A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Universidade Estadual de Maringá “A melhor do Paraná” TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Coordenação: Profª Suzi Terci Kaetsu Prof. Marcos Irã Ribas 2011

2 A Disciplina

3 Disciplina: 4061 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CH Total: 300 Ementa: Diagnóstico e análise das organizações visando consolidar de forma integrada e globalizada os conhecimentos adquiridos durante o curso (Res. 195/2006-CEP) Objetivos: Consolidar e praticar os conceitos e estudos desenvolvidos ao longo do curso (Res. 195/2006-CEP)

4 Da frequência obrigatória
Da avaliação Da frequência obrigatória

5 ... Capítulo II - Da Avaliação (Res . 196/2006-CEP ???) Art O acadêmico matriculado regularmente e inscrito no TCC-ADM será avaliado bimestralmente, em adequação ao disposto no Art. 15, obedecido ao que segue: I - na primeira nota periódica, o acadêmico será avaliado tomando-se por base o Projeto do TCC apresentado dentro do padrão fixado pela Comissão de Coordenação do TCC-ADM. II – a segunda nota periódica compreenderá a avaliação da Revisão da Literatura ou Fundamentação Teórica. III – a terceira nota periódica será atribuída à Metodologia com a caracte-rização do objeto de estudo. IV – a quarta e última nota periódica compreenderá a avaliação do trabalho escrito - sistematizado e formatado em conformidade com normas técnicas e padrão fixado pela Comissão de Coordenação do TCC-ADM - e apresen-tação oral do mesmo em defesa pública perante Banca Examinadora.

6 Da frequência obrigatória...
Art. 20 – A aprovação no componente curricular TCC-ADM exige freqüência mínima de 75% e nota mínima 6,0 (seis) em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). (Res. 90/2005-CEP) Parágrafo 1º Nos casos de freqüência inferior a 75% é vedado ao estudante à apresentação do trabalho perante a Banca Examina-dora. (As presenças são registradas pelo Prof. orientador) Parágrafo 2º Nos casos em que o estudante não obtenha a nota mínima para aprovação, as características didático-pedagógicas do componente curricular TCCADM não permitem a sua reapresen-tação perante a Banca Examinadora, a realização de avaliação final e a possibilidade de cursá-lo em regime de dependência.

7 INFORMES IMPORTANTES!

8 2. Cadastrar-se no site do DAD: www.dad.uem.br/tcc-adm/index.php
1. Manter atualizado os endereços: residencial; profissional; e eletrônico. 2. Cadastrar-se no site do DAD: 3. Estar atento com as Atividades Acadêmicas Complementares – AACs: a carga horária mínima obrigatória é de 150 horas e deve ser comprovadas com certificados...(segue)

9 ATIVIDADE ACADÊMICA COMPLEMENTAR - CARGA HORÁRIA – 150ha
Monitoria Acadêmica máximo 50 horas/aula 2. Participação em projetos de natureza acadêmica (ensino, pesquisa, extensão e iniciação científica). máximo de 80 horas/aula 3. Participação em cursos e atividades técnicos ou acadêmicos na área de Administração realizados exclusivamente pela internet. máximo de 20 horas/aula 4. Participação em Eventos (congressos, semanas acadêmicas, jornadas, encontros, palestras, simpósios, seminários, conferências e comissões) na área de Administração. De acordo com o certificado 5. Realização de estágio supervisionado curricular voluntário, bolsa estágio ou bolsa trabalho na área de Administração. máximo de 75 horas/aula 6. Participação em Curso de Língua Estrangeira, (obrigatória a apresentação do programa do curso, frequência e aproveitamento do aluno). máximo de 30 horas 7. Participação em Cursos na área de informática (obrigatória a apresentação do programa do curso, frequência e aproveitamento do aluno). máximo de 10 horas A D.A.A. estará recebendo até Novembro a documentação referente a A.A.C.

