A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em busca da santidade de vida...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em busca da santidade de vida..."— Transcrição da apresentação:

1 Em busca da santidade de vida...

2 Olá, a paz de Jesus...

3 Esta Apresentação de Slides tem como objetivo principal indicar o verdadeiro caminho da santidade de vida: para você, para mim e para todos nós...

4 Embora esteja de forma resumida, (precisamos nos aprofundar mais) já nos mostra os primeiros passos a serem dados ou o essencial...

5 Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...

6 Continua em silêncio profundo...

7 “Sede Santos como o vosso Pai do Céu é Santo” (Mt 5, 48)

8 Embora a caminhada seja árdua, é necessário sempre prosseguir ao longo da estrada...

9 Para ficar firme, sem esmorecer, é necessário ter uma ternura de mãe e uma invulnerabilidade de diamante!

10 CORAGEM...

11 Reflita pausadamente com os elementos seguintes, como se fossem quatro direções, as quais você se relaciona:

12 Deus Eu Próximo Mundo

13 COM DEUS SE COMUNICAMOS COMO FILHOS...
COM O PRÓXIMO SE COMUNICAMOS COMO IRMÃOS... COM A NATUREZA SE COMUNICAMOS COMO ADMINISTRADORES...

14 EM RITMO DE CONVERSÃO

15 16Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” Disse-lhe Jesus: 17“Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom: Só Deus é bom. Se querer entrar na vida, observa os mandamentos.” (Mt 19, 16-17)

16 Sendo os mandamentos a base de tudo, vamos refletir com os Slides seguintes...

17 OS DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS
Amar a Deus sobre todas as coisas; Não tomar seu santo nome em vão; Guardar domingos e festas de guarda; Honrar Pai e Mãe; Não matar; Não pecar contra a castidade; Não furtar; Não levantar falso testemunho; Não desejar a mulher do próximo; Não cobiçar as coisas alheias.

18 OS CINCO MANDAMENTOS DA IGREJA
Ouvir Missa inteira nos domingos e festas de guarda; Confessar-se ao menos uma vez cada ano; Comungar ao menos uma vez pela Páscoa da Ressurreição; Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Madre Igreja e fazer penitência em todas as sextas-feiras; Pagar dízimos segundo o costume.

19 SOBERBA AVAREZA LUXÚRIA IRA GULA INVEJA PREGUIÇA
SETE PECADOS CAPITAIS SOBERBA AVAREZA LUXÚRIA IRA GULA INVEJA PREGUIÇA

20 OS SETE PECADOS CAPITAIS E AS VIRTUDES OPOSTAS 1. Soberba. Humildade 2
OS SETE PECADOS CAPITAIS E AS VIRTUDES OPOSTAS 1. Soberba Humildade 2. Avareza Liberalidade 3. Luxúria Castidade 4. Ira Paciência 5. Gula Temperança 6. Inveja Caridade 7. Preguiça Diligência Diligência – prontidão, cuidado, zelo...

21 PECADOS CONTRA O ESPÍRITO SANTO
Desesperação da Salvação; Presunção de se salvar sem merecimentos; Negar a verdade conhecida como tal; Ter inveja das mercês que Deus faz a outrem; Obstinação no pecado; Impenitência final. Obstinação (firmeza). Impenitência (impenitente – que persiste).

22 PECADOS QUE BRADAM AO CÉU
Homicídio voluntário Pecado sensual contra a natureza - (sodomia ou lesbianismo) Oprimir os pobres, órfãos e viúvas Negar o salário aos que trabalham Esses são pecados contra a vida, e o céu é VIDA, por isso quem optar por situações de morte estará indo contra o céu. Sodomia: sexo anal. Lesbianismo: homossexualidade feminina.

23 AS CINCO OFENSAS DIRIGIDAS AO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA
As blasfêmias contra a Sua Imaculada Conceição; Contra a Sua Virgindade; Contra a Sua Maternidade Divina e a recusa de reconhecê-la como Mãe dos homens; A obra dos que, publicamente, infundem no coração dos pequenos a indiferença, o desprezo e até o ódio contra esta Mãe Imaculada; A obra dos que A ofendem diretamente nas Suas Imagens Sagradas.

