A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vegetarianos Líderes Religiosos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vegetarianos Líderes Religiosos"— Transcrição da apresentação:

1 Vegetarianos Líderes Religiosos
“As pessoas não se tornam vegetarianas porque o decidiram sê-la. Há algo de mais íntimo que lhes toca a consciência e antecede a esse gesto.” Rildo Silveira Música: My Sweet Lord Intérprete: George Harrison Fotos: Internet, Rildo Silveira Texto: Rildo Silveira Citações: Rildo Silveira Criado por

2 Shânkara (788 – 820 a.C.) Metafísico e monge errante indiano e o principal formulador doutrinal do Advaita Vedânta. É considerado o maior dos filósofos hindus e uma das almas mais elevadas que já encarnaram neste planeta. É relatado que no seu nascimento as feras hostis se apaziguaram, as plantas emanaram fragrâncias e cantos celestiais foram ouvidos, refletindo a alegria da natureza e dos deuses com o seu nascimento. Morreu aos 32 anos após suas peregrinações e apesar de sua curta vida, sua influência foi imensa sobre a Índia e o Hinduísmo. Shânkara denunciou o sistema de castas, o clericalismo e os rituais como tolices, e ensinou que a verdade deve ser atingida pela meditação sobre o amor divino. São-lhe atribuídas mais de 300 obras, sendo poucas confirmadas sua autoria.

3 Seus ensinamentos são 5 votos:
a.C., Mahavira foi o último dos 24 Tirthankaras do Jainismo, uma das religiões mais antigas da Índia. Pertencia à casta guerreira (kshatriya), vivia na luxúria e aos 30 anos, abandonou tudo entregando-se à práticas ascéticas, como o de praticar jejuns extremos durante 12 anos, na esperança de alcançar a iluminação. Rejeitou em particular, o sacrifício de animais e o sistema de castas, tendo falecido aos 72 anos. Mahavira Seus ensinamentos são 5 votos: Ahimsa: não fazer mal a nenhum ser Satya: evitar a mentira; Asteya: não se apropriar do que não lhe foi dado; Brahmacharya: não faltar à castidade; Aparigraha: não se apegar às coisas mundanas.

4 Mestre religioso e fundador do Budismo no século VI a.C.
Budha (563? - 483? a.C.) Mestre religioso e fundador do Budismo no século VI a.C. Ele seria, portanto, o último Buda de uma linhagem de antecessores cuja história perdeu-se no tempo. Dentre as religiões mundiais, a maioria das quais proclama a existência de um Deus criador, o Budismo é considerado incomum por ser uma religião não-teísta. Para o Buda, a chave para a libertação é a pureza mental e a compreensão correta, e por esse motivo ele rejeitou a noção de que se conquista a salvação implorando para um deus distante. Siddharta Gautama pregou que se viva procurando causar o mínimo sofrimento possível a todas as criaturas. Nos mosteiros a tradição budista é vegetariana, mas quando um monge é convidado a uma casa, diplomaticamente come o que lhe oferecem, inclusive carne. “Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo”.

5 Lao Tsé VII a.C. ou IV a.C. (?) Sua imagem mais conhecida o representa sobre um búfalo, o processo de domesticação deste animal é associado ao caminho da iluminação nas tradições zen budistas. A ele é atribuída a autoria de uma das obras fundamentais do Taoísmo: o Tao Te Ching. A influência deste livro é tão disseminada que tornou-se na atualidade um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. Alguns o consideram um personagem mítico, no limiar das lendas.

6 Sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios:
Confúcio (551 a.C a.C.) Confúcio Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. Sua escola foi sistematizada nos seguintes princípios: Ren - altruísmo; Li - cortesia ritual; Zhi - sabedoria moral; Xin - integridade; Zhing - fidelidade; Yi - justiça, honradez.

7

8 E por outro lado, há relatos de que consumia e distribuía peixes.
Jesus Os ensinamentos do Messias alicerçaram a religião cristã e outras espiritualistas, que buscam resgatar seus ensinamentos originais. Jesus seria o enviado de Deus para salvar a humanidade e sua influência foi maior que a de qualquer outra pessoa que já tenha existido. Existem controvérsias quanto ao fato de Jesus ter sido vegetariano, ou não. Se por um lado viveu entre os essênios, que eram vegetarianos, abolindo os sacrifícios e vendas de animais, pregou o amor e o respeito a tudo o que vive. E por outro lado, há relatos de que consumia e distribuía peixes. Existem muitos interesses e tendencionismos acerca do “Salvador”, ficando a cargo do coração e da consciência de cada um, viver e defender o Cristo como um ideal, - ou um negócio. “Então Jesus disse: “Segue teu caminho e não maltrate os animais, para que tu, por tua vez, encontre um dia a misericórdia”. autoria anônima

9 São Clemente de Alexandria
( ), escritor grego, teólogo e mitógrafo cristão, pesquisador das lendas menos compatíveis com os valores cristãos, defensor da rebelião contra a opressão, que levou ao conceito de guerra justa, considerado o fundador da escola de teologia de Alexandria. Combateu o racismo, que via como base moral da escravidão. Foi um dos mais inteligentes e ilustrados dos padres primitivos. Combateu os hereges gnósticos. Teve um papel importantíssimo na história da interpretação bíblica entre os judeus e os cristãos no período patrístico.

