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PublicouRenan Bernardino Alterado mais de 10 anos atrás
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O QUE É O CORPO? EPISTEMOLOGIA DA MOTRICIDADE HUMANA
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QUAL O SENTIDO DO CORPO? Existe um estatuto epistemológico para a Corporeidade? É possível a decomposição do homem e do seu corpo? “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui” (Ricardo Reis)
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A parte desprovida de intelecto presente e constante
CORPO Única forma possível de vida Ferramenta útil de um idealismo coletivo Lâmina afiada da mente Invólucro da alma Cumpridor dos desígnios do espírito Parte inseparável do ser OU A parte desprovida de intelecto presente e constante do homem?
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E se o corpo não for alma, que será a alma? (Walt Whitman)
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O corpo era uma gaiola e dentro dela,
dissimulada, estava uma coisa qualquer que olhava , tinha medo, pensava e espantava-se; essa coisa qualquer, essa sobra que subsistia, deduzida o corpo, era a alma. (Milan Kundera)
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Oh! Ter vinte anos sem gozar de leve A ventura de uma alma de donzela!
E sem nada na vida ter sentido nunca Na suave atração de um róseo corpo Meus olhos turvos sem fechar de gozo! (Álvarez de Azevedo)
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Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma
A alma é que estraga o amor. Só em Deus ela pode encontrar satisfação. Não noutra alma. Só em Deus – ou fora do mundo. As almas são incomunicáveis. Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas não. (Manuel Bandeira – “Arte de amar”)
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Meu corpo não é meu corpo, É ilusão do outro ser.
Sabe a arte de esconder-me E é de tal modo sagaz Que a mim de mim ele oculta. Meu corpo, não meu agente, Meu envelope selado Meu revólver de assustar, Tornou-se meu carcereiro, Me sabe mais que me sei (Carlos Drummond de Andrade – “As contradições do corpo”)
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Meu corpo apaga a lembrança Que eu tinha de minha mente,
Inocula-me seu pator, Me ataca, fere e condena Por crimes não cometidos. Meu corpo inventou a dor A fim de torná-la interna... Meu corpo ordena que eu saia Em busca do que eu não quero, E me nega ao se afirmar Como senhor do meu eu Convertido em cão servil. Já premido por seu pulso De inquebrantável rigor, Não sou mais quem dantes era: Com volúpia dirigida, Saio a bailar com meu corpo. (Carlos Drummond de Andrade – “As contradições do corpo”)
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E assim como, apenas completa, Ela é capaz de revelar-se,
Apenas um corpo completo Tem de aprendê-la, faculdade. E sem dividir-se em análise Será capaz do corpo a corpo Necessário a quem, sem desfalque. Queira prender todos os temas Que pode haver no corpo frase: Que ela, ainda sem se decompor, Revela então, em intensidade. (João Cabral de Melo Neto, Escritos com o corpo)
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A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E AS ADJETIVAÇÕES DO CORPO:
Útil Guerreiro Ritualístico Simbólico Profano Sagrado Sensual Decrépto Marginal Urbano Interiorano Repugnante Político Fenômeno atrelado às estruturas sociais?
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A SOCIEDADE DA COMUNICAÇÃO E O SENTIDO DO CORPO
As mensagens estão no corpo e nos gestos. Nos comunicamos com o mundo independentemente das barreiras culturais e idiomáticas pelas roupas que usamos.
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O CORPO VIRTUAL? A presença não precisa mais ser física, nós nos substituímos pelo imaginário construído pelas tecnologias.
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NA ERA DA COMUNICAÇÃO QUAL A FORMA DO CORPO
A contradição dos paradigmas O homem urbano procura formas de voltar a conviver com a natureza (alimentação natural, esportes radicais, etc.) Corpo Natural Corpo Cultural Os modelos e os padrões de comportamentos; as estereotipias e as metamorfoses (cirurgia plástica, tatuagem, halterofilismo, etc).
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ETNOGRAFIA DO CORPO Padrões de Imagens do Corpo
Aceitação x Marginalidade
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A PRESENÇA PELO CORPO Branco Mulato Próteses Negro Ultrapassado
Musculoso Descolorado Bronzeado Gordo Tatuado Baixo Esculpido Barrigudo Magro Celulites Alto Flácido Silicone Estriado Tatuagens Indefinido Piercing Despencado Botox Velho
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A SEMÂNTICA “INCONSCIENTE” DA CORPOREIDADE
Em Forma Fora de Forma Malhado Sofrido Só pelo sofrimento se consegue a “glória”. Sarado Ex Doente Aquele que não se enquadra no padrão estético deve ser “isolado” para tratamento de saúde. Saudável Inceto A referência ao inceto significa a marginalidade de sua presença, seu corpo é estranho ao grupo social. Cuidadoso Largado Significa que o corpo esculpido denota o cuidado e a preocupação com a inserção no grupo; a contrário senso, largado significa desprovido de valor.
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A CULTURA DO CORPO E A CULTURA DO NARCISISMO
Na segunda metade do século XX o culto ao corpo ganhou uma dimensão social inédita: entrou na era das massas. Industrialização e mercantilização, difusão generalizada das normas e imagens, profissionalização de ideal estético com a abertura de novas carreiras... (Miriam Goldenberg)
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CULTO AO CORPO Proliferação de imagens Ilusão da Perfeição Física
Ideologias terapêuticas e consumismo
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O PARADOXO DA CLASSE MÉDIA
Onde está a singularização do sujeito? Preocupação com a individualidade, privacidade emancipação e autonomia. Aumento da exigência de conformidade com os padrões sociais do corpo. X Paradoxalmente o corpo libertou-se de missões milenares (paixões, sexo...) e submeteu-se à novas algemas, como as coações estéticas, obsessões por padrões geradores de ansiedade e outros efeitos biológicos.
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