A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR
ABERTURA DO ANO LETIVO APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR OBJETIVOS: Identificar a importância do ensino de Literatura Identificar: - o material didático necessário; - a metodologia de trabalho; - a sistemática de avaliação.

2 O QUE É LITERATURA? POR QUE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO? LDBEN No /96 # PCN # PNE Art 35.: Objetivos para o Ensino Médio: ……. III) Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

3 LITERATURA FATOR INDISPENSÁVEL DE HUMANIZAÇÃO
- Desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensíveis e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante. LETRAMENTO LITERÁRIO - Estado ou condição de quem não apenas é capaz de ler poesia ou drama, mas dele se apropria efetivamente por meio do prazer estético, fruindo-o.

4 MATERIAL DIDÁTICO LITERATURA BRASILEIRA – EM DIÁLOGO COM OUTRAS LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS CADERNO ou PASTA p/ exercícios e anotações PARADIDÁTICO: O Cavaleiro Preso na Armadura – uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA BRASILEIRA – Tempos, Leitores e Leituras  Até 14 Jan 2012 

5 METODOLOGIA DIALOGISMO: na SALA DE AULA e na Vida Literatura dialogada
Outras Artes e Linguagens Objeto central: Texto Literário FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM Situações de Produção e Recepção Relações com outros textos Potencialidades da Lingua Literária Leitor Crítico: quantidade e qualidade de leituras

6 FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM:
LEITURA LITERÁRIA FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM: Preparação para a leitura; Levantamento de conhecimentos prévios; Aspectos paratextuais: capa, orelha etc; Leitura silenciosa; Progressão da leitura no ritmo pessoal; Busca da compreensão global; Desenvolvimento da compreensão leitora.

7 ATIVIDADES PÓS-LEITURA:
LEITURA LITERÁRIA ATIVIDADES PÓS-LEITURA: Necessidade de ler em retrospécto; Aprofundar questões de linguagem; Reavaliar comportamentos; Descobrir novos nexos; Preencher vazios do texto; Falar sobre o texto, tornando-se autor; Recomendar ou não o que leu; Estabelecer relações dialógicas c/ textos; Aprofundar a relação afetiva e intelectual com a obra; Realizar projetos ou pactos de leitura.

8 SISTEMA DE AVALIAÇÃO NORMAS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO
AVALIAÇÃO X MEDIDAS DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DE ENSINO (AE) - Prova bimestral (90 min) AVALIAÇÃO PARCIAL (AP) - Conjunto de Instrumentos de Avaliação NOTA PERIÓDICA (NP) = (AE + AP)/2 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO: - “VI” Exercícios Trabalhos Constatações


Carregar ppt "APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google