10 São Basílio ( ) Homem de grande piedade, escreveu trabalhos dogmáticos, ascéticos e litúrgicos. A ele se deve a fixação definitiva de uma das mais conhecidas liturgias orientais, que leva o seu nome. Contribuiu na tarefa de precisão conceptual dos termos com os quais a Igreja viria a expor o dogma trinitário, preparando, assim, o Primeiro Concílio de Constantinopla (381), que enunciou de forma definitiva a doutrina sobre a Santíssima Trindade. “Os vapores das comidas com carne obscurecem o espírito. Dificilmente pode-se ter virtude se se desfruta de comidas e festas em que haja carne. No paraíso terreno não havia vinho, nem sacrifício de animais e tampouco se comia carne”.

11 São Jerônimo Conhecido como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim e por isso, é considerado o padroeiro dos bibliotecários. A edição de São Jerônimo, a "Vulgata", é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja. Também chamado de Jerônimo de Strídon. A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do Cristianismo a religião oficial do Império Romano.

12 San Gregorio Nacianzeno
Teólogo, orador, poeta e escritor cristão. Padre da Igreja que, juntamente com Basílio Magno e Gregório de Nissa, faz parte dos denominados Padres Capadócios que reafirmaram no século IV, a ortodoxia cristã frente às manifestações hereges. Nasceu em 329 ou 330, perto de Nazianzo, na Capadócia, Ásia Menor, e faleceu em 390. Destacou-se especialmente pela defesa da doutrina da Santíssima Trindade, definida pelo Concílio de Nicéia (325). Dedicou seus últimos anos à meditação e à redação de seus escritos doutrinais. Seu dia é comemorado em dois de janeiro, mesmo dia de São Basílio.

13 Seu dia é 28 de agosto, o dia no qual ele supostamente morreu.
Santo Agostinho Bispo católico, teólogo, filósofo e grande orador, nasceu em 13 de Novembro de 354 em Tagaste (hoje Souk-Ahras, na Argélia); morreu em 28 de Agosto de 430, em Hipona (hoje Annaba, na Argélia). Tornou-se um pregador famoso (há mais de 350 sermões dele preservados). Seu dia é 28 de agosto, o dia no qual ele supostamente morreu. É o maior dos padres latinos, fundou a Ordem dos Agostinianos, santo e doutor da doutrina da Igreja católica. É o santo padroeiro dos cervejeiros, impressores, teólogos, e de um grande número de cidades e dioceses.

14

15 Fundou a Ordem dos Beneditinos, espalhada por todo o mundo.
São Benito de Nursia Também conhecido por São Bento Abade, nasceu na Itália em 480 e faleceu em 547. Fundou a Ordem dos Beneditinos, espalhada por todo o mundo. É o padroeiro da Europa. Escreveu “A Santa Regra” que foi a inspiração para os regulamentos de muitas outras comunidades religiosas e um ideal de vida coletiva, tomada como exemplo na organização das empresas. Aboliu a escravidão, ensinou a agricultura, edificou as letras e as artes. Também padroeiro dos agricultores, engenheiros, moribundos, arquitetos, estudantes, empregados e espeleólogos. Seu lema: "Ora e labuta", é representado emblemáticamente pelo arado e a cruz. Sua festa é celebrada em 11 de Julho.

16 São João Crisóstomo Antioquia 347? - 407 d.C.
Foi um teólogo e escritor cristão, Patriarca de Constantinopla no fim do século IV e início do V. Sua deposição em 404 produziu uma crise entre a Santa Sé e a Sé Patriarcal. Chamado de Crisóstomo, em grego “boca de ouro”, por sua grande eloquência. É considerado santo pelas Igrejas Ortodoxa e Romana. É um dos quatro grandes Padres da Igreja Oriental. Passou por torturas inomináveis, em consequência das quais morreu. É um dos Doutores da Igreja Católica.

17 “Tudo o que vive quer viver”!
São Francisco de Assis Nasceu em Assis, Itália, 1182. Fundou a Ordem dos Frades Menores, uma das maiores da Cristandade, cuja finalidade é pregar o Evangelho e anunciar Jesus Crucificado. O amor de Francisco tem um sentido profundamente universalista, falando da natureza e dos animais como seus irmãos. Foi irmão do sol, da água, das árvores, das estrelas, das aves e dos animais. O "Cântico ao Sol", em que proclama seu amor a tudo que existe, é uma das mais lindas páginas da poesia cristã. Sua festa é celebrada em 4 de outubro. O Santo Protetor dos Animais “Tudo o que vive quer viver”!

