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Orientações sobre a Prova de Psicologia

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Apresentação em tema: "Orientações sobre a Prova de Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações sobre a Prova de Psicologia
Enade Orientações sobre a Prova de Psicologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria de Avaliação Institucional - SAI

2 Objetivos da Apresentação
Apresentar a conceitualização do Enade no âmbito do SINAES, as peças legislativas e o calendário de avaliação adotado regularmente pelo Inep/MEC. Divulgar informações sobre a realização da prova da área de Psicologia que participam do Enade 2012

3 ENADE – Lei do SINAES Legislação:
O ENADE está previsto na própria lei do SINAES (LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004) O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

4 O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) no que tange a Avaliação de Desempenhos dos Estudantes: O Enade é uma forma de avaliar o curso indiretamente pelo desempenho dos alunos na prova; Tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação e no Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia , suas habilidades e competências;

5 O que é o Enade? Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar de todo estudante a participação ou dispensa da prova (PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE DOU de 29/12/2011, Seção 1, pág. 23). Isso significa que o aluno que não estiver em situação regular em relação ao Enade não estará apto a receber seu diploma.

6 Qual a periodicidade da prova e das áreas avaliadas no Exame?
O ENADE será realizado todos os anos, normalmente no domingo do mês de novembro, aplicando-se trienalmente a cada curso. O calendário para as áreas observará as seguintes referências: Ano I (2004, 2007, 2010, 2013, etc)- saúde, ciências agrárias e áreas afins. Ex: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social (PORTARIA NORMATIVA Nº. 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010); b) Ano II (2005, 2008, 2011, 2014, etc)- ciências exatas, licenciaturas e áreas afins. Ex: - bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música (PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011) ;

7 Qual a periodicidade da prova e das áreas avaliadas no Exame?
c) Ano III (2006, 2007, 2009, 2012, 2015, etc)- ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins. Ex: bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia e Relações Internacionais ( PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012) . Ciclo de Avaliação das áreas de Ciências Sociais Aplicadas:

8 Ciclo Avaliativo do SINAES
O ciclo avaliativo compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento. Estas avaliações serão orientadas por indicadores de qualidade e gerarão conceitos de avaliação de instituições e cursos superiores, expedidos periodicamente pelo INEP, com base nos resultados do ENADE e demais insumos constantes das bases de dados do MEC: I - de cursos superiores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), II - de instituições de educação superior: o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), II - de desempenho de estudantes: o conceito obtido a partir dos resultados do ENADE.

9 ENADE – resultados O Enade provê os seguintes resultados:
Nota do estudante: é secreta e é fornecida apenas ao estudante, mediante senha, não sendo divulgada publicamente ou utilizada para qualquer finalidade Nota do curso, calculada de forma relativa (ao desempenho geral de todos os participantes da prova num determinado tipo de curso) Esta nota é transformada num conceito, numa escala de 1 a 5 (Conceito do Curso) Projeção esperada para a nota do curso, calculada através de um índice, o IDD Este IDD é transformado, também, num conceito, numa escala de 1 a 5 (Conceito-IDD) Avaliação do questionário sócio-econômico para o curso Avaliação do questionário preenchido pelo coordenador do curso

10 A inscrição dos estudantes habilitados a participar do ENADE
ingressantes – estudantes que tenham iniciado o curso a ser avaliado pelo Enade 2012 com matrícula inicial no ano letivo de 2012 em curso a ser avaliado pelo Enade; concluintes – estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade 2012 até julho de 2013, assim como aqueles que tenham completado mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária do curso até o período final de inscrição; irregulares junto ao Enade de anos anteriores – estudantes que estiveram obrigados ao Enade de anos anteriores e, por qualquer razão, não participaram da prova no ano de sua habilitação e nem tampouco foram beneficiados com dispensa pelo MEC.

11 Das responsabilidades e atribuições do estudante
Inscrição: A Portaria Normativa nº. 40/2007, em sua atual redação, imputa aos estudantes a responsabilidade pela verificação da própria inscrição, por meio de consulta pública a ser viabilizada pelo Inep durante o período de 21 a 31 de agosto de 2012 – página da Internet Cartão de Informação e Questionário do Estudante: O acesso ao local de prova e opção de impressão do Cartão de Informação do Estudante é atividade sequenciada ao preenchimento do Questionário do Estudante, exclusivamente por meio da página da Internet durante o período de 25 de outubro a 25 de novembro de O cartão conterá instruções para a correção de dados pessoais. a apresentação de respostas ao Questionário do Estudante é obrigatória aos estudantes habilitados e selecionados para participação no Enade 2012.

