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Conceitos Introdutórios

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Apresentação em tema: "Conceitos Introdutórios"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Introdutórios
Seis Sigma Conceitos Introdutórios

2 A Visão de Jack Welch Acho que o grande problema do 6Sigma é que muitas empresas ainda não o compreenderam bem e ainda não sabem como transmiti-lo a todo seu pessoal. Se examinarmos esse conceito, veremos que há dois tipos de 6-Sigma. Um é para os tecnólogos, ideal para projetar novos e sofisticados produtos. Trata-se do tipo estatístico, importantíssimo para promover inovações que dão certo já da primeira vez, sem erros. Mas em geral as pessoas ficam pasmas, com sono e mortalmente entediadas com as estatísticas desse 6-Sigma. É insuportável; é quase como ir ao dentista. Por outro lado, você pode explicar o 6-Sigma para 350 mil funcionários apenas como variação, pois, em sua forma mais simples, 6-Sigma significa: “Quero que tudo saia sempre do mesmo modo, sem variação; quero que o cliente receba o que desejar, como desejar e quando desejar”. Esse é o segundo tipo que interessa às empresas. HSM Management - novembro-dezembro 2003

3 Six Sigma! Foi durante um “Passeio pela Galeria”- na qual as equipes explicavam seu progresso a lideres da empresa – que o principal executivo da empresa começou a desafiar um dos lideres da equipe. “Se você pensa que este é o problema”, disse o executivo, “por que você não...?” e sugeriu uma solução. O líder da equipe tentou explicar que suas analise e dados eram preliminares e que mais trabalho seria necessário pra confirmar suas suspeitas. O executivo insistiu ao longo de mais vários minutos, entretanto, argumentando em favor da solução que propusera. Face ao interrogatório do “chefe do chefe do chefe do chefe”, o líder de equipe tornava-se cada vez mais embaraçado e inseguro quanto a como responder. Naquele momento, num ato de coragem corporativa, um dos “faixas-pretas” da empresa, um gerente de serviços financeiros que havíamos treinado como coach das equipes Seis Sigma, literalmente se interpôs entre o principal executivo e os gráficos da equipe. Declarou, em essência: “Nós não vamos simplesmente nos atirar em uma solução porque estamos utilizando o processo Seis Sigma!” O líder da empresa imediatamente reconheceu seu erro. Em vez de se zangar, riu e desculpou-se. Mais tarde, dirigindo-se a todo o grupo, ele contou a historia e elogiou o “faixa-preta” por ter defendido a Estratégia Seis Sigma. “Nós não estamos mais no modo ‘Just Do It’”, disse ele. “Dedicar tempo à compreensão de um problema e um processo antes de consertá-lo é melhor – mas vocês podem ter que nos lembrar de tempos em tempos até nos acostumarmos a este novo caminho.” (Pande, 2001, Prefácio XI)

4 Six Sigma! 6Sigma pode ser usado como:
Programa para Medição de Qualidade Processo para Melhoria Contínua Método para Condução de Projetos Facilitador para Mudança Cultural

5 Six Sigma! Medição de Qualidade 6 Sigma é um Programa de Qualidade
baseado em estatística É uma metodologia rigorosa para melhorar o controle de processo.

6 Perda de Produção Média = 100 m / rolo
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura Produção Lâmina de Aço Espessura é um CTQ (Parâmetro Crítico para Qualidade) Espessura Nominal = 1,00 mm Mínimo = 0,95 mm Máximo = 1,05 mm Problema ou caso de negócio Perda de Produção Média = 100 m / rolo

7 Mas permitem alguma variação dentro da Faixa de Especificação
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior Clientes esperam 1,00 mm Espessura Nominal 1,00mm Mas permitem alguma variação dentro da Faixa de Especificação Não Menor Que 0,95mm Não Maior Que 1,05mm

8 Medições Reais com Micrômetro
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior Espessura Medições Reais com Micrômetro 1,00mm Não Menor Que 0,95mm Não Maior Que 1,05mm

9 (como identificá-las no gráfico?)
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior Espessura Há grande Variação Gerando Perdas (como identificá-las no gráfico?) Perda Não Menor Que 0,95mm Não Maior Que 1,05mm

10 Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina
Limite Inferior Limite Superior Revendo uma Estatística Básica Desvio Padrão 0,025mm Espessura Média = 0,993 mm Desvio Padrão = 0,025 mm Média 0,993mm A média pode ser considerada boa? Por quê? E a variação? Na Média está OK – O Problema é a Variação

11 Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Quão Capaz é o Processo de Produzir dentro da Especificação ? Desvio Padrão 0,025mm Sigma = Faixa de Espec / 2* DP = 0,10 / 0,05 2 = Faixa de Especificação (limite superior – inferior) (1,05-0,95) 0,10 mm O que fazer para melhorar a capacidade do processo?

