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BEM-VINDO À DISCIPLINA

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Apresentação em tema: "BEM-VINDO À DISCIPLINA"— Transcrição da apresentação:

1 BEM-VINDO À DISCIPLINA
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Lana Rego

2 O ESTILO NA ESCRITA

3 “O que é o estilo na escrita?”
Questão básica: “O que é o estilo na escrita?”

4 “Todo e qualquer gênero textual possui estilo; em alguns deles, há condições mais favoráveis (gêneros literários), em outros, menos favoráveis (documentos oficiais, notas fiscais), para a manifestação do estilo individual.” (Koch & Elias, 2007: 113)

5 O ESTILO: é um processo de criação de sentido;
acrescenta ornamentos para melhor transmitir uma mensagem na elaboração; é um processo de criação de sentido; é a expressão individual nos mais diversos atos humanos.

6 O ESTILO caracteriza o modo de vestir de uma pessoa, a maneira de andar, a habilidade dos lances nas competições esportivas, etc. (Souza et al: 2005) Pode-se entender ESTILO como uma arte.

7 O ESTILO COMO A SOMA DE OPÇÕES INDIVIDUAIS
Para realizar a sua obra, o autor escolhe os seus elementos. O autor expressa o seu pensamento por meio da linguagem. O estilo transmite o conteúdo artístico do autor.

8 Texto I: trecho do discurso do Rui Barbosa
AULASenhores: Não quis Deus que os meus cinquenta anos de consagração ao direito viessem receber no templo do seu ensino em São Paulo o selo de uma grande bênção, associando-se hoje com a vossa admissão ao nosso sacerdócio, na solenidade imponente dos votos em que o ides esposar. Em verdade vos digo, jovens amigos meus, que o coincidir desta existência declinante com essas carreiras nascentes agora, o seu coincidir num ponto de interseção tão magnificamente celebrado, era mais do que eu merecia; e, negando-me a divina bondade um momento de tamanha ventura, não me negou senão o a que eu não devia ter tido a inconsciência de aspirar. Mas, recusando-me o privilégio de um dia tão grande, ainda me consentiu o encanto de vos falar, de conversar convosco, presente entre vós em espírito; o que é, também, estar presente em verdade. Assim que não me ides ouvir de longe, como a quem se sente arredado por centenas de quilômetros, mas ao pé, de em meio a vós, como a quem está debaixo do mesmo teto, e à beira do mesmo lar, em colóquio de irmãos, ou junto dos mesmos altares, sob os mesmos campanários, elevando ao Criador as mesmas orações, e professando o mesmo credo. (Oração aos moços / Rui Barbosa)

9 O texto é um trecho do famoso discurso de Rui Barbosa, intitulado Oração aos Moços, para os formandos de Direito em 1920, em São Paulo. Sua intenção é transmitir suas ideias, reflexões e conselhos àqueles que estavam iniciando a prática jurídica. Busca traçar uma intimidade a quem se dirige. Há um teor emotivo e expressivo. O autor faz questão de estar próximo dos jovens formandos por meio do seu discurso: “Em verdade vos digo, jovens amigos meus...”, sendo um exemplo claro do caráter individual do estilo.

10 Por que o título do texto é Oração aos moços?
Além de outras características, a presença de expressões como “Em verdade vos digo”, “Não quis Deus” indicam intertextualidade com textos de clamor religioso. A estrutura das frases, a ordem das palavras nas orações, bem como a seleção vocabular indicam o estilo único de Rui Barbosa, importante jurista brasileiro.

11 ESTILO X ERRO “O traço estilístico pode ser um desvio ocasional de norma gramatical vigente, mas se impõe pela sua intenção estético-expressiva. O erro gramatical é o desvio sem intenção estética.” Bechara (2001: 518)

12 EXEMPLO Se um autor escreve:
“A procissão saiu. Andaram por todas as ruas da cidade.” O verbo “andaram” não concorda com o termo “procissão”, mas sim com a ideia nele contida.

13 Texto II: fragmento do poema do Drummond
Ao Deus Kom Unik Assão Carlos Drummond de Andrade Eis-me prostado a vossos peses que sendo tantos todo plural é pouco. Deglutindo gratamente vossas fezes vai se tornando são quem era louco. Nem precisa cabeça pois a boca nasce diretamente do pescoço e em vosso esplendor de auriquilate faz sol o que era osso [...]

14 O título causa um estranhamento, “Ao Deus Kom Unik Assão”.
O poeta Drummond teria errado? Certamente, não. Mas, qual foi seu propósito? Chegamos ao traço estilístico, que é intencional e expressivo. Drummond propõe em seu poema uma crítica à sociedade de consumo, que age e pensa pelo poder econômico, que tem como influência os canais de comunicação. A expressão “Kom Unik Assão” refere-se aos canais de comunicação que, para o eu poético, promove a alienação e a falta de razão.