12 Das responsabilidades e atribuições do estudante
Das provas: Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, às 12h15min (horário oficial de Brasília) do dia 25 de novembro de 2012, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outras formalidades, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia). A prova terá início às 13 horas (horário oficial de Brasília) e não será permitida a entrada no local da prova após esse horário. A participação no Enade 2012 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

13 Das responsabilidades e atribuições do estudante
Acesso ao Boletim de Desempenho do Estudante: Será disponibilizado aos estudantes participantes do Enade 2012 por meio da página da Internet após a divulgação oficial dos resultados do Enade 2012, estimada para seis meses após a realização do Exame. O acesso ao resultado individual obtido no Enade 2012 é restrito ao estudante. As dificuldades de acesso devem ser informadas por meio do endereço eletrônico:

14 ENADE – Participantes na Prova
O INEP em 2012 seleciona os alunos concluintes de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições de inscrição adotadas pelo ENADE: estudantes do primeiro ano dos cursos (ingressantes): aqueles que tenham iniciado o curso com matrícula no ano de realização do ENADE esses estudantes estão dispensados da participação na prova deste ano. Portanto, a sua dispensa será exibida por meio da funcionalidade Estudantes não-selecionados, sendo inviabilizada a possibilidade de opção pessoal do estudante ingressante pela participação no Enade 2012.

15 ENADE - Participantes na Prova
O INEP em 2012 seleciona os alunos concluintes de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições de inscrição adotadas pelo ENADE: estudantes de último ano dos cursos (concluintes): aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2013, assim como os que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES. a avaliação do ganho (análise de mudança) advém do desempenho comparado entre o mesmo grupo de estudantes nas condições de ingressantes e de concluintes

16 ENADE – Participação na Prova
O INEP em 2012 seleciona os alunos concluintes de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições de inscrição adotadas pelo ENADE: Em resumo: Ingressantes são inscritos no exame, mas não comparecem, não fazem a prova. Dados dos ingressantes obtidos com o ENEM serão utilizados na avaliação do ENADE do curso. Concluintes são inscritos e estão obrigados a comparecer ao exame.

17 ENADE – A Prova São 40 questões, a resolver em 4h00min.
Exame aplicado apenas aos concluintes de cada curso São 40 questões, a resolver em 4h00min. Há uma parte da prova (primeiras 10 questões), comum a todos os estudantes que prestam o exame, independentemente do seu curso: avaliação de formação geral; esta parte da prova tem peso de 25% sobre a nota O restante da prova (30 questões) destina-se à avaliação dos conteúdos, habilidades e competências inerentes à área do curso; com peso de 75% sobre a nota Há tanto questões discursivas, quanto de múltipla escolha, podendo ambas serem de grau baixo, médio ou elevado de dificuldade. O peso relativo de cada tipo de questão na prova varia de acordo com a deliberação de cada comissão de assessoramento, não podendo, porém, ultrapassar os 5% por questão.

18 Processo de Aprendizado
ENADE – “Análise de Mudança” Ingressantes Matrícula em 2012 ENEM Concluintes 2012/2 e 2013/1 ENADE 2012 Desenvolvimento de Habilidades Processo de Aprendizado Aquisição de Competências Ação da IES ? Qual a efetiva influência da educação recebida pelo estudante no processo de aprendizado ?

19 ENADE – Comparecimento à Prova
O comparecimento do estudante concluinte selecionado é obrigatório para que a prova tenha validade estatística, já que a nota é relativa (e não, absoluta) Por isso, a lei obriga ao comparecimento (para estudantes concluintes selecionados)!

20 ENADE – Comparecimento à Prova
Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular de anos anteriores do Enade , inscritos no Enade 2012, nos termos da Portaria Normativa Nº 6/2012 e da Portaria Normativa Nº 40/2007 na sua atual redação, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2012 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo INEP. Assim, a lista de estudantes inscritos, gerada pelo sistema de inscrição do ENADE, constitui requisito suficiente para comprovar a regularidade dos estudantes em tela junto ao ENADE 2012. O relatório de regularidade junto ao ENADE, a ser emitido pelo Inep em dezembro, ratificará a dispensa já atribuída aos estudantes irregulares.

