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PublicouLara Cotta Alterado mais de 10 anos atrás
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Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação
Apresentação de disciplina: Comunicação Técnica e Científica Professor Leonel Morgado Nunes, R. R. Março/2011
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Questão da Pesquisa
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Por que usar Estudo de Caso?
método de pesquisa empírico considerado adequado para investigar fenómenos num dado contexto; fronteiras entre fenómeno e o contexto não são evidentes; estudos de caso exploratórios são usados para investigações iniciais de um fenómeno para derivar hipóteses e teorias, enquanto estudos de caso confirmatórios são usados para confirmar ou refutar hipóteses e testar teorias. EASTERBROOK, S. M., SINGER, J., STOREY, M, e DAMIAN, D. Selecting Empirical Methods for Software Engineering Research. In F. Shull and J. Singer (eds) "Guide to Advanced Empirical Software Engineering", Springer, 2007. WAINER, J.. Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa para a ciência da computação. In: Tomasz Kowaltowski; Karin Breitman. (Org.). Atualização em informática : Sociedade Brasiliera de Computação e Editora PUC rio, 2007, v., p YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi. 3.ed. ISBN: Porto Alegre: Bookman, 2005.
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Projeto Estudos de Caso Exploratório
Entrevista com especialista; Sessão de 1 hora; 15 Alunos de graduação; Dados a serem coletados: Registro das mensagens; questionário de avaliação; entrevistas-abertas; Captura de vídeo da sessão de entrevista. Diferentes fontes de dados são geralmente usadas em Estudos de Caso
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Estudos de Caso Exploratórios
Quais são os problemas que ocorrem ao usar bate-papo para realizar entrevistas? Terra Chat Bate-papo do Second Life
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Problemas Identificados
Pergunta-sem-resposta; Dificuldade para identificar o par resposta-pergunta; Sobrecarga de perguntas; Inversão de papéis; Falta de visibilidade da produção do turno.
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Pergunta-sem-resposta
“Como diminuir o número de perguntas que ficam sem respostas?” 36 perguntas 6 pergunta-sem-resposta (16%) 30 perguntas 6 pergunta-sem-resposta (20%)
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Hipótese “Se as mensagens com perguntas que ainda não foram respondidas forem destacadas e organizadas através de uma lista, então restarão menos pergunta-sem-resposta ao final de uma sessão de entrevista.”
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Estudo Piloto Identificar os problemas de funcionalidade, de usabilidade e bugs no sistema InterVIU. InterVIU
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Problemas Identificados
Bug: Falta de controle sobre as barras de rolagem; Usabilidade: Dificuldade de reconhecimento das áreas na interface; Usabilidade: Área de resposta sub-dimensionada; Usabilidade: Falta de visibilidade da Produção do Turno; Funcionalidade: Impossibilidade de complementar perguntas e respostas.
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Projeto Estudo de Caso Confirmatório
Entrevista com especialista; Sessão de 1 hora; 30 Alunos de graduação divididos em 2 grupos: 15 alunos usam a ferramenta InterVIU; 15 alunos usam o sistema “Entrevista” (InterVIU sem a área de perguntas). Dados a serem coletados: Registro das mensagens; questionário de avaliação; entrevistas-abertas ; Captura de vídeo da sessão de entrevista.
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Estudo de Caso Confirmatório
Confirmar ou refutar a hipótese e analisar a ocorrência de outros fenômenos na realização de entrevistas em sistemas computacionais. InterVIU “Entrevista”
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Pergunta-sem-resposta foi resolvido
“Diminuiu o número de pergunta-sem-resposta usando o InterVIU” 18 perguntas nenhuma pergunta-sem-resposta 25 perguntas 6 pergunta-sem-resposta (24%)
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Tem certeza que é Estudo de Caso?
Por que não é Experimentação? - nem todas as variáveis estão definidas e controladas; - algumas variáveis são apenas parcialmente controladas; - presença de dados e análises qualitativas. Por que não é Pesquisa-Ação (Investigação-Acção)? - o objectivo da pesquisa não é mudar um procedimento; - o pesquisador actuou como observador do grupo sem alto grau de envolvimento; - foi realizada uma investigação com o objectivo de dar um único passo para tentar resolver um único problema específico.
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Método Estudo de Caso para Pesquisa de Groupware na Educação
Apresentação de disciplina: Comunicação Técnica e Científica Professor Leonel Morgado Nunes, R. R. Março/2011
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