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Comunicações Administrativas

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Apresentação em tema: "Comunicações Administrativas"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicações Administrativas
Trabalho de Paulo Martins

2 Comunicações administrativas
Uma empresa não mantém apenas comunicações de carácter comercial, para-comercial socioprofissional. Seja qual for o sector da sua actividade, dirige e recebe correspondência. Essas comunicações, que têm como característica comum a redacção formal de acordo com regulamentos, normas ou legislação, têm o nome genérico de administrativas.

3 Principais comunicações de Carácter administrativo
Pedidos de informação, Ofícios e Circulares Avisos e Notificações Requerimentos, Petições e Memoriais Reclamações e Contestações Declarações e Certidões Procurações e Protocolos Anúncios e Editais Concursos, Admissões, Adjudicações e Arrematações Constituição de Sociedades e Estatutos Leilões e Hastas Públicas

4 Ofícios e Circulares São comunicações oficiais de carácter administrativo e têm habitualmente a estrutura da carta comercial — pedido de informações e envio de elementos informativos, ou então das circulares — alterações ou modificações, iniciativas ocasionais, etc.

5 Avisos e Notificações De carácter oficial e muitas vezes compulsório, estas comunicações são actos processuais com que se dá conhecimento público de um facto (aviso nos jornais), ou se chama alguém a comparecer num organismo público (directamente ou pelo correio — aviso-postal, carta registada, etc.).

6 REQUERIMENTOS, PETIÇÕES E MEMORIAIS
O requerimento, a petição, o memorial ou a exposição são basicamente solicitações dirigidas a uma entidade ou organismo oficial e formuladas por escrito de acordo com as normas ou as disposições legais. No requerimento, o pretendente expõe uma pretensão a um direito que lhe assiste, na petição, formula um pedido, argumentando e indicando os fundamentos com que o faz, no memorial, refere um pedido já feito, enumerando ordenadamente as comunicações havidas ou as diligências feitas sobre o assunto.

7 como estruturar Cabeçalho: destinatário/entidade/organismo/local.
Identificação: firmas, indivíduos. Suplementos de identificação. Assunto: o que se quer, justificação, comprovantes.

8 RECLAMAÇÕES E CONTESTAÇÕES
Como o próprio nome indica, as reclamações e contestações são recursos interpostos a decisões ou despachos oficiais dás Finanças, dos Tribunais, etc. … Estrutura básica: Identificação Objecto da reclamação Fundamentação Apelação Data e assinatura

9 DECLARAÇÕES, CERTIDÕES, CERTIFICADOS E ATESTADOS
Ocorre com frequência dentro ou fora da empresa, a necessidade de comprovar uma situação, um estado, um facto ou uma qualidade, bem como fazer transcrever, reproduzir ou certificar o conteúdo de um original arquivado numa repartição pública. Essa necessidade dá origem à emissão de documentos com força probatória, a que se dá o nome de declarações, certidões, certificados ou atestados, efeitos vários:

10 ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS
EFEITOS FISCAIS CONTAGEM DE ANOS DE SERVIÇO FINS MILITARES JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS HABILITAÇÃO A HERANÇAS ELEMENTOS DA ESTRUTURA: • TÍTULO • IDENTIFICAÇÃO DADOS Datas • DATA, ASSINATURA • CHANCELA (CARIMBO, SELO BRANCO, ..,)

11 PROCURAÇÕES E PROTOCOLOS
É um documento pelo qual alguém atribui a outrem poderes para o representar. Reveste-se de formas diferentes, conforme o acto ou negocio que se pretende que o procurador realize É constituída por duas partes: Identificação do representado e do representante Objecto e âmbito da procuração

12 A palavra tem várias definições
A de conjunto de normas de cerimonial e cortesia. A de livro onde os escrivães de um juízo fazem a anotação de uma audiência, ou onde uma empresa regista entregas de correspondência; A de acta relativa a um acordo, congresso ou conferência internacional. Mas é a terceira a que mais nos interessa. A sua redacção é feita nos moldes das actas e dos contratos.

13 ANÚNCIOS E EDITAIS O anúncio é uma informação ou um aviso com que se participa, faz saber ou dá conhecimento de algo ao público. Quando esse anúncio representa uma ordem oficial ou judicial, toma o nome, respectivamente, de edital ou de édito.

14 CONCURSOS, ADMISSÕES E ADJUDICAÇÕES
Quando um organismo público pretende fazer uma aquisição (ou uma venda), admitir pessoal, entregar um serviço ou estabelecer um contrato, abre normalmente concurso e regulamenta as condições ao seu acesso. Findo o prazo estabelecido, faz a selecção das candidaturas e comunica oficialmente a admissão (de pessoas) ou a adjudicação (entrega de empreitadas, de fornecimentos, etc.). ELEMENTOS DO ANUNCIO: ENTIDADE FINALIDADES E OBJECTO DO CONCURSO CONDIÇÕES DO MESMO OU LOCAL ONDE PODERÃO SER OBTIDAS DATA LIMITE DA PROPOSTA OU DA CANDIDATURA

15 LEILÕES E HASTAS PÚBLICAS
Um leilão é uma venda pública em que os objectos são entregues a quem fizer a oferta mais elevada. Quando o leilão decorre por efeito de mandado judicial pode também tomar o nome de hasta pública. ELEMENTOS: DATA, HORA E LOCAL. OBJECTO DO LEILÃO DESCRIÇÃO DOS ARTIGOS A LEILOAR RESPONSÁVEL PELO LEILÃO

16 Importância da utilização de impressos e minutas
Como consequência directa da necessidade de normalizar, rendibilizar e dinamizar os serviços, qualquer organismo ou empresa se serve cada vez mais de impressos e minutas, esquematizados e formatados de acordo com normas internacionais ou com as necessidades pontuais de informação. Alguns tipos: Comunicações internas Certificados Cartas-tipo Requisições Formulários e minutas Boletins

17 ABREVIATURAS, SIGLAS E CÓDIGOS
Numa época apressada como a nossa, a abreviação da escrita de palavras surge com frequência na linguagem comercial, é portanto conveniente conhecer as mais frequentes, embora o seu uso deva ser cuidadoso, porque torna muitas vezes a frase pouco clara, ambígua e até incompreensível. A abreviação toma três formas: a de abreviatura, de sigla e de acrónimo.

18 TRABALHO Como se entra no mercado de trabalho?
Normalmente através de um anúncio, quer colocado pela empresa ou organismo (Precisa-se/Admissão de.../Concurso/...), quer pelo candidato a emprego (Oferece-se) Formas de entrar: Anúncio Oferta Referências Entrevista Contrato individual de trabalho demissão

19 Curriculum Vitae Apresentação resumida e esquematizada da identificação e do percurso pessoal e profissional do candidato a um lugar. Deve considerar, em princípio, quatro aspectos: • ELEMENTOS BIOGRÁFICOS • HABILITAÇÕES • EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL • REFERÊNCIAS

20 Como se redige a carta que acompanha o C.V.?
INICIO Em resposta ao anúncio n.° ..., inserido em ... no Jornal ..., venho apresentar a minha candidatura, para o que junto C. V. detalhado. FINAL Mantenho-me à disposição para prestar quaisquer outras informações (ou provas) consideradas convenientes, e com os melhores cumprimentos me subscrevo...


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