24 APROFUNDANDO A NOSSA FÉ:

25 OS SETE SACRAMENTOS BATISMO CRISMA EUCARISTIA PENITÊNCIA OU CONFISSÃO
UNÇÃO DOS ENFERMOS ORDEM MATRIMÔNIO

26 OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO
SABEDORIA ENTENDIMENTO CONSELHO FORTALEZA CIÊNCIA PIEDADE TEMOR DE DEUS

27 AS SETE OBRAS DE MISERICÓRDIA ESPIRITUAIS
Dar bom conselho aos que pecam; Ensinar os ignorantes; Aconselhar os que duvidam; Consolar os tristes; Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; Perdoar as injúrias por amor de Deus; Rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos. injúria  (latim injuria, -ae, injustiça, prejuízo, dano, insulto)  s. f. 1. Acto ou expressão altamente ofensiva. = INSULTO 2. Violação do direito de outrem. 3. Estrago, detrimento.

28 AS SETE OBRAS DE MISERICÓRDIA CORPORAIS
Dar de comer a quem tem fome; Dar de beber a quem tem sede; Vestir os nus; Visitar e resgatar os cativos; Dar pousada aos peregrinos; Visitar os doentes; Enterrar os mortos.

29 VIRTUDES TEOLOGAIS FÉ ESPERANÇA CARIDADE

30 PRUDÊNCIA JUSTIÇA FORTALEZA TEMPERANÇA
VIRTUDES CARDEAIS PRUDÊNCIA JUSTIÇA FORTALEZA TEMPERANÇA

31 DOGMAS SOBRE DEUS A Existência de Deus
A Existência de Deus como Objeto de Fé A Unicidade de Deus Deus é Eterno Santíssima Trindade

32 DOGMAS SOBRE JESUS CRISTO
Jesus Cristo é verdadeiro Deus e filho de Deus por essência. Jesus possui duas naturezas que não se transformam nem se misturam. Cada uma das duas naturezas em Cristo possui uma própria vontade física e uma própria operação física. Jesus Cristo, ainda que homem, é filho natural de Deus. Cristo imolou-se a si mesmo na cruz como verdadeiro e próprio sacrifício. Cristo nos resgatou e reconciliou com Deus por meio do sacrifício de sua morte na cruz. Ao terceiro dia depois de sua morte, Cristo ressuscitou glorioso dentre os mortos. Cristo subiu em corpo e alma aos céus e está sentado à direita de Deus Pai.

33 DOGMAS SOBRE A CRIAÇÃO DO MUNDO
Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada. Caráter temporal do mundo. Conservação do mundo.

34 DOGMAS SOBRE O SER HUMANO
O homem é formado por corpo material e alma espiritual. O pecado de Adão se propaga a todos seus descendentes por geração, não por imitação. O homem caído não pode redimir-se a si próprio.

35 DOGMAS MARIANOS Virgindade Perpétua Maternidade Divina
Imaculada Conceição Assunção ao Céu com corpo e alma

36 DOGMAS SOBRE O PAPA E A IGREJA
A Igreja foi fundada pelo Deus e Homem, Jesus Cristo. Cristo constituiu o Apóstolo São Pedro como primeiro entre os Apóstolos e como cabeça visível de toda Igreja, conferindo-lhe imediata e pessoalmente o primado de jurisdição. O Papa possui o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda Igreja, não somente em coisas de fé e costumes, mas também na disciplina e governo da Igreja. O Papa é infalível sempre que se pronuncia ex catedra. A Igreja é infalível quando faz definição em matéria de fé e costumes.

37 DOGMAS SOBRE OS SACRAMENTOS
O Batismo é verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo. A Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento. A Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo. A Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação. A Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo. Cristo está presente no sacramento do altar pela Transubstanciação de toda a substância do pão em seu corpo e toda substância do vinho em seu sangue. A Unção dos enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo. A Ordem é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo. O matrimônio é verdadeiro e próprio Sacramento.

38 DOGMAS SOBRE AS ÚLTIMAS COISAS (Escatologia)
A Morte e sua origem O Céu (Paraíso) O Inferno O Purgatório O Fim do mundo e a Segunda Vinda de Cristo A Ressurreição dos Mortos no Último Dia O Juízo Universal

39 AS BEM-AVENTURANÇAS

40 Bem-aventurados os que tem um coração de pobre, porque deles é o Reino de Deus!

41 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!

42 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

43 Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados!

44 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!

45 Bem-aventurados os corações puros, porque verão a Deus!

46 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!

47 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus!

48 Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

49 FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO
CARIDADE ALEGRIA PAZ PACIÊNCIA LONGANIMIDADE BONDADE BENIGNIDADE MANSIDÃO FIDELIDADE MODÉSTIA CONTINÊNCIA CASTIDADE

50 NA VIDA PRÁTICA

51 Saber o que deve: crer, desejar, e saber.

52 CONHECER E VIVER A PALAVRA DE DEUS

53 ESTUDAR O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

54 SE APROFUNDAR TAMBÉM NOS DOGMAS DA NOSSA FÉ, CONFORME INDICADO ANTERIORMENTE...

55 Em tudo a Santíssima Trindade, o Espírito Santo, com Jesus, Maria e José, a Comunhão dos Santos, as Almas do Purgatório, São Miguel e os Santos Anjos...

