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Metodologia Científica

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Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
Lia Hasenclever Professora Doutora do IE/UFRJ Seminário Nacional de Monografia 29 e 30 de outubro de 2007 Grupo Inovação - Instituto de Economia da UFRJ

2 Metodologia Científica
Programação 1 - O que é Ciência ? 2 - Uma estratégia de decisão e ação para a pesquisa 3 - Estrutura de Publicações Científicas: o Caso da Monografia 4 - Debates Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

3 O Senso Comum e a Ciência
O que é Ciência ? O Senso Comum e a Ciência Conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas resultam de uma maneira rigorosa de obtenção de dados por meio de observação e experimentação. A ciência é baseada em coisas concretas. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas são preteridas em favor da objetividade. A confiança no conhecimento científico decorre da sua possibilidade de prova objetiva. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

4 Empreendimento Humano?
O que é Ciência ? Respostas Possíveis Religião? Seria a ciência a religião dos tempos modernos? E os cientistas os seus infalíveis sacerdotes na revelação da Verdade? Empreendimento Humano? Ou ela deveria ser encarada como uma das formas de saber, um empreendimento humano na busca de verdades parciais? Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

5 O que é Ciência ? “A ciência é um empreendimento essencialmente anárquico: o anarquismo teórico é mais humano e suscetível de encorajar o progresso do que as alternativas respeitadoras da lei e da ordem”. Paul Feyerabend, 1975 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

6 Principais Características da Prática Científica
O que é Ciência ? Principais Características da Prática Científica as diretrizes metodológicas estão longe de poderem reduzir a incerteza que acompanha o processo de criação científica; decorrente da característica anterior, ela não é uma empreitada exclusivamente racional e as mesmas questões científicas podem ter diversas conclusões; a observação e a experiência reduzem a extensão das crenças admissíveis, mas não as tornam totalmente semelhantes; a pré-condição para a prática da ciência é a estabilidade das divergências: a pesquisa que acumula resultados importantes (isto é, a pesquisa eficaz) só se inicia quando algumas relações existentes estão claras; alguns fatos são observáveis e metodologias consagradas estão disponíveis; e a educação científica e o seu rigor exercem influência sobre o espírito científico: tradição de “forçar a natureza”, estilizar os fatos. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

7 Avanço Científico: Ciência Normal e Revoluções Científicas
O que é Ciência ? Avanço Científico: Ciência Normal e Revoluções Científicas a ciência normal apresenta anomalias, inconsistência; investigações extraordinárias contestam a ciência normal e, se bem sucedidas, geram as chamadas revoluções científicas, que desintegram as tradições existentes e as controvérsias provocadas por cientistas da tradição anterior; este momento é denominado revolucionário e apresenta vários heróis, líderes e operários; teoria e prática científica não são separáveis, salvo na prática da ciência normal, já que novas descobertas trazem novos fatos e novas formas de ver o mundo. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

8 Uma Estratégia de Decisão e Ação
Hipóteses Estratégia de decisão e ação para pesquisa não é única e está baseada na experiência da professora Vocês terão que estar abertos à experimentação. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

9 Uma Estratégia de Decisão e Ação
Seleção do tema Seleção do problema de pesquisa leitura crítica de artigos científicos 3. Metodologia de pesquisa qual a unidade de análise? quais as etapas da pesquisa? como serão coletados os dados? qual o quadro de referência para a leitura de resultados? Análise dos resultados como será revista a pesquisa? como serão interpretados os dados? Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

10 Fontes de formulação do tema
Uma Estratégia de Decisão e Ação Fontes de formulação do tema Interesses práticos diagnósticos específicos; análises comparativas; estudo das conseqüências de vários caminhos de ação. Interesses científicos exploração de objetos pouco conhecidos; especificação mais exata da ocorrência de determinados fenômenos; verificação de predições específicas utilizando o método experimental. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

11 Seleção do problema de pesquisa
Uma Estratégia de Decisão e Ação Seleção do problema de pesquisa “Freqüentemente, a formulação de um problema de pesquisa é mais essencial do que sua solução.” A. Einstein e L. Infeld Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

12 Etapas da formulação de um problema
Uma Estratégia de Decisão e Ação Etapas da formulação de um problema “ver” o problema com clareza; para ver é preciso entender e desejar um problema a ser solucionado; solucionar o problema; para solucionar é preciso refletir antes de agir; construir modelos ou hipóteses; para construir modelos é preciso reduzir o desconhecido ao conhecido e universal. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

13 Leitura crítica de artigos científicos
Uma Estratégia de Decisão e Ação Leitura crítica de artigos científicos Leitor autor compreensão do texto contraposição com suas idéias Benchmark da monografia estrutura padronizada conteúdo dos artigos é validado por conselho editorial pareceristas são cientistas renomados na área de especialização do artigo Sugestões de problemas e pesquisas a serem realizadas no futuro são apresentados nas conclusões dos artigos Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

14 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos
A monografia pode ser definida como o estudo minucioso que se propõe esgotar um determinado tema relativamente restrito. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

15 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos
Estrutura das Publicações Científicas Sumário (Abstract); -         Introdução; -         Desenvolvimento; -         Conclusões e recomendações; e -         Bibliografia ou referências bibliográficas. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

16 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos
Sumário – 3 frases Objetivo Metodologia Principais Resultados Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

17 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos
Introdução Descrição do problema Objetivo Metodologia Descrição da monografia por seções/capítulos Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

18 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos
Conclusão Comentários do autor sobre os seus principais resultados contrapostos a outras pesquisas já realizadas no tema, destacando suas principais contribuições; Sugestão de algumas prescrições ou medidas de políticas a partir das conclusões; Sugestão de pesquisas futuras. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

19 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos
Bibliografia - Normas da ABNT Livro: Sobrenome, Nome do autor (es) ou organizadores. Título e subtítulo da obra, Local da edição, Editora, Data da edição. Artigo ou capítulo de livro: Sobrenome, Nome do autor (es). “Título do artigo ou capítulo”. Título da revista ou do livro, neste caso antecedido de In:, volume e número do fascículo ou do capítulo, mês e ano, páginas onde aparece o artigo ou capítulo do livro. - Ordem alfabética Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

20 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos
Citações Bibliográficas Referência autor ano: Eco (1977) Muitos autores: et alii ou et al. Citações literais com mais de três linhas, devem vir entre aspas e seguidas o nome do autor, ano e página consultadas: “ ” (Hasenclever, 1990, p.30) Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

21 Linguagem Impessoal Não-literária
Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos Linguagem Impessoal Não-literária Citações literárias ou expressões de outros autores devem obedecer normas próprias pré-estabelecidas Figuras, gráficos e tabelas também seguem padrões preestabelecidos Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

22 Elementos para Elaboração do Projeto
Escolha de um tema; Pesquisa bibliográfica e leitura crítica; Escolha de um problema ou pergunta; Objetivo da monografia; Metodologia; Conclusões ou hipóteses. Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ

23 Grupo Economia da Inovação
Instituto de Economia da UFRJ telefone (21) Secretária Letícia Produzido por Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ


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