A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS"— Transcrição da apresentação:

1 MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
PLANO DIRETOR DOS PERÍMETROS IRRIGADOS DE BEBEDOURO, SENADOR NILO COELHO E MARIA TEREZA MUNICÍPIO DE PETROLINA – PE MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS Janeiro 2013

2 Diretrizes: são normas de orientação;
CONCEITOS O que são? Diretrizes: são normas de orientação; Proposta de ação: são intervenções consideradas apropriadas e imediatas; Programa: é um conjunto de projetos. Projetos: São propostas de ações que possuem começo, meio e fim, definidos e conhecidos.

3 OBJETIVOS Objetivo: Conhecer e debater as propostas de diretrizes setoriais, as propostas de ações e os programas para os núcleos habitacionais. Produto esperado: Validar, aprovar as diretrizes, propostas de ações e programas para o futuro dos moradores dos núcleos.

4 Serão formados por três grupos:
COMO SERÁ O TRABALHO? Serão formados por três grupos: Infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico; Meio ambiente; Planejamento e Gestão.

5 Meio Ambiente: abarca propostas de cunho ambiental,
O QUE COMPREENDE CADA GRUPO? Infraestrutura e Desenvolvimento Socioeconômico: propostas voltadas para melhorias de mobilidade, transporte de cargas, comunicação, energia, saúde, educação, assistência social, segurança e economia. Meio Ambiente: abarca propostas de cunho ambiental, contemplando saneamento ambiental, gestão de resíduos sólidos, preservação da caatinga, risco de agrotóxicos, etc. Planejamento e Gestão: engloba questões referentes à regulamentação do uso e ocupação do solo, como zoneamento, além do controle urbano.

6 Infraestrutura e Desenvolvimento Socioeconômico
O QUE VAMOS ANALISAR NOS GRUPOS? Infraestrutura e Desenvolvimento Socioeconômico Que apoio terão as pessoas com necessidade especiais? Como será mantida a qualidade das calçadas? Como será a ocupação dos espaços vazios entre as escolas e as casas? Como fica a segurança das crianças com estas ocupações, nos seus deslocamentos para a escola? As áreas de lazer e seus usos. Qual a segurança nos deslocamentos noturnos dos que regressão das escolas de Petrolina?

7 Como e onde será a captação da água?
O QUE VAMOS ANALISAR NOS GRUPOS? Meio Ambiente Como e onde será a captação da água? Permanecerá o atual sistema para continuar a irrigação atrás das casas? Como será a instalação do esgotamento sanitário? Há compromisso com a educação ambiental relativa ao uso da água tratada, acomodação e tratamento final do lixo? Haverá capacitação e financiamento para a utilização correta do agrotóxico? Haverá divulgação e capacitação para tecnologias alternativas de irrigação, adubação e controle de pragas? Qual será o processo de valorização da Caatinga?

8 É uma ferramenta do Plano Diretor onde a cidade é dividida
OS CONCEITOS A SEREM TRABALHADOS NESTE GRUPO Planejamento e Gestão O QUE É ZONEAMENTO? É uma ferramenta do Plano Diretor onde a cidade é dividida em áreas sobre as quais incidem diretrizes próprias para uso e ocupação do solo e a forma de construir. QUAL É O OBJETIVO DO ZONEAMENTO? É definir como se quer utilizar cada uma das distintas áreas do território municipal, permitindo, restringindo ou proibindo o desenvolvimento de determinadas atividades, levando-se em consideração as limitações de cada área.

9 Com base nestes conceitos de Zoneamento, caberá observar
O QUE VAMOS ANALISAR NOS GRUPOS? Planejamento e Gestão Com base nestes conceitos de Zoneamento, caberá observar se as atividades propostas na Oficina anterior núcleo estão atendidas. Foram contempladas áreas para as atividades econômicas como: os espaços requeridos ou permitidos para instalação de pontos de carregamento de caminhões, instalação de parking Houser, etc. As áreas de uso público são de fácil acesso? (em especial os parques, áreas de diversão para as crianças, s escolas e os postos de saúde). Na expectativa de crescimento do núcleo estão previstas as futuras áreas de comercio e serviços? (em especial aquelas de uso mais frequente pelas famílias).

10 Área do lote (m²): área total do terreno loteado.
CONCEITOS DE PARÂMETROS URBANÍSTICOS Área do lote (m²): área total do terreno loteado. Testada (m): é a dimensão da frente do lote . Afastamentos (m): são as distâncias que separam uma construção dos limites do terreno (frontal, laterais e de fundo). Só é possível construir na área do terreno delimitada entre os afastamentos. Taxa de ocupação (%): percentual da área do terreno que pode ser ocupado pela construção. Taxa de solo natural (%): é o percentual mínimo da área do terreno a ser mantida nas suas condições naturais. Gabarito: número de pavimentos da edificação; Altura máxima (m): dimensão entre piso e o ponto mais alto da edificação.

11 Escola Estadual Antônio Nunes dos Santos, NS1 12:00 às 20:00
CRONOGRAMA DAS OFICINAS Perímetro Data Local Horário BEBEDOURO 01/02/2013 Escola Estadual Antônio Nunes dos Santos, NS1 12:00 às 20:00 SENADOR NILO COELHO 02/02/2013 Escola Estadual Edison Nolasco 08:00 às 16:30 MARIA TEREZA 03/02/2013 Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro

12 LEMBRETE VISITE NOSSO SITE


Carregar ppt "MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google