15 Destacam-se, no poema, outras expressões: “peses” de pés, e o neologismo auriquilate, que pode ter o sentido relacionado com ‘quilate’ (pureza do ouro), ou “que late”. Tais transgressões não se constituem “erros” gramaticais, mas desvios em relação à norma vigente, à norma padrão, com fins bastante específicos. No caso, fazer uma crítica contundente ao consumismo desenfreado, ao consumismo que cega e não deixa pensar.

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17 QUALIDADES DE ESTILO: CONCISÃO, CLAREZA, HARMONIA E ORIGINALIDADE

18 CONCISÃO Consiste em conseguir a maior eficiência na comunicação com o menor número possível de palavras. Problemas comuns: imprecisão nas ideias; uso de palavras desnecessárias, períodos muito longos, adjetivos em excesso; redundância das ideias.

19 CONCISÃO “Com a aparência cansada, Luísa deitou-se para dormir.”
"Com a aparência de alguém que trabalhou demais, em um quarto cuja cama estava velha e com lençóis gastos como um trapo, Luísa, com as pernas cansadas por ter ficado por horas servindo os clientes no bar de seu carrancudo pai, deitou-se para sonhar com seu príncipe e dormir o sono dos justos.”

20 CLAREZA Muito da clareza de linguagem diz respeito ao leitor a que se destina o texto. A clareza combina com o vocabulário adequado com boa estruturação das sentenças ( = emprego de sentenças mais ou menos curtas).

21 CLAREZA Trecho do nosso belo Hino Nacional: “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante” Por que o verbo está no plural, OUVIRAM?

22 HARMONIA Pontuação é importante. Deve-se ter cuidado com cacofonias.

23 HARMONIA A cacofonia e o casamento - Mulher, eu quero amá-la!
A mulher, sonolenta, respondeu ao marido sem abrir os olhos: - Está em cima do armário… Ele não desistiu. E sussurrou: - Mulher, hoje, vou amar-te. Aí a mulher acordou nervosa e gritou: - Vá para Marte, para Júpiter, Netuno, vá para qualquer lugar, mas me deixe dormir!

24 ORIGINALIDADE Consiste na criação de um estilo próprio e não na criação de algo inédito. Importância da organização das ideias. Produção de argumentos próprios.

25 ORIGINALIDADE “Originalidade não é nada senão uma imitação prudente.
Os mais originais escritores pegaram emprestado uns dos outros.” Voltaire (Disponível em

26 ORIGINALIDADE Monte Castelo
(Letra: Renato Russo - Adapt. "I Coríntios 13" e "Soneto 11" de Luís de Camões Música: Renato Russo) Ainda que eu falasse a língua do homens.  E falasse a língua do anjos, sem amor eu nada seria. É só o amor, é isso o amor.  Que conhece o que é verdade.  O amor é bom, não quer o mal.  Não sente inveja ou se envaidece. O amor é o fogo que arde sem se ver.  É ferida que dói e não se sente.  É um contentamento descontente.  É dor que desatina sem doer. Ainda que eu falasse a língua dos homens.  E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria. É um não querer mais que bem querer. É solitário andar por entre a gente.  É um não contentar-se de contente.  É cuidar que se ganha em se perder. (...)

27 ESTRUTURA DO PARÁGRAFO
Segundo Garcia (idem: 206), o parágrafo-padrão é composto por: a) Introdução ou tópico frasal. Um ou dois períodos curtos iniciais, em que se expressa de maneira sucinta a idéia-núcleo. b) Desenvolvimento. Explanação da ideia-núcleo. c) Conclusão. Mais rara, principalmente em parágrafos curtos.

28 INTRODUÇÃO + DESENVOLVIMENTO + CONCLUSÃO
Parágrafo-padrão INTRODUÇÃO + DESENVOLVIMENTO + CONCLUSÃO

29 Embora existam políticos competentes e honestos, preocupados com as legítimas causas populares, os jornais noticiam, todos os dias, os casos de corrupção comprovada. Já faz parte do nosso cotidiano ler e ouvir sobre casos de autoridades em instituições públicas envolvidas em subornos, desvios de verba, impunidades, irresponsabilidades, entre outros.  Entre todas, merece destaque o caso do Presidente da República, representante máximo da nação.  Mas, apesar de tudo, não devemos esmorecer. Por isso, o país pede, a nação exige:  em outubro, vote consciente, não deixe seu voto em branco, tampouco anule-o.  

30 CARACTERÍSTICAS PARA QUE UM PARÁGRAFO APRESENTE CLAREZA EM SUAS IDEIAS
Unidade: deve existir apenas uma ideia predominante por parágrafo; Coerência: deve existir uma relação intrínseca entre a ideia principal e as ideias secundárias de um parágrafo; Ênfase: a ideia principal do texto deve ser apresentada no início do parágrafo (tópico frasal).


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