A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A Bíblia existe para nos guiar durante o período de peregrinação nesta terra. Ela é o nosso mapa Ela é a nossa base Ela é a nossa coluna Através.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A Bíblia existe para nos guiar durante o período de peregrinação nesta terra. Ela é o nosso mapa Ela é a nossa base Ela é a nossa coluna Através."— Transcrição da apresentação:

1

2 INTRODUÇÃO A Bíblia existe para nos guiar durante o período de peregrinação nesta terra. Ela é o nosso mapa Ela é a nossa base Ela é a nossa coluna Através dela, conhecemos o lugar onde um dia iremos morar e somos preparados para podermos habitar no mesmo (Pv 4.18). Vejamos o que Paulo escreve em Cl 3.16.

3 A BÍBLIA TRABALHA NO CARÁTER DO HOMEM
A transformação operada pelo Espírito Santo através da Palavra é maravilhosa e esta, acontece no caráter do ser humano (2 Co 3.18). Deus deseja que nós sejamos semelhantes a Ele em caráter. (Gn 1.26). Selem = imagem moral. Demuth = comparação de duas coisas (semelhança). O caráter é aquilo que você mostra para Deus e a reputação é aquilo que os homens observam em você. O homem pode não ver, mas Deus enxerga todas as coisas. A Palavra de Deus consegue discernir tudo no homem (Hb 4.12,13).

4 E COM ISTO, OS RESULTADOS SÃO TERRÍVEIS E PERIGOSOS.
O CENÁRIO ATUAL Paulo diz que nos últimos dias viveríamos tempos difíceis e trabalhosos (2 Tm 3.1) e é exatamente isto que vivemos hoje. Estamos vivendo um tempo em que algumas cristãos estão dando maior valor ao que ouvem de qualquer pessoa (novelas, filmes, revistas) do que ao que a Bíblia ensina, e o pior é que existem muitos “pregadores” que utilizam a frase “A Bíblia diz” e em algumas vezes, a Bíblia não diz isto (Ez 13.3). E COM ISTO, OS RESULTADOS SÃO TERRÍVEIS E PERIGOSOS.

5 E O PRINCIPAL DELES É NÃO MORAR NO CÉU...

6 AINDA TEMOS A QUESTÃO DA HIPOCRISIA
A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.

7 OS PERIGOS DE NÃO SEGUIRMOS OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS
Quando não seguimos os princípios bíblicos, deixamos de refletir Cristo no meio em que vivemos, ou seja, deixamos de influenciar e somos influenciados (Mt ). Paulo escreve no texto base para este seminário: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fp 4.8).

8 QUANDO NÃO SEGUIMOS O QUE A BÍBLIA ENSINA, INCORREMOS EM VÁRIOS ERROS
1 – MENTIRA: A mentira, segundo o dicionário Priberan da Língua Portuguesa é: Ato de mentir; engano propositado, falsidade, ilusão e fantasia. Existem pessoas que por não terem sido “tratadas” mentem descaradamente e outros acreditam que uma mentirinha só não faz mal a ninguém, mas os resultados são terríveis.

9 O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A MENTIRA?
A Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira (Jo 8.44). O diabo trata da operação do engano. Ef 4.25; Ap 22.15 Pv 20.17 Pv 19.5

10 2 – DESONESTIDADE: Contrário de honestidade, falta de probidade, engano, mentira, corrupção, charlatanismo. A desonestidade pode ser observada em vários segmentos da sociedade, tais como: Economia (trapaças para gerar maior lucro – Pv 20.23), Nas Relações Humanas (corrupção – 2 Pe 2.12). Uma das maiores causas da desonestidade é a avareza. (QUERO TUDO PARA MIM). Um exemplo claro disto são os pregadores que mentem nos púlpitos para manipular as pessoas. Não podemos utilizar o sistema eclesiástico para promover os nossos próprios interesses (Escolha de pessoas para cargos na igreja).

