A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES"— Transcrição da apresentação:

1 A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
UM COMEÇO DE CONVERSA IMPÉRIO RUSSO – formado entre os séculos xv e xx pelo poder expansionista dos czares (imperadores). Nesse período houve a anexação de diferentes etnias na Europa Central, Cáucaso, Ásia Central, Sibéria e até mesmo na América do Norte. 1917 – Revolução Socialista/Fim do czarismo e implantação da república 1922 – Formação da U.R.S.S (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)

2 1991- Fim da U.R.S.S e formação da CEI (Comunidade dos Estados Independentes)
A ex-União Soviética era composta por quinze repúblicas, porém, três delas não aderem a CEI. São as repúblicas bálticas: Estônia, Letônia e Lituânia. Em 2008, a Geórgia deixa a comunidade. A U.R.S.S era um país, enquanto que a CEI é uma organização econômica, que possui laços políticos e militares. Tanto na ex – U.R.S.S quanto na CEI a Rússia sempre foi a república mais importante.

3 NICOLAU II: ÚLTIMO CZAR RUSSO

4 VLADIMIR LÊNIN: LÍDER DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA NA RÚSSIA E PRIMEIRO PRESIDENTE SOVIÉTICO

5 MIKHAIL GORBATCHEV: ÚLTIMO PRESIDENTE DA UNIÃO SOVIÉTICA

6 DMITRI MEDVEDEV: ATUAL PRESIDENTE RUSSO

7

8 QUAL A IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA DA RÚSSIA NA ATUALIDADE?
Detém o segundo maior arsenal nuclear mundial É um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU É um dos países do Bric Dispõe de enorme área territorial e grande quantidade de recursos minerais e energéticos No início do século XXI apresentou expansão econômica Possui pretensões de manter seu status de potência regional e mundial Exerce influência direta sobre as ex-repúblicas soviéticas Diversas potências europeias e os EUA dependem do petróleo e do gás natural russos Está envolvida em conflitos étnicos internos e com nações vizinhas

9

10

11

12 MANMOHAN SINGH, DMITRI MEDVEDEV, HU JINTAO E LULA

13

14 OS PROBLEMAS DE TRANSIÇÃO E A INTEGRAÇÃO DA RÚSSIA
Transição de uma economia planejada (socialista) para uma economia de mercado (capitalista) Gradual liberação de preços de mercadorias e serviços Privatização de empresas estatais Abertura para o capital estrangeiro

15 PRIMEIRA DÉCADA DE TRANSIÇÃO (ANOS 1990)
Queda da produção industrial Aumento da inflação Queda dos indicadores sociais Corrupção da administração pública Crescimento dos negócios organizados pela máfia Entre 2001 e 2007 a Rússia apresenta expressiva recuperação da economia devido ao aumento significativo dos preços do petróleo e do gás natural.

16

17 UM DOS MAIORES PROBLEMAS PARA A RÚSSIA NA ATUALIDADE: A RETRAÇÃO POPULACIONAL
Causada pelas baixas taxas de natalidade Diminuição da expectativa de vida Mortalidade precoce motivada por causas externas (alcoolismo e acidentes de trânsito)

18 PRINCIPAIS CONFLITOS NA CEI: CAUSAS
A grande diversidade étnica e religiosa da região. O desejo de vários povos de conquistar a independência de seus territórios. A aproximação de algumas das repúblicas que formavam a ex-URSS da União Europeia e da Otan. A estratégia da Rússia em manter o domínio geopolítico sobre essas repúblicas.

19 Principal região de conflito:Cáucaso
GEÓRGIA Início: agosto de 2008 Questão central do conflito: disputa pelo controle de duas províncias da Geórgia: a Abkházia e a Ossétia do Sul. Essas duas províncias anseiam uma inclusão na Rússia.

20 CHECHÊNIA República autônoma da Federação Russa de maioria muçulmana Motivo do conflito: desejo de separação e formação de um país independente.


Carregar ppt "A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google