguns mercados a menos que estes atendam certos critérios de qualidade e segurança. Estar em conformidade com normas pode poupar tempo, esforço e despesas, lhe dando a tranqüilidade de estar de acordo com suas responsabilidades legais.

45 9 Facilitar a exportação de seus produtos
A garantia de que seus produtos atendem a normas, facilita a sua entrada no mercado externo, devido á confiança gerada pela utilização de normas. 10 Aumentar suas chances de sucesso Incluir normas como parte de sua estratégia de marketing, pode conferir a seu produto uma enorme chance de sucesso. Isto porque – através de sua natureza colaborativa - a normalização pode auxiliar na construção do conhecimento das necessidades de mercado e dos consumidores. Iniciativas de negócios em mercados que utilizam normas reconhecidas possuem maiores chances de sucesso.


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