12 Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Faixa Esp 2s 0,10 mm Desvio 0,025 mm

13 Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Faixa Esp 3s 0,10 mm Desvio 0,017 mm

14 Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Faixa Esp 4s 0,10 mm Desvio 0,012 mm

15 Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Faixa Esp 5s 0,10 mm Desvio 0,010 mm

16 Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior Reduzir Variação é a Chave para melhorar a Capacidade do Processo Faixa Esp 6s 0,10 mm Desvio 0,008 mm A Perda de Produção está Significativamente Reduzida!

17 Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina
Limite Inferior Limite Superior A Perda de Produção está Significativamente Reduzida! Por quê? Se todas as medições estiverem dentro do limite inferior e superior a qualidade do processo pode ser considerada boa? Não seria melhor se estivessem o mais próximo possível da Espessura Nominal? Por quê? Sim, quanto mais próximo dela menor a chance de ocorrer desvios significativos que afetem a qualidade final do produto. O ideal é fugir da proximidade dos limites (qualquer variação no processo, por menor que seja, afeta o resultado.

18 Atender os requisitos do cliente é chave para manter o negócio
Medição de Qualidade Exemplo Comercial Prazo de entrega de produtos O Prazo é um CTQ (Parâmetro Crítico para Qualidade) Prazo Normal = 24 horas Mínimo = 16 horas Máximo = 28 horas Atender os requisitos do cliente é chave para manter o negócio

19 Medição de Qualidade Exemplo Comercial – Prazo de Entrega 16 horas
Limite Superior Inferior Não Menor Que 16 horas Não Maior Que 28 horas Clientes esperam receber produtos em 24 horas Tempo esperado 24 horas Mas permitem alguma variação

20 Medições Reais junto aos clientes
Medição de Qualidade Exemplo Comercial – Prazo de Entrega Limite Inferior Limite Superior Prazo de Entrega Medições Reais junto aos clientes Média: 23 horas Desvio Padrão: 4 horas 24 Não Menor Que 16 Não Maior Que 28

21 Medições Reais junto aos clientes
Medição de Qualidade Exemplo Comercial – Prazo de Entrega Limite Inferior Limite Superior Prazo de Entrega Medições Reais junto aos clientes Cliente Insatisfeito Média: 23 horas Desvio Padrão: 4 horas 24 Não Menor Que 16 Não Maior Que 28 4% Abaixo 11% Acima

22 Medição de Qualidade Exemplo Comercial – Prazo de Entrega
Limite Inferior Limite Superior A metodologia 6 Sigma ajuda a descobrir as causas da grande variação e eliminá-las 24 Não Menor Que 16 Não Maior Que 28 4% Abaixo 11% Acima

23 Medição de Qualidade Exemplo Comercial – Prazo de Entrega
Limite Inferior Limite Superior A metodologia Sigma é uma caixa de ferramentas que nos ajuda na busca da causa raiz dos problemas 24 Não Menor Que 16 Não Maior Que 28

24 O 6 Sigma é uma caixa de ferramentas...
Medição de Qualidade O 6 Sigma é uma caixa de ferramentas... 6 Sigma Pareto Mapas do Processo DOE FMEA Causa e Efeito CEP QFD O importante é saber qual usar na hora certa

25 Faixa de Especificação = (limite superior – inferior)
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior 2s Faixa de Especificação = (limite superior – inferior) Faixa de Desvio Nível % Especif. Padrão Sigma Dentro Sigma = Faixa de Espec / 2* DP

26 3s Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina
Limite Inferior Limite Superior 3s Faixa de Desvio Nível % Especif. Padrão Sigma Dentro Sigma = Faixa de Espec / 2* DP

27 4s Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina
Limite Inferior Limite Superior 4s Faixa de Desvio Nível % Especif. Padrão Sigma Dentro Sigma = Faixa de Espec / 2* DP

28 5s Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina
Limite Inferior Limite Superior 5s Faixa de Desvio Nível % Especif. Padrão Sigma Dentro Sigma = Faixa de Espec / 2* DP

29 6s Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina
Limite Inferior Limite Superior 6s Faixa de Desvio Nível % Especif. Padrão Sigma Dentro Sigma = Faixa de Espec / 2* DP

30 Nível Sigma é uma Medição de Capacidade de Processo
Medição de Qualidade Exemplo de Manufatura - Espessura da Lâmina Limite Inferior Limite Superior 6s Nível Sigma é uma Medição de Capacidade de Processo Faixa de Desvio Nível % Especif. Padrão Sigma Dentro

31 Six Sigma! Processo Para Melhoria Contínua
6 Sigma dá uma abordagem baseada em processo para melhoria contínua. Pode ser usado em qualquer processo de negócios

32 Na Média o Processo é Ótimo - os problemas estão na Variação
Processo Para Melhoria Três Rotas para escolher : 1) Controle Melhorado D M A I C Definir Medir Analisar Melhorar Controlar Na Média o Processo é Ótimo - os problemas estão na Variação

33 D M A D V Processo Para Melhoria Três Rotas para escolher :
2) Reprojeto Definir Medir Analisar re-Projetar Verificar A Média precisa Melhorar – Problema Estrutural c/ Processo e/ou Projeto

34 Desenvolver Novo Processo - Criando Processo com Capacidade 6 Sigma
Processo Para Melhoria Três Rotas para escolher : D F S S 3) Novo Processo Design For Six Sigma Desenvolver Novo Processo - Criando Processo com Capacidade 6 Sigma

