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Orientador: Prof. Maigon Pontuschka

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Apresentação em tema: "Orientador: Prof. Maigon Pontuschka"— Transcrição da apresentação:

1 Orientador: Prof. Maigon Pontuschka
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR Campus de Cacoal – Extensão em Presidente Médici-RO Curso de Engenharia de Pesca e Aquicultura Trabalho de Filosofia A Verdade Orientador: Prof. Maigon Pontuschka Presidente Médici-RO Março de 2012

2 Lu-Ruama Sulamita Galdino dos Santos Wender Lopes Vitorino da Silva
Alunos: Lu-Ruama Sulamita Galdino dos Santos Maurício Schons Rafael Silva Wender Lopes Vitorino da Silva

3 Não se aprende Filosofia, mas a filosofar. Immanuel Kant
A VERDADE Não se aprende Filosofia, mas a filosofar. Immanuel Kant

4 A Verdade como um Valor A Filosofia não é um conjunto de idéias e de sistemas que possamos aprender automaticamente, mas uma decisão ou deliberação orientada por um valor: a verdade.

5 Ignorância, Incerteza e Insegurança
Ignorar é não saber alguma coisa.

6 Ignorância, Incerteza e Insegurança
A ignorância pode ser tão profunda que nem sequer a percebemos, isto é, não sabemos que não sabemos.

7 Ignorância, Incerteza e Insegurança
A incerteza é diferente da ignorância porque, na incerteza, descobrimos que somos ignorantes, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da realidade, que há falhas naquilo que durante muito tempo nos serviu.

8 Ignorância, Incerteza e Insegurança
Na incerteza não sabemos o que pensar, o que dizer ou o que fazer em certas situações. Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança.

9 Ignorância, Incerteza e Insegurança

10 As Concepções da Verdade
Nossa idéia da verdade foi construída ao longo dos séculos, com base em três concepções diferentes, vindas da língua grega, da latina e da hebraica.

11 As Concepções da Verdade
Em grego, verdade se diz alétheia, que significa “não esquecido” e justamente por isso, no Mito de Er, Platão fala da verdade como o que é lembrado ou não esquecido.

12 As Concepções da Verdade
Em latim,verdade se diz veritas e se refere à precisão,ao rigor e à exatidão de um relato, no qual se diz com detalhes, pormenores e fidelidade o que realmente aconteceu.

13 As Concepções da Verdade
Em hebraico verdade se diz emunah e significa “confiança”. Agora são as pessoas e Deus quem são verdadeiros. A verdade é uma crença fundada na esperança e na confiança de uma promessa, e refere-se ao futuro, ao que será ou virá.

14 Diferentes Teorias Sobre a Verdade
Existem diferentes concepções filosóficas sobre a natureza do conhecimento verdadeiro que dependem da idéia original da que predomina no pensamento de um ou de alguns filósofos.

15 Diferentes Teorias Sobre a Verdade
Quando prevalece alétheia, considera-se que a verdade está nas próprias coisas ou na própria realidade, e o conhecimento verdadeiro é a apreensão intelectual e racional dessa verdade. A marca principal do conhecimento é a evidência, isto é, a visão intelectual e racional da realidade.

16 Diferentes Teorias Sobre a Verdade

17 Diferentes Teorias Sobre a Verdade
A marca da verdade é, portanto, o consenso e a confiança recíprocos entre os membros de uma comunidade.

18 Dogmatismo e a busca da Verdade
Quando prestamos atenção em Sócrates ou Descartes, notamos que ambos, por motivos diferentes e usando procedimentos diferentes, fazem a mesma coisa: desconfiam das opiniões e crenças estabelecidas em suas sociedades, mas também desconfiam das próprias idéias e opiniões. Do que desconfiam eles, afinal? Desconfiam do dogmatismo.

19 Dogmatismo e a busca da Verdade
E o que é Dogmatismo? É uma atitude natural e espontânea que temos desde crianças. É nossa crença de que o mundo existe e que é exatamente da forma como o percebemos. Temos essa crença porque somos seres práticos, nos relacionamos com a realidade como se ela fosse um conjunto de coisas, fatos e pessoas que são úteis ou inúteis para nossa sobrevivência.

20 Dogmatismo e a busca da Verdade
Na atitude dogmática, tomamos o mundo como já dado, já feito, já pensado, já transformado. Na atitude dogmática ou natural, aceitamos sem nenhum problema que há uma realidade exterior a nós e que, embora externa e diferente de nós pode ser conhecida tecnicamente transformada por nós.

