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Training in Requirements Engineering Game Katia Fabiola Cánepa Vega TREG.

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Apresentação em tema: "Training in Requirements Engineering Game Katia Fabiola Cánepa Vega TREG."— Transcrição da apresentação:

1 Training in Requirements Engineering Game Katia Fabiola Cánepa Vega TREG

2 Second Life

3 TREG Training in Requirements Engineering Game Objetivo: treinar usuários na técnica de Workshops de Engenharia de Requisitos usando simulações. Plataforma: Second Life. Público alvo: clientes, estudantes, usuários, desenvolvedores de software, etc.

4 Historia TREG Arnowitz, J., M. Arent and N. Berger, Effective Prototyping for Software Makers From Idea to Quick Wireframe From Quick Wireframe to Wireframe From Wireframe to Low-coded Prototype From Low-coded to High- coded Prototype From High-coded prototype to Product Version. Iteração 1 Iteração 2 Iteração 3 Iteração 4 Iteração 5

5 TREG Groupware | PUC-Rio | Desenvolvimento do TREG Processo de prototipação do livro Effective Prototyping for Software Makers. O projeto do TREG foi dividido em –Conteúdo educacional (Requirements by Collaboration) –Técnicas de implementaçao: Branching Stories: gênero de simulação em jogos. Cenários: especificação do sistema. Máquinas de estados: comportamento do sistema.

6 TREG Demo

7 TREG Groupware | PUC-Rio | Seguinte passo Testes de Usabilidade Objetivo: Avaliar a possibilidade de ter um jogo em SL para o treinamento Participantes: pessoas familiarizadas com projetos de desenvolvimento de software (desenvolvedores, gestores de projetos, analistas, estudantes). Fatores para avaliar: –Interface do jogo –Mecanismos –Gameplay Metodologia: a) Treinamento em SL (~30 mins) b)Observação (~30 mins) c) Questionários (~10 mins) d) Entrevista (~15 mins)

8 TREG Groupware | PUC-Rio | Discussões Finais TREG combina os ingredientes da técnica de workshops do livro de Gottesdiener: Requirements by Collaboration. Como elicitação de requisitos tem a colaboração como uma característica inerente, foi possível criar esse ambiente no Second Life. TREG foi desenvolvido no Second Life usando seus recursos de construção e codificação. Second Life facilita o processo de prototipação, mostrando o look and feel do jogo. Jogando TREG o jogador usa a estratégia de tentativa e erro.


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