56 Fazer tudo com Humildade...

57 Não fazer nada sem Deus.

58 Rezar por todas as pessoas que conhecemos, que colaboram com o nosso dia, também as virtuais, as de grande estima e as indesejáveis também...

59 Diante das preocupações da vida, seja familiar, profissional, econômica, com a saúde, CRER em Deus que é nosso Pai.

60 Fazer tudo com amor, como um dom da vida, um serviço, assim como o grão de trigo morre para produzir muitos frutos...

61 Diante das tentações, más inclinações, perigos em desviar do verdadeiro caminho, SEMPRE JESUS, MARIA E JOSÉ, não esquecendo também de SÃO MIGUEL, as ALMAS e a COMUNHÃO DOS SANTOS...

62 Por maior que seja o sofrimento da vida presente, não tem comparação com o sofrimento de Cristo (suplício) e muito menos com a glória futura! Daí, somente com esta certeza já basta para encontrar o sentido para continuar caminhando, sempre em comunidade...

63 Diante do sofrimento: 1 – Olhar para a cruz; 2 – Nossa Senhora; 3 – Jesus é a Luz no final do túnel, daí o sentido de viver.

64 Diante da perda de um ente querido, JESUS É O VERDADEIRO CONSOLO, porque como Ele Ressuscitou, todos nós que cremos e seguimos Seus passos, teremos uma vida eterna, todos juntos e ainda sabemos que continuamos unidos através da COMUNHÃO DOS SANTOS, intensamente todas as vezes que celebramos a Eucaristia.

65 Caminhando para o final

66 Antes de encerrar este trabalho, fica como sugestão fazer o seguinte: depois de refletir com este material proposto, acrescentando mais algumas mensagens que você poderá encontrar, somado com a experiência de vida e contando com a graça do Espírito Santo,

67 destacar os pontos mais frágeis, criando uma lista de alerta, juntamente com as providências a serem tomadas, sempre lembrando que estamos seguros com a Sagrada Família, São Miguel, as Almas e a Comunhão dos Santos...

68 Uma avaliação a nível familiar, profissional, comunitária e social, comparando com a visão de Deus, também irá somente nos fazer muito bem, principalmente se existir uma busca constante e diária para se ajustar conforme os ensinamentos (Palavra) do Senhor...

69 Tenha certeza que o Espírito Santo sempre irá nos iluminar, fortalecer, encorajar e defender diante das nossas fragilidades, não esquecendo da resposta de Jesus para vencer a tentação:

70 Mt 4,4 - Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3).

71 Sendo a Palavra de Deus a nossa fonte de vida, para encerrar com chave de ouro, observe profundamente mais um versículo indicado pelo próprio Jesus:

72 “Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.” (Mc 10, 21)

73 Algumas dicas: preocupação somente em ganhar dinheiro, busca da fama ou prestígio, querer ser o mais importante, confiar demasiadamente nas coisas materiais, na ciência e na tecnologia, se ocupar apenas com as atividades do dia-a-dia, se entreter com viagens de férias e festas com amigos de forma quase única na vida, crianças e jovens na televisão e video-games, (cenas de violência), jovens nas lanchonetes com noitadas e bebedeiras, ou coisas piores (vícios), famílias voltadas para filmes e novelas (rouba o tempo para dialogar), trabalhos aos Domingos, e assim por diante... Desta forma, mesmo que observe os mandamentos, a vida de oração, a missa, as boas obras, a comunidade vai ficando esquecida, e isso leva gradativamente a uma vida longe de Deus, se afastando Dele ou se esquecendo que existe uma eternidade que nos espera, daí a necessidade do desapego para passar por entre os bens do tempo, sem perder os da eternidade...

74 Tudo o que escraviza é pecado, por isso, para fazer uma avaliação correta, qualquer ação ou costume deve ser analisado o seu estágio de necessidade, se tanto faz fazer ou não, ou se tornou uma obrigação, se leva ao fechamento, não sai nem de casa por isso, se não fizer deixa louco (aí tem algum problema)! É para se pensar séria e corretamente em cada um dos elementos que estão em alerta...

75 Um grande abraço

76 Jesus e Maria te ama

77 Fique com Deus

78 Se gostou destas reflexões, procure divulgar para as pessoas amigas

79 OBRIGADO, SENHOR


Carregar ppt "Em busca da santidade de vida..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google