11 3 – INJUSTIÇA: Ato oposto à justiça, ausência de justiça, inconformidade com o direito, iniquidade.
O Senhor abomina a injustiça, pois uma das suas atribuições é a justiça (Dt 25.16), por isto precisamos ser justos (Pv 24.28) A Bíblia nos diz que é melhor o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça (Pv 16.8). A justiça de Deus é perfeita e a dos homens (Is 64.6) Quando, na condição de líderes, tivermos que julgar alguma causa, precisamos agir com sabedoria e com justiça (Princípios de Equidade: Igualdade, Retidão na maneira de agir = IMPARCIALIDADE, Reconhecimento dos direitos de cada um, Justiça reta e natural, vender com equidade: contentar-se com um ganho razoável, sem se valer da necessidade que o comprador tem do género) (MT ).

12 4 – OBSCENIDADE: Esta palavra é traduzido como sendo o caráter do que é obsceno, palavra, ato, pensamento, gesto, imagem obscena, indecência, lascívia, sensualidade. Coprolalia – “copro” (fezes) e “lalia” (palavras): Refere-se ao ato de proferir palavrões (Pv 22.14). Coprografia – “copro” (fezes) e “grafia” (escrever ou desenhar): Refere-se à obsessão de escrever ou desenhar um papel, muros ou paredes, palavrões ou desenhos obscenos. Copropraxia – “copro” (fezes) e “praxia” (ação): Refere-se aos atos descontrolados de fazer gestos obscenos ou tidos socialmente como proibidos.

13 5 – A IMPUREZA: Esta palavra traduz aquele que está contaminado, impuro, impuro. No sentido bíblico, a impureza é vivenciada por aqueles que cometem pecados. Uma das áreas de maior problema na vida dos líderes cristãos é a área sexual e principalmente entre os jovens a internet é a causa da maioria dos problemas. Pv 5.3; No grego a palavra impureza é “akatharsia” e trata de pecados sexuais, vícios, maus pensamentos e desejos impuros (Gl ; Ef 5.5). Como líderes não podemos nos deixar levar pelas impurezas, precisamos ser exemplos em todas as coisas (Tt 2.7; 1 Tm 4.12). Por isto, Jesus nos disse para vigiar (Mt 26.41).

14 VOCÊ TEM SIDO ASSIM COM SEUS LIDERADOS???
6 – A FALTA DE AMOR: Este, de longe, é um dos maiores problemas relacionados aos líderes. O conceito bíblico de amor é: (1 Co ), então a falta de amor se traduz em: ausência de sofrimento, malignidade, inveja, leviandade, soberba, indecência, interesses próprios, irritabilidade, maldade, injustiça, mentira, incredulidade, impaciência. VOCÊ TEM SIDO ASSIM COM SEUS LIDERADOS??? As causas mais comuns da ausência de amor são: Multiplicação da Iniquidade (Mt 24.12); Falta de comunhão com Deus e consequentemente, falta do fruto do Espírito (Jo 5.42; Gl 5.22; 2 Pe 1.17; Jo 13.35) e falta de consideração ao próximo (Hb 10.24; Fp 2.3). Você não foi colocado nesta função somente para fazer festas, mas para cuidar das pessoas.

15 7 – O MAU TESTEMUNHO (A MÁ FAMA): A palavra testemunho é traduzida como: confirmação, afirmação, declaração falada ou escrita e neste caso estamos falando de comportamento. O Senhor nos tirou das trevas para a luz (Cl 1.13) e, sendo assim, precisamos andar na luz (1 Jo 1.7). O mau testemunho faz com que o evangelho seja envergonhado, pois os incrédulos observam o nosso comportamento (Mt 26.59) e a Bíblia nos diz para darmos bom testemunho (Cl 4.5; Ef 5.15; 1 Tm 5.10; 1 Pe 2.12; At 4.33; Tt 2.7). Os teus atos falam tão alto que eu não consigo ouvir as tuas palavras.

16 O QUE FAZER SE ESTOU COM PROBLEMAS NESTAS ÁREAS?
Pv 28.13 Reconheça o erro; Peça perdão; Abra-se para que a ação poderosa do Espírito Santo trabalhe em sua vida. Viva uma vida na plenitude de Deus e auxilie pessoas a chegar ao céu.

17 CONCLUSÃO Se o líder não seguir os princípios bíblicos, o seu comportamento não se diferenciará das pessoas do mundo, a sua influência cristã não será adequada e como líder espiritual ele terá fracassado (1 Tm 4.12)


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A Bíblia existe para nos guiar durante o período de peregrinação nesta terra. Ela é o nosso mapa Ela é a nossa base Ela é a nossa coluna Através."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google