A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Fernanda Gouveia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Fernanda Gouveia"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Fernanda Gouveia
9historia.blogspot.com/ I GUERRA MUNDIAL Prof.ª Fernanda Gouveia

2 MOTIVOS PARA ESTUDAR Mudança na hegemonia mundial: O desfecho desta guerra é uma das causas da II Guerra Mundial Surgimento de novos países Uso de novas tecnologias

3 Mudança no papel social das mulheres

4 CAUSAS DA GUERRA: 1. Expansão e disputa imperialista (gerada pela 2ª Revolução Industrial)

5 São esses europeus que querem nos civilizar?

6 x 2. Militarismo e Sistema de alianças  paz armada
Tríplice Entente:  França  Império Britânico  Império Russo (até 1917)  Estados Unidos (a partir de 1917)  Sérvia Portugal  Itália (a partir de 1915)  Japão e outros Tríplice Aliança:  Império Alemão  Império Austro-Húngaro  Império Turco-Otomano Bulgária Itália (até 1915) x

7

8 “Se a Alemanha fosse extinta amanhã, depois de amanhã não haveria um só inglês no mundo que não fosse rico. Nações lutaram durante anos por uma cidade ou um direito de sucessão - não deveríamos nós lutar por um comércio de duzentos e cinqüenta milhões de libras? A Inglaterra deve compreender o que é inevitável e constitui sua mais grata esperança de prosperidade. A Alemanha deve ser destruída “ (Trechos de The Saturdaw Review, citado por BLRNS, E.. MCNALL, . op. cit., pág.  784.) “Um país desfibrado está à mercê do primeiro que chegar, um pais armado, anima do pelo espírito militar e pronto para o combate, está certo de impor o respeito e de evitar os horrores da guerra.” (Afirmativa de Paul Cambon, diplomata francês, em 1909.)

9 3. Nacionalismo (ufanismo, chauvinismo)
O Kaiser, propaganda militar humorística francesa.

10 Propaganda ufanista alemã

11 4. Disputa pela região balcânica

12 ESTOPIM DE INÍCIO DA GUERRA:
Assassinato do arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, pelo estudante Gavrilo Prinzip na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina (aliada da Sérvia).

13 A região balcânica foi o palco de conflitos no início e no final do século XX. O surgimento recente de um novo país na região balcânica - Kosovo em fevereiro de altera novamente o mapa europeu. O _____________________é uma causa da Primeira Guerra Mundial e, nos dias atuais, é também apontado como o responsável pela independência de Kosovo.

14 FASES DA GUERRA

15 Soldados da Áustria executam soldados da Sérvia.
FASE 1 - GUERRA DE MOVIMENTO (AGO A NOV.1914) Avanços da Tríplice Aliança: ofensiva alemã na frente ocidental, com a penetração em território francês, e pelo avanço nos Bálcãs, onde a presença turca foi essencial. Soldados da Áustria executam soldados da Sérvia.

16 FASE 2 – GUERRA DE TRINCHEIRAS (NOV.1914 A MAR.1918)

17 Nas trincheiras: Infantaria com máscaras de gás, Ypres, 1917

18 VIDA DE SOLDADO NO FRONT
TRECHO – I  “A mesma velha trincheira, a mesma paisagem... Os mesmos ratos, crescendo como mato... Os mesmos abrigos, nada de novo... Os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma... Os mesmos cadáveres no front... A mesma metralha, das duas às quatro... Como sempre cavando, como sempre caçando... A mesma velha guerra dos diabos.” (soldado inglês). TRECHO – II  “Estamos tão exaustos que dormimos, mesmo sob intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer seria os ingleses avançarem e nos fazerem prisioneiros. Ninguém se importa conosco. Não seremos substituídos. Os aviões lançam projéteis sobre nós. Ninguém mais consegue pensar. As rações estão esgotadas – pão, conservas, biscoitos, tudo terminou! Não há uma única gota de água. É o próprio inferno.” (soldado alemão).

19 Veterano da Primeira Guerra de 107 anos recebe homenagem nos EUA
Veterano da Primeira Guerra, Frank Buckles, 107, recebe homenagem na Casa Branca

20 1917 – ANO DECISIVO Saída da Rússia devido à revolução comunista ou bolchevique Entrada dos EUA

21 EXPLIQUE a charge:

22 FASE 3 – FINALIZAÇÃO VIA NOVAS TECNOLOGIAS (MAR. A NOV. 1918)

23 Países vencedores, membros da Tríplice ______________

24 CONSEQUÊNCIAS

25 Novos países

26 Curiosidade – quem é?

27 FIM DA GUERRA: TRATADOS
Fragmentação dos impérios derrotados por meio dos Tratados de Sèvres, Saint-Germain, Lousanne, Trianon, Neuilly. Tratado de Versalhes ou “Ultimato de Versalhes”  humilhante derrota alemã, propicia o início do nazismo, ideologia ultranacionalista.

28 SITE:


Carregar ppt "Prof.ª Fernanda Gouveia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google