A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR"— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR
É o estudo da variação nas propriedades físicas do solvente quando adicionado um soluto não volátil. As propriedades coligativas dependem da quantidade de partículas dissolvidas. PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR Pressão que o vapor do líquido saturado exerce sobre o líquido.

2

3 PRESSÃO DE VAPOR E TEMPERATURA DE EBULIÇÃO
* Um líquido entra em ebulição quando a sua pressão de vapor se iguala a pressão externa (atmosférica).

4 DIAGRAMA DE FASES

5 TONOSCOPIA É o abaixamento da pressão de vapor de um líquido quando adicionado um soluto não volátil.

6 CRIOSCOPIA E EBULIOSCOPIA

7 PRESSÃO OSMÓTICA: A mínima pressão exercida para impedir a osmose.

8 SOLUÇÕES IÔNICAS X SOLUÇÕES MOLECULARES
SOLUÇÕES MOLECULARES : O número de partículas dissolvida é igual ao número de não dissolvida. SOLUÇÕES IÔNICAS: O número de partículas dissolvidas é maior que o número de partículas não dissolvidas. ( dissociação e ionização)

9 CÁLCULO DOS EFEITOS COLIGATIVOS
EFEITO COLIGATIVO SOLUÇÃO MOLECULAR IÔNICA TONOSCOPIA p/po = Kt.M p/po = Kt.M.i EBULIOSCOPIA Te = Ke.M Te = Ke.M. i CRIOSCOPIA Tc = Kc.M Tc = Kc.M.i PRESSÃO OSMÓTICA  = M.R.T  = M.R.T.i

10 A > B  solução hipertônica
Comparando A e B Quando comparamos as pressões osmóticas A e B de duas soluções, podemos classificá-las em:  A = B  soluções isotônicas A > B  solução hipertônica A < B  A solução B é hipertônica em relação a solução

11 Foi preparada uma solução pela adição de 1,0g de hemoglobina em água suficiente para produzir 0,10L de solução. Sabendo-se que a pressão osmótica (π) dessa solução é de 2,75 mmHg, a 20ºC, calcule a massa molar da hemoglobina, considerando-se que R = 62,3 mmHg . L . mol–1 . K–1.

12 m1=1g V=0,1L π=2,75 mmHg T=20º C = 293k M(mol) = ? R = 62,3 mmHg.L Mol . K

13 Assinale o que for correto.
01) Um líquido ferve (entra em ebulição) à temperatura na qual a pressão máxima de vapor se iguala (ou excede) à pressão exercida sobre sua superfície, ou seja, à pressão atmosférica. 02) Tonoscopia ou tonometria é o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente, provocada pela adição de um soluto não-volátil. 04) À mesma temperatura, uma solução aquosa 0,01 Mol/L de hidróxido de magnésio possui menor pressão de vapor do que uma solução aquosa 0,001 Mol/L de hidróxido de sódio.

14 08) Considerando que o álcool etílico possui uma pressão de vapor de 43,9 mmHg (a 20oC) e o éter etílico de 442,2 mmHg (a 20oC), pode-se afirmar que o álcool etílico é mais volátil. 16) Crioscopia é o estudo do abaixamento do ponto de congelamento de uma solução, provocado pela presença de um soluto volátil. 32) Ao atravessar, de ônibus, a cordilheira dos Andes, um estudante observará que, quanto maior a altitude, mais facilmente o gás se desprenderá de um refrigerante gaseificado colocado em um copo. 64) Para que a água pura entre em ebulição à temperatura de 76 oC, o experimento deve ser feito abaixo do nível do mar.


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS PRESSÃO MÁXIMA DE VAPOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google