A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios de Engenharia de Software (Análise I) O que são Sistemas? –Definição de SISTEMA: Dicionário: –1. Um grupo de itens que interagem entre si ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios de Engenharia de Software (Análise I) O que são Sistemas? –Definição de SISTEMA: Dicionário: –1. Um grupo de itens que interagem entre si ou."— Transcrição da apresentação:

1 Princípios de Engenharia de Software (Análise I) O que são Sistemas? –Definição de SISTEMA: Dicionário: –1. Um grupo de itens que interagem entre si ou que sejam inter-dependentes, formando um todo unificado –2. Um conjunto organizado de doutrinas, idéias ou princípios, habitualmente previsto para explicar a organização ou funcionamento de um conjunto sistemático

2 –Definição de SISTEMA: Continuação: –3. Um procedimento organizado ou estabelecido. Uma maneira de classificar, simbolizar ou esquematizar –4. Organização armoniosa ou modelo: ORDEM –5. Sociedade organizada Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

3 –Tipos de SISTEMA: Sistemas Naturais: –Sistemas Estelares: galáxias, sistema solar etc Sistemas Feitos pelo Homem: –Sistemas Sociais: organização de leis, costumes etc –Sistemas de Comunicação: telefone, telex, sinais de fumaça etc –Sistemas Automatizados (HW, SW, pessoas, dados, procedimentos) –Sistemas de tempo real, Sistemas de apoio a decisão, Sistemas baseados em conhecimento e outro... Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

4 Ainda falando de Sistemas: Conceito de Subsistemas Sistemas que fazem parte de Sistemas Ex. de Sistema - Navio Ex. de Subsistema de Navio: –Sistema de comunicação –Sistema de escotilhas –Sistema de combate, casa de máquinas etc Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

5 O que são Sistemas de Informação? –Sistemas que geram informação !! –Sistemas nos quais podemos extrair informação. EXEMPLOS??

6 Todos os exemplos apresentados possuem uma coisa em comum: eles são sistemas. Embora possam ser diferentes de várias maneiras, eles compartilham muitas características em comuns. O estudo dessas características comuns é conhecido como teoria geral de sistemas. Alguns princípios gerais para a construção de Sistemas Automatizados de Informações - diga-se de passagem, é o que nós iremos estudar. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

7 Alguns Princípios: –Quanto mais especializado é um sistema, menos capaz ele é de se adaptar a circunstâncias diferentes. –Quanto maior for um sistema, maior o número de seus recursos que serão destinados à manutenção diária. –Os sistemas sempre fazem parte de sistemas maiores e sempre podem ser divididos em sistemas menores. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

8 Então, um Sistema pode ser definido como Um grupo de elementos interativos, inter-relacionados, ou inter- dependentes que formam ou parecem formar uma entidade coletiva, ou, Mecanismo composto de várias partes que agem de maneira coordenada para prestar serviços a uma área de negócios onde estão seus usuários, ou ainda, Conjunto de elementos inter-relacionados que possuem características comuns e que podem ser entendidos com um todo. Nosso objetivo é Modelar Sistemas que tem como um dos processadores o computador. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

9 Mas o que vem a ser Modelar ou Modelagem ? –Operação de representar a REALIDADE através de um modelo. Por que modelar ? Existem diversas razões: –Facilitar a compreensão e a visualização –Facilitar a comunicação –Validar a custo baixo –Prover uma documentação Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

10 Aproveitando que estamos falando de Modelagem, vamos conceituar o termo ABSTRAÇÃO: –Ato de separar mentalmente elementos de uma totalidade complexa, seja material, representação ou fato real. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

11 Principais Enfoque dos Métodos de Análise de Sistemas: Enfoque baseado em FUNÇÃO: Representação do Sistema através das suas Funções ex: Folha de Pagamento –Problemas deste enfoque: Esquece os dados Dificuldade de se obter módulos coesos e com baixo acoplamento Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

12 Continuação: Enfoque baseado em FUNÇÃO –Técnicas: O&M Análise Estruturada Análise Essencial Análise Estruturada Moderna Enfoque ou Modelagem de DADOS: Representação do Sistema através dos seus Dados Dado = matéria prima da informação Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

13 Continuação: Enfoque baseado em DADOS: –Técnicas: Estrutura de Dados Projeto de Banco de Dados, Normalização Modelo E-R (Principal Ferramenta - DER) Modelo E-R Estendido –Problema deste Enfoque: Se preocupa muito com Dados, esquece a Funcionalidade Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

14 Enfoque ou Modelagem ORIENTADO A OBJETO: –Representação do Sistema através de Objetos Principal característica: ENCAPSULAMENTO (reúne DADOS e FUNÇÕES) –Técnicas: Programação OO Análise e Projeto OO Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

15 Fatores Críticos de todo o processo de Análise e Projeto de Sistemas: –Documentação Posterior Incompleta Desatualizada –Comunicação Entre fases de processo Entre as pessoas envolvidas Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

16 Continuação dos Fatores Críticos: –Complexidade –Falta de consenso –Mudanças constantes –Exemplo: Analista X Usuário –Comunicação - fala e balanço Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

17 Papel do Analista: –O Analista deve ser responsável pela comunicação com todos os usuários. Ele é o principal elo de ligação entre a área usuária e o esforço de implementação. –O Analista de Sistemas não deve ter apenas a capacidade de desenhar diagramas técnicos, precisa ter habilidade com as pessoas, conhecimento de aplicações e habilidade em processamento. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