21 ENADE 2012: Cursos da UFRGS participantes
Administração Ciências Contábeis Ciências Econômicas Comunicação Social (somente as habilitações de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda); Design Direito Psicologia Relações Internacionais

22 Enade - A estrutura das diversas provas
Todas as provas, de todas as áreas, têm as mesmas 10 questões de Formação Geral (FG), com mesmo peso relativo sobre a nota final de estudantes e cursos de todas as áreas O componente específico (CE) compõe as últimas 30 questões da prova de cada área, e sua configuração é deliberada pela comissão de assessoramento de cada área, dentro de regras pré-estabelecidas pelo Inep Por exemplo, o número de questões discursivas ou o seu peso relativo sobre a nota do CE é pré-estabelecido pelo Inep

23 Enade - a estrutura das diversas provas
Itens que são definidos pela comissão de cada área: Grau de dificuldade de cada questão Conjunto de atitudes-habilidades-competências-conteúdos que serão examinados em cada questão da prova (restrito ao previsto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da área) Forma das questões que deverão ser elaboradas pela banca (ex.: escolha múltipla, asserção-razão, etc.) Distribuição de conteúdos a serem examinados por partes do CE (ex.: grupo de últimas 5 questões diferenciadas por subárea dentro da área)

24 Enade – A Prova de Psicologia
Tipo de questões respondidas pelos estudantes que realizarão as provas da Área de Psicologia e da Formação Geral do Enade: Formação Geral : comum aos cursos de todas as áreas 10 (dez) questões, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas, sendo 2 (duas) delas discursivas e as outras 8 (oito) de múltipla escolha. Componente Específico da área de Psicologia: 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

25 Enade – A Prova de Psicologia
Conteúdos comuns a todos os cursos participantes do ENADE 2012 (inclusive, cursos de Psicologia): 10 questões referentes à formação geral Conteúdos abordados: Arte e cultura, avanços tecnológicos, Ciência tecnologia e inovação, democracia, ética e cidadania, Ecologia/Biodiversidade, Globalização e Geopolítica, Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; Relações de trabalho; Responsabilidade social: setor público, privado, terceiro setor; Sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão/exclusão, relações de gênero; Tecnologias de Informação e Comunicação; Vida urbana e rural; Violência .

26 Enade – A Prova de Psicologia
Forma de abordagem: situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas Habilidades a serem examinadas: Reconhecer a diversidade de perspectivas na compreensão do ser humano e manter diálogo com áreas de interface do fenômeno psicológico; Avaliar, sistematizar e decidir as condutas profissionais mais adequadas, com base em evidências científicas; Analisar criticamente diferentes estratégias de pesquisa; conceber, conduzir e relatar investigações científicas de distintas naturezas; Identificar necessidades e potencialidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de desenvolvimento em contextos educativos nos diferentes espaços sociais; Realizar diagnóstico, planejamento e uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar os processos de gestão, em distintas organizações e instituições;

27 Enade – A Prova de Psicologia
Habilidades a serem examinadas: Atuar nos processos de prevenção e promoção da saúde, em nível individual e coletivo, voltados para capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades a protegerem e promoverem a saúde e qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas; Atuar nos processos de assistência e apoio psicossocial a grupos, segmentos e comunidades em situação de vulnerabilidade individual e social, avaliando e intervindo em contextos de redes de proteção; Atuar, de forma ética e coerente com os referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia ou outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica, apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos; Conduzir processos de avaliação diagnóstica incluindo o desenvolvimento de diferentes recursos, estratégias e instrumentos de bservação e avaliação úteis para a compreensão diagnóstica em diversos domínios e níveis de ação profissional;

28 Enade – A Prova de Psicologia
Habilidades a serem examinadas: Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar; Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara; Atuar em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades; Agir profissionalmente em conformidade com princípios éticos nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações na área da Psicologia; Aprimorar, continuamente, o seu processo de formação e capacitação para lidar com os desafios postos pela prática profissional e pelo contexto social.

29 Enade – A Prova de Psicologia
Capacidades a serem examinadas: Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, elaborar projetos,planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa; Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência; Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;

30 Enade – A Prova de Psicologia
Capacidades a serem examinadas: Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos, organizações e de comunidades; Coordenar e manejar processos grupais, em diferentes contextos, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; Planejar e conduzir intervenções em diferentes níveis de ação e em diferentes contextos, avaliando seus resultados e impactos; Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação; Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

31 Enade – A Prova de Psicologia
A prova do Enade 2012 tomará como referência o perfil do graduando em Psicologia como: Profissional com sólida formação básica, científica e tecnológica, com visão crítica, humanística e integrada do processo de desenvolvimento em base sustentável, espírito empreendedor, senso ético, responsabilidade social e ambiental e apto para: a) Compreender o contexto local e global de forma sistêmica e analisar criticamente o fenômeno organizacional em suas dimensões social, econômica, ambiental, política e cultural; b) Tomar decisões e solucionar problemas no âmbito de organizações públicas e privadas com base em conhecimento técnico científico; c) Atuar com proatividade, adaptabilidade e criatividade para empreender e gerenciar inovação social e tecnológica.