10 Do PROJETO

11 Um PROJETO de estudo típico possui entre 18 e 20 páginas, e constitui-se ordenadamente das seguintes partes: ELEMENTOS INDISPENSÁVEIS NO PROJETO Capa c/ Título do Trabalho Folha de Rosto Folha de Aprovação Resumo (máximo de 20 linhas) Palavras-chave (máximo 5) Sumário – Índice Introdução/ justificativa Objetivos (geral e específico) Fundamentação Teórica Metodologia Caracterização objeto de estudo Plano de Trabalho/Cronograma Referências (bibliografias)

12 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TCC
1 INTRODUÇÃO • TEMA: Discorrer / informar sobre qual é o assunto que pretende abordar no trabalho de conclusão do curso? • JUSTIFICATIVA: Discorrer / informar qual a finalidade, a relevância e motivos do estudo? Dizer por quê é importante estudar esse tema? • PROBLEMA: Qual(is) a(s) pergunta(s) ou questão(ões) buscará responder com o estudo que irá realizar?

13 • DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA:
Dizer qual será a abrangência do estudo, envolve três magnitudes: - Temporal: período (anos) a ser considerado; - Espacial: dizer qual município(s), região(ões), estado(s) ou país(es); - Campo (área) e aspectos ou variáveis: especificar a abrangência em termos de departamentos, setores ou secretárias e quais variáveis serão consideradas.

14 • HIPÓTESES: - Considerando o conhecimento que você já tem do assunto e sua experiência prática e teórica: dizer quais são os possíveis resultados esperados? - Sugerem quais serão as possíveis respostas para o problema [questão(ões)] formulado anteriormente?

15 2 OBJETIVOS - Referem-se aos resultados que se pretende alcançar com o estudo. • OBJETIVO GERAL: - Define de modo amplo o que se pretende alcançar; uma visão geral / abrangente. • OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Definem ações específicas que irão contribuir para se atingir o objetivo geral; - Tratam dos aspectos concretos que irão ser abordados na pesquisa; - Orientam o levantamento de informações e servem de base para definir as partes do trabalho.

16 3 INDICATIVOS METODOLÓGICOS
- Explicitar como será desenvolvido o estudo; - Qual o tipo de pesquisa, de abordagem e os instrumentos técnicos / metodológicos que serão utilizados para a coleta e análise dos dados? - Envolve portanto: tipo de pesquisa/estudo; tipo de material a ser utilizado, local e forma de obtenção das informações, técnicas de coleta de dados, forma de tabulação e análise e, até, a forma de apresentação do trabalho.

17 4 REVISÃO DE LITERATURA - Mostrar estudos de outros autores sobre o assunto ou a ele relacionados; - Expor conceitos e teorias que auxiliam na compreensão do tema/assunto; - Confrontar idéias de outros pesquisadores para demonstrar contradições, ou reafirmar posições e conclusões.

18 5 PLANO DE ESTUDOS E CRONOGRAMA
- Discriminar as etapas / atividades para o desenvolvimento do estudo; - Estabelecer prazos (período) e tempo em que serão executadas cada etapa; - Apresenta-se normalmente um quadro listando as atividades e o prazo de sua execução.

19 6 REFERÊNCIAS (Bibliográficas)
- Listar conforme determinam as normas da ABNT as referências (livros, artigos, documentos, relatórios e outros) que foram consultados na elaboração deste projeto; - Devem constar, necessariamente, todos os autores (trabalhos) utilizados na revisão de literatura efetuada, bem como aqueles que por ventura foram utilizados nas outras partes do projeto.

20 CRONOGRAMA

21 Data / período Atividade Aula Inaugural a Postagem do Cadastro e escolha do Orientador < a Elaboração do Projeto do TCC Homologação dos orientadores para cada um dos alunos / SEC-DAD Entrega do Projeto do TCC impresso / SEC-DAD Entrega da Revisão da Literatura / SEC-DAD Entrega da Metodologia com a caracterização do objeto de estudo 30/ / SEC-DAD Entrega do TCC impresso – 3 vias – encadernação espiral 24/10 a 4/11/2011 Defesa pública do TCC (Edital 17/10/2011) 07/10/2011 Antecipação da defesa após 75% Ch Calendário: 25/02 a 21/11/2011 = 10 horas aulas semanais = 290 ha Defesa: 24/out a 04/nov = 2 ha diarias = 10 ha. Ch.total = 300 ha


Carregar ppt "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google