18 Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação –As metodologias são utilizadas para definir os processos de desenvolvimento, bem como promover modelos para representar abstrações e diretivas para orientação do trabalho. –O Processo de desenvolvimento de sistemas de informação, também chamado ciclo de vida, abrange todas as atividades necessárias para definir, desenvolver, testar, operar e manter um sistema. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

19 Ciclo de Vida de Sistemas de Informação: –Ciclo de Vida Clássico: Requisitos --> Análise Requisitos avaliados --> Projeto Requisitos detalhados --> Implementação Programas --> Testes --> Sistema Testado e Implantado --> Manutenção Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

20 Modelo Espiral do Ciclo de Vida: Prototipação Evolutiva: –PlanejamentoAvaliação dos riscos: pessoal, equip. –Teste ou avaliaçãoPrototipação –Um pouco de Levantamento de Requisitos –Um pouco de Análise –Um pouco de Projeto (Protótipo) –Implementa –Evolui com o Protótipo (Refinamento)... Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

21 Metodologia da Análise Essencial e Projeto Estruturado de Sistemas: –A Análise Essencial (também conhecida com Análise Estruturada Moderna) tem um enfoque moderno de modelagem de sistemas que se baseia no particionamento por eventos e objetos. –A AE baseia-se em princípios que buscam a essência do sistema. –Abordagem middle-out. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

22 Fases do Ciclo de Vida da Análise Essencial: –Fase 1 - Levantamento de Requisitos: Também conhecida como estudo de viabilidade ou estudo inicial das atividades, ocupa somente 5% a 10% do tempo e dos recursos de todo projeto. Embora não venha a consumir muito tempo e recurso, esta fase é crítica, pois ao fim pode-se decidir cancelar o projeto, principalmente do ponto de vista custo/benefício. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

23 Os principais objetivos da fase de Levantamento são: –Identificar os usuários responsáveis e desenvolver um escopo inicial do sistema –Identificar as atuais deficiências no ambiente do usuário –Estabelecer metas e objetivos para um novo sistema –Construção do modelo do sistema atual –Determinar se é possível automatizar o sistema e, se assim for sugerir alguns esquemas aceitáveis Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

24 Algumas ferramentas ou técnicas utilizadas na fase de Levantamento de requisitos ou coleta de fatos: –Questionário Submeter questionamentos impressos a indivíduos para obter informação quanto a seus papéis e uso do sistema. –Observação Observação do sistema em processo para verificar e registrar fatos e eventos sobre sua operação. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

25 –Entrevista Encontro com indivíduos ou grupos para perguntar sobre seus papéis e o uso do sistema. Usada, por exemplo, na metodologia JAD (Joint Application Design - IBM): –Figura do facilitador –Sessão estratégica: participam gerentes, usuários relevantes, analistas e outros –Sessão de dados/processos (política empresarial, fluxos...) –Sessão de telas e relatórios Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

26 –Amostragem Escolha de determinadas partes ou de determinados instantes na execução de um serviço para a contagem ou estimativa. Usada, por exemplo, na coleta de dados referentes a volumes de trabalho ou de custos operacionais de uma seção ou departamento. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

27 –Revisão de Documentação Revisão das especificações registradas que descrevem os objetivos, procedimentos, relatórios produzidos, equipamento usado, etc., no sistema. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

28 Fases do Ciclo de Vida da Análise Essencial: –Fase 2 - Análise: Propósito - definir e modelar o que o sistema irá fazer, independente da tecnologia que será utilizada. Isto envolve a modelagem do ambiente do usuário com diagramas de fluxo de dados, diagrama de entidade-relacionamento e outras ferramentas. Nesta fase são desenvolvidos um modelo ambiental e um modelo comportamental. Estes modelos combinam para formar o modelo essencial que representa uma descrição formal do que o novo sistema deve fazer, independente da tecnologia. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

29 Fases do Ciclo de Vida da Análise Essencial: –Fase 3 - Projeto: Objetivo - definir a melhor tecnologia, levando em conta todas as características que o sistema deverá possuir e que foram levantadas na fase de análise. Algumas atividades desta fase: –Ambiente de Hw e Sw –Estruturação em Módulos –Projeto de Banco de Dados –Hierarquia do Sistema e etc... Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

30 Fases do Ciclo de Vida da Análise Essencial: –Fase 4 - Implementação O principal desta etapa é codificar, integrar módulos e criar o banco de dados. Esta é uma uma etapa que (tipicamente) o analista de sistemas não está envolvido. Durante ou após a implementação, deve-se gerar um grupo de casos de testes de aceitação a partir da especificação estruturada. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

31 Fases do Ciclo de Vida da Análise Essencial: –Fase 5 - Teste: –Fase 6 - Implantação: O objetivo desta fase é implantar o sistema nas instalações do usuário. Nesta etapa são prontificados os manuais, os arquivos são carregados, o sistema é instalado e os usuários são devidamente treinados. O trabalho executado no sistema após a implantação é denominado de manutenção, a qual pode ser corretiva ou evolutiva. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)

32 Fases do Ciclo de Vida da Análise Essencial: –Fase 7 – Manutenção: O objetivo desta fase é implantar o sistema nas instalações do usuário. Nesta etapa são prontificados os manuais, os arquivos são carregados, o sistema é instalado e os usuários são devidamente treinados. O trabalho executado no sistema após a implantação é denominado de manutenção, a qual pode ser corretiva ou evolutiva. Princípios de Engenharia de Software (Análise I)


Carregar ppt "Princípios de Engenharia de Software (Análise I) O que são Sistemas? –Definição de SISTEMA: Dicionário: –1. Um grupo de itens que interagem entre si ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google