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Eduardo Kinder Almentero Herbet de Souza Cunha

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Apresentação em tema: "Eduardo Kinder Almentero Herbet de Souza Cunha"— Transcrição da apresentação:

1 Eduardo Kinder Almentero Herbet de Souza Cunha
IstarJADE Eduardo Kinder Almentero Herbet de Souza Cunha

2 Agenda IStarJADE - Infraestrutura para implementação de agentes a partir de modelos i* SMA em um ambiente distribuído, desenvolvido com a utilização do IStarJADE 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

3 Motivação Especificar o SMA utilizando modelagem i* e implementar apenas os comportamentos básicos dos agentes. Nossa motivação para elaboração deste trabalho foi permitir a especificação de um SMA utilizando apenas modelagem i*, deixando a tarefa de implementação apenas para os comportamentos básicos dos agentes 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

4 IStarJADE Tecnologias envolvidas na infraestrutura 01/04/2017
@LES/PUC-Rio

5 Framework i* O framework i* (i-estrela) modela contextos organizacionais baseado nos relacionamentos de dependência entre os atores. É usado para obter um melhor entendimento dos relacionamentos. Possibilita a compreensão das razões internas dos atores Auxilia na escolha de alternativas durante a etapa de modelagem do software. Possibilita a compreensão das razões internas dos atores, uma vez que as mesmas são expressas explicitamente, 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

6 IstarML Padrão para representação textual de diagramas i*
Desenvolvido para abordar todas as características dos modelos Compatível com XML 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

7 JADE JADE simplifica a implementação de sistemas multi-agent através de um middle-ware. Está de acordo com as especificações FIPA. Facilita a distribuição da plataforma através de diversas máquinas. 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

8 IStarJADE Customizações IStarJADE Comportamentos Execução Código
Diagramas i* 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

9 IStarJADE Customizações IStarJADE Comportamentos Execução Diagramas i*
01/04/2017 @LES/PUC-Rio

10 Diagrama de classes IStarJADE
Temos a classe ator que é especializada em Agente, Papel e Position. Os elementos do diagrama podem ser Recurso, Tarefa, Meta flexivel ou Meta. 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

11 Diagrama de classes IStarJADE
01/04/2017 @LES/PUC-Rio

12 Dinâmica Istar Actors Loader iStarML Jade Agent IstarAgent[] Cria
Carrega Jade Agent IstarAgent[] Cria Istar JadeAgents Setup() Executa 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

13 Mapeamento entre JADE e i*
A figura acima apresenta o mapeamento entre os principais elementos de i* em JADE/Java. A classe IstarJADEAgent é uma especialização da classe JADE.core.Agent e implementa a interface IAgent (que representa agentes em i*). 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

14 IStarJadeAgent Setup Registra serviços, correspondentes ao elementos de dependência, no DF (JADE) Cria FSMBehaviour Cria comportamentos 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

15 FSMBehaviour Reset State Initial State Active State Final State
Inicia novo ciclo de execução Final de um ciclo de execução Initial State Active State Condição de ativação estabelecida Condição de parada: sucesso ou fracasso Monitora Condição de ativação Final State 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

16 Mapeamento de links A figura acima apresenta o mapeamento dos links entre elementos (ielementLink) e os comportamentos que são instanciados automaticamente nos agentes (IStarJADEAgent). Os links means-end (que representam a seleção de alternativas – “ou” lógico) são mapeados para comportamentos MeansEndUniqueBehaviour. Estes comportamentos determinam a alternativa a ser escolhida. Uma vez escolhida a alternativa, o comportamento correspondente ao elemento é instanciado. Os links decomposition (que representam decomposição de tarefas - “e” lógico) são mapeados em comportamentos SequentialTaskBehaviour. Estes últimos determinam que todos os comportamentos dos subelementos devem ser executados. 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

17 Elemento básico Os comportamentos vão sendo adicionados aos agentes recursivamente até que se chegue a um elemento básico (nó folha no modelo SR). Os elementos básicos devem possuir uma classe que implemente a interface IBasicElement, que possui o método getBehaviour(): JADE.core.Behaviour. A classe destes elementos e adicionada aos respectivos agentes via Java Reflection. A Figura 6 a seguir mostra o mapeamento uma tarefa básica (elemento básico) e a classe abstrata BasicTask. 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

18 Diagrama SR - Bolsa 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

19 XML - Bolsa Exemplo 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

20 Trabalho em andamento Implantação do SMA utilizando grid do DI
Incorporar tratamento de SoftGoals Melhorar controle da execução (tratamento de exceções e fluxos alternativos) 01/04/2017 @LES/PUC-Rio

21 Perguntas? 01/04/2017 @LES/PUC-Rio


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