32 Enade – A Prova de Psicologia Habilidades & Competências
examinadas no contexto da área de Psicologia (cf. DCN’S de Design Resolução CNE nº 5/2011): a) Os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética; capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral; no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;

33 Enade – A Prova de Psicologia Habilidades & Competências
examinadas no contexto da área de Psicologia (cf. DCN’S de Design Resolução CNE nº 5/2011): b) Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais; identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar,elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;

34 Enade – A Prova de Psicologia Habilidades & Competências
examinadas no contexto da área de Psicologia (cf. DCN’S de Design Resolução CNE nº 5/2011): c) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência; avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações; coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros; atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;

35 Enade – A Prova de Psicologia Habilidades & Competências
examinadas no contexto da área de Psicologia (cf. DCN’S de Design Resolução CNE nº 5/2011): d) relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional; atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara; realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia; elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação; apresentar trabalhos e discutir ideias em público; saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

36 Enade – A Prova de Psicologia
Conforme Diretrizes Curriculares dos curso de Psicologia da Resolução CNE no- 5/2011, são considerados conteúdos curriculares básicos dos curso de Psicologia, a serem incluídos nos mesmos conforme as suas especificidades e perfil pretendido para o egresso: a) Formação Básica: Fundamentos epistemológicos e históricos que permitam ao formando o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia;

37 Enade – A Prova de Psicologia
Conforme Diretrizes Curriculares dos curso de Psicologia da Resolução CNE no- 5/2011, são considerados conteúdos curriculares básicos do curso de Psicologia a serem incluídos nos mesmos conforme as suas especificidades e perfil pretendido para o egresso: b) Formação Específica: Fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia;

38 Enade – A Prova de Psicologia
Conforme Diretrizes Curriculares dos curso de Psicologia da Resolução CNE no- 5/2011, são considerados conteúdos curriculares básicos do curso de Psicologia a serem incluídos nos mesmos conforme as suas especificidades e perfil pretendido para o egresso: c) Formação Teórico-Práticos: Práticas profissionais voltadas para assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.

39 Enade: informações gerais
Os estudantes habilitados que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o ENADE fora das hipóteses de dispensa referidas na Portaria Normativa nº 40/2007 estarão em situação irregular, não podendo receber o histórico escolar final. Após a realização do Enade, os estudantes habilitados para o Enade que não tenha participado da prova realizada no dia 25 de novembro de 2012 por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, terão que apresentar no sistema a justificativa de ausência no Enade 2012. O INEP analisará a justificativa e comunicará à instituição o deferimento ou indeferimento da dispensa. O estudante que permanecer em situação irregular deverá ser inscritos no ENADE no ano seguinte, nesta condição.

40 Conclusões Gerais O ENADE destina-se a verificar a qualidade dos cursos oferecidos pelas IES do Sistema Federal de Educação Superior. Em 2012, o ENADE será aplicado apenas aos estudantes concluintes dos cursos os quais são os únicos que deverão comparecer à prova no dia 25/11. O comparecimento é obrigatório e necessário para efeito de geração de nota relativa. Antes do exame, o estudante concluinte também deve responder ao Questionário do Estudante, via web, o qual também é parte integrante do exame e, consequentemente, traz implicações sobre a avaliação final do curso. Os estudantes ingressantes são inscritos apenas para efeito de utilização de seus dados no cômputo da avaliação do curso, mas não fazem a prova!! Os estudantes irregulares são inscritos apenas para efeito de regularizar a sua situação com o MEC, mas não fazem a prova!!

41 Conclusões Gerais A UFRGS informa a sua comunidade universitária sobre o ENADE através da página eletrônica da SAI: Eventualmente, algumas outras informações são repassadas através de chamadas especiais na página principal da Universidade ou via mensagens postadas no Portal do Aluno As COMGRADs poderão realizar encontros com os estudantes a respeito do exame e no sentido de motivá-los para participar da prova.

42 Enade 2012 – Orientações sobre a Prova de Psicologia
Equipe da SAI – Secretaria de Avaliação Institucional: Prof. Dr. Daltro José Nunes Secretário de Avaliação Institucional – UFRGS Profª Drª. Cláudia Medianeira Cruz Rodrigues Vice-Secretária de Avaliação Institucional – UFRGS TAE Débora Trindade De Angelis TAE Antônio Edmar Teixeira de Holanda TAE Fernanda Brasil Mendes TAE Flavia Renata Pinto Barbosa TAE Claudete Lampert Gruginskie Estatístico Gilberto Müller Beuren Bolsista Ana Danielle Santana Cavalheiro Bolsista Marcelo Paz Gonçalves Telefone:


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