35 A Liderança do Negócio e 6 Sigma podem juntos transformar uma empresa
Six Sigma! Facilitador para Mudança Cultural Para ser bem sucedido, 6 Sigma requer uma mudança radical na forma que a organização trabalha. A Liderança do Negócio e 6 Sigma podem juntos transformar uma empresa

36 Six Sigma! As empresas estão constantemente em alerta para ganhar competitividade, utilizando ferramentas já consagradas como armas para vencer a concorrência. Apesar do enfoque em formas inovadoras de criar produtos e prestar serviços, uma constante permanece: as empresas que oferecem produtos e serviços de melhor qualidade sempre vencem a concorrência. O método Seis Sigma de melhoria é uma abordagem testada e aprovada em várias partes do mundo, e que tem sido eficaz em ajudar as empresas a dominarem sua concorrência (ECKES 2001, p.15). [...] é importante o reconhecimento da necessidade de gerenciar a mudança da cultura em decorrência do método Seis Sigma. A aplicação desse método envolve uma transformação cultural para lidar com fatos e dados. Para algumas empresas, essa transformação significará uma mudança radical em suas práticas de gestão. Por essa razão, espera-se que surjam resistências. (ECKES, 2001, p. 14)

37 Six Sigma! A empresa Novelis entende que mais que alavancar resultados financeiros, a principal função do programa Seis Sigma é criar uma cultura permanente de melhoria contínua em todos os níveis, sendo as bases o inconformismo com desperdícios e a crença que sempre podemos fazer melhor (SEIS SIGMA SUMMIT 2007). Em 2001, a ALL - América Latina Logística iniciou a implantação do Programa Seis Sigma na sua gestão, praticando o seu valor "metodologia e qualidade para melhorar sempre". Desde então, o programa passou por algumas mudanças estruturais visando à adequação de perfil e melhor aproveitamento. Apesar das mudanças, o programa se enraizou na companhia, passando a fazer parte da cultura da empresa o uso do Seis Sigma por nossos "faixa preta em solução de problemas." (SEIS SIGMA SUMMIT 2007).

38 Six Sigma! [...] para que a metodologia do Seis Sigma funcione, todos os níveis da empresa precisam estar ativamente envolvidos. A Gestão de Processo do Negócio é o veículo pelo qual o envolvimento das pessoas é iniciado e mantido. (ECKES, 2001, p.264). Uma das definições do Seis Sigma é técnica – mensuração do nível de satisfação dos clientes. Uma outra definição é cultural – conseguir que todas as pessoas na empresa desenvolvam e aperfeiçoem uma busca constante e contínua pela perfeição. (ECKES, 2001, p.52). [...] a mudança precisa ser iniciada no topo da organização. A mudança mais crucial em uma organização para implementar o Seis Sigma com sucesso é que a liderança gerencial - os CEOS e seu staff - esteja convencida e necessite que o Seis Sigma seja a solução para movimentar seus negócios (PEREZ, 1999, p. 211).

39 Six Sigma! [...] um padrão bastante comum entre as pessoas é que a maioria delas associa mudanças a perdas e quando isso acontece, fica claro por que existe resistência às mudanças. Existe até um componente biológico na resistência. O que o corpo faz quando recebe um transplante de coração? Mesmo que esse coração novo e saudável signifique a diferença entre a vida e a morte, o corpo tenta rejeitá-lo (ou seja, resistir a essa mudança), optando pela manutenção do coração velho e doente. Se a mudança está associada à perda, as pessoas só a aceitarão se duas coisas forem mostradas a elas: primeiro, que haja uma necessidade de mudança (senão a organização poderá morrer); segundo, que haja um ganho para o indivíduo afetado pela mudança. Em outras palavras, deve haver um OQEGCI (o que eu ganho com isso), para que o indivíduo resolva ser apoiador da mudança. (ECKES, 2001, p.198).

40 Facilitador de Mudança
Antes do 6 Sigma: Inspecionar o produto Tratar os sintomas percebidos como causas Iniciar ações para eliminar os sintomas Difícil de atingir melhoria sustentável a longo prazo Com 6 Sigma : Sustentável via Controle em processo - sem Inspeção Medir saída do processo & analisar dados Identificar as causas raízes (foco na causa e não no sintoma) Descobrir relações quantitativas entre a saída e as variáveis do processo (y = x1 + x ) Desenvolver & implementar plano de controle Abordagem Fundamentalmente Diferente

41 Inspeção de Produto Inspecionar o produto é seguro ?
Quais são os problemas e impactos causados pela inspeção ?

42 Facilitador de Mudança
Champions (Part-Time) Master Black Belts (MBB) Black Belts (BB) Green Belts (GB) Funções Seis Sigma

43 O Que é 6 Sigma É Atingir Resultados
Lucratividade Significativamente Maior Processos Mais Simples - Velocidade Foco Real no Que o Cliente Quer Maior Satisfação do Empregado

44 Six Sigma!!! PERGUNTAS:


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