21 Dogmatismo e a busca da Verdade
A atitude dogmática ou natural se rompe quando somos capazes de uma atitude de estranhamento diante das coisas que nos pareciam familiares.

22 Cosmogonia É a narrativa sobre o nascimento e a organização do mundo, a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinas.

23 Teogonia É a narrativa de origem dos Deuses, a partir de seus pais e antepassados.

24 Em Busca da Verdade A Filosofia, torna-se uma cosmologia, uma explicação racional sobre a origem ao mundo e sobre as causas das transformações e repetição das coisas.

25 Filosofia na Grécia As viagens marítimas; A invenção do calendário;
A invenção da moeda; O surgimento da vida urbana; A invenção da escrita alfabética; A invenção da política.

26 O Sentido das Palavras A mesma estranheza pode ser encontrada nos versos de Fernando Pessoa: O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega fingir que é dor, A dor que deveras sente.

27 O Sentido das Palavras A palavra tem esse poder misterioso de transformar o que não existe em realidade e te dar a aparência de irrealidade ao que realmente existe. Como é possível que as palavras tenham o poder para tornar verdadeiro, falso,e fazer do falso, verdadeiro? Como seria uma sociedade na qual a mentira fosse regra?

28 O Sentido das Palavras Como é possível que a linguagem tenha tamanho poder mistificador? É que os seres humanos, desde as culturas mais antigas, sempre acreditaram que certas palavras podem ter força para fazer acontecer ou não as coisas acontecerem, pois têm poderes mágicos.

29 O Sentido das Palavras Como é possível que a linguagem seja capaz de produzir coisas ou fatos? Como uma mesma coisa – a palavra, o discurso – pode ser origem,ao mesmo tempo, da verdade e da falsidade? Como essa duplicidade misteriosa da linguagem podem servir para manter o dogmatismo? Mas também, como pode despertar o desejo da verdade?

30 Verdades Reveladas e Verdades Alcançadas
A atitude dogmática é conservadora, isto é, sente receio das novidades, do inesperado, do desconhecido e de tudo o que possa desequilibrar as crenças e opiniões já constituídas. Esse conservadorismo pode aumentar ainda mais quando o dogmatismo estiver convencido de que várias de suas opiniões e crenças vieram de uma fonte sagrada, de uma revelação divina incontestável e incontestada.

31 Verdades Reveladas e Verdades Alcançadas
Aqueles que ousam enfrentar essas crenças e opiniões são tidos como criminosos, blasfemadores e heréticos. Esse conflito entre verdades reveladas e verdades alcançadas pelos humanos por meio do exercício da inteligência e da razão tem sido também uma questão que preocupa a Filosofia, desde o surgimento do cristianismo.

32 Dificuldades para a busca da Verdade
Em nossa sociedade é muito difícil despertar o desejo de buscar a verdade. Pode parecer paradoxal que assim seja, pois parecemos viver numa sociedade que acredita nas ciências, que luta por escolas, que recebe durante 24 horas diárias informações vindas de jornais, rádios e televisões, que possui editoras, livrarias, bibliotecas, museus, salas de cinema e de teatro, vídeos, fotografias e computadores.

33 Dificuldades para a busca da Verdade
Pois é justamente essa enorme quantidade de veículos e formas de informação que acaba tornando tão difícil a busca da verdade, pois todo mundo acredita no que está recebendo e, por isso não tem meios de avaliar o que recebem.

34 Dificuldades para a busca da Verdade
Uma outra dificuldade para fazer surgir o desejo da busca da verdade, em nossa sociedade, vem da propaganda. A propaganda trata as pessoas – crianças, jovens, adultos, idosos – como crianças extremamente ingênuas e crédulas.

35 Dificuldades para a busca da Verdade
Para essas pessoas, surge o desejo e a necessidade da busca da verdade. Essa busca nasce não só da dúvida e da incerteza, nasce também da ação deliberada contra os preconceitos, contra as idéias e as opiniões estabelecidas, contra as crenças que paralisam a capacidade de pensar e agir livremente.

36 É a verdade que nos possui.
Conclusão Não somos nós que criamos a verdade, que a dominamos e a fazemos valer. É a verdade que nos possui. Alejandro Llano

37 Referências Bibliográficas
Chauí, Marilena-Filosofia: Ensino Médio, volume único São Paulo – Ática, 2005 (Série Brasil)


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