18 O Padre Vegetariano do Deserto
São João Clímaco O Padre Vegetariano do Deserto Escreveu “A Escada para o Paraíso” com seus 30 degraus, uma obra que influenciou a conduta de vários religiosos, tanto no Ocidente como no Oriente. Nesta obra ele explica que existem 30 degraus a serem galgados para que possamos atingir a perfeição moral. A importância desta obra literária para a época pode ser notada na utilização do símbolo escada na arte bizantina.

19 John Wesley (17/06/ /03/1791) O fundador do Metodismo nasceu na Inglaterra, arruinada religiosa, política e socialmente Inconformado, criou a Igreja Metodista nos EUA e depois na Inglaterra. Atualmente, conta no mundo com cerca de 75 milhões de seguidores sendo o maior grupo nos Estados Unidos: a Igreja Metodista Unida, que neste país é a segunda maior denominação protestante. A doutrina Wesleyana ensina que a conversão a Jesus é comprovada pela prática (testemunho), e não pelas emoções do momento. Wesley foi um grande defensor da justiça, da paz, da luta contra a pobreza e da ecologia.

20 Ellen G. White Califórnia - EUA 26/11/1827 - 16/07/1915
Fundadora e profetisa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, cuja doutrina prevê o Vegetarianismo. O Adventismo é um conjunto de crenças religiosas surgidas a partir do Movimento Millerita da década de 1840, no nordeste dos Estados Unidos. A ênfase da doutrina Adventista é o retorno de Jesus Cristo e a missão é a pregação dessa mensagem a todo o mundo. Hoje, presente em mais de 208 países, com mais de 16 milhões de membros.

21

22 Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada
( ) Fundador do movimento Hare Krishna e Food for Life – FFL. Nascido em Calcutá, foi grande estudioso, criou muitos templos na Índia e fundou diversas escolas da consciência de Krishna nos Estados Unidos, onde introduziu o sistema védico de ensino elementar e secundário no Ocidente. Fez pregações pelo mundo e publicou mais de 80 livros. Seus discípulos continuam levando adiante o movimento que ele iniciou e sua mensagem tem tocado muitos corações mundo afora. “Quando um ser humano tira desnecessariamente a vida de outra entidade viva, especialmente sob condições de grande dor e sofrimento, este ato de agressão declarada, produz uma severa reação kármica; e se ano após ano, milhões de animais são cruelmente abatidos em gigantescos matadouros, o acúmulo de karma negativo produzido nos seres vivos e no planeta por todos aqueles que participam matando, comprando, cozinhando ou ingerindo carne é quase inimaginável”.

23 John Todd Ferrier ( ) John foi um defensor do Vegetarianismo, da defesa dos mais fracos e da compaixão por todas as formas de vida. Ministro na igreja que revoltou-se com a atitude dos cristãos em relação aos animais. Fundou em 1904 a Ordem da Cruz, uma comunidade espiritual informal, cujos membros são todos pacifistas e vegetarianos. Afirmou que um cristão verdadeiro deve ser vegetariano. Não há biografia sua, ele não queria que ninguém focasse em sua vida, mas sim, na mensagem que ele trouxe. A Ordem da Cruz é um dos poucos grupos cristãos formados por vegetarianos – todos os membros devem ser vegetarianos, este é um requisito para se filiar à Ordem da Cruz. “A vida de cristão deve ser a vida de um amigo dos animais e não poderia ser de outra forma. O boi, o burro, a ovelha e a pomba em seus lares são criaturas em diferentes graus de desenvolvimento e estão relacionadas à vida por meio de laços indissolúveis”.

24

25 Paul McCartney pede que Dalai Lama pare de comer carne
Ex-Beatle fez o apelo em carta para o líder budista tibetano O cantor Paul McCartney fez uma carta para pedir que o líder tibetano Dalai Lama pare de comer carne. O ex-Beatle, que é defensor radical da dieta vegetariana, apelou para a religião para justificar sua atitude.  Segundo Paul, comer carne causa sofrimento para os seres vivos que têm sentimentos, o que contraria os preceitos do budismo.   "Soube que ele come carne. Então resolvi escrever para alertá-lo sobre o sofrimento que causa aos animais", contou Paul. "O Dalai Lama me respondeu que sua dieta inclui carnes por indicação médica. Respondi que a indicação só pode estar errada", concluiu o britânico.

26 Divulgue esta mensagem.
V I S I T E projetoplanteumarvore.blogspot.com Faça sua parte. Divulgue esta mensagem. Envie para seus amigos. A NATUREZA AGRADECE !!!

27

28


Carregar ppt "Vegetarianos Líderes Religiosos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google