A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 - 18/11/2013 JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ TEXTO ÁUREO “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 - 18/11/2013 JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ TEXTO ÁUREO “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros,"— Transcrição da apresentação:

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 - 18/11/2013 JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ
TEXTO ÁUREO “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” Fp 2.15.

2 2) Alertar que fomos chamados para atender uma expectativa divina;
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ VERDADE APLICADA Nossa vida santa deve atuar como sal para deter a corrupção que a cada dia se alastra ao nosso redor. OBJETIVOS DA LIÇÃO 1) Mostrar a importância da influência cristã no mundo em que habitamos; 2) Alertar que fomos chamados para atender uma expectativa divina; 3) Ensinar que Jesus nos comparou a Ele, ao dizer que somos a luz do mundo. TEXTO DE REFERÊNCIA => Mt

3 INTRODUÇÃO Sal e luz, Jesus os alertava sobre: Suas responsabilidades;
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ INTRODUÇÃO Ao comparar seus discípulos com: Sal e luz, Jesus os alertava sobre: Suas responsabilidades; Sua influência perante a sociedade. A sociedade: Os observava como exemplos; Os ouvia como fonte de esperança.

4 1. JESUS E SEU DISCURSO SOBRE OS VALORES DO SAL
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 1. JESUS E SEU DISCURSO SOBRE OS VALORES DO SAL 1.1. COMO O SAL ERA VISTO PELOS ANTIGOS (Lv 2.13; Nm 18.19) O crente como sal da terra e luz do mundo precisa: Demonstrar uma nova vida, um novo proceder; Preservar a sociedade da putrefação moral. O sal era indispensável nos ofícios sagrados; Era exigido nos sacrifícios; Representava a validade da duração de um pacto. Simbolizava a fidelidade. Os orientais ratificam suas promessas: Através de presentes de sal. O profeta Eliseu usou sal para purificar as águas; Que tornavam as terras improdutivas; Simbolizando o seu poder de transformar.

5 1. JESUS E SEU DISCURSO SOBRE OS VALORES DO SAL
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 1. JESUS E SEU DISCURSO SOBRE OS VALORES DO SAL 1.2. O SAL NÃO CURA A CORRUPÇÃO, INFLUI NA SUA PREVENÇÃO O sal não é antisséptico, é asséptico (Morgan): Antisséptico - contrário ao veneno, capaz de curar. Asséptico – destituído de veneno. O sal nunca cura a corrupção mas a previne. O sal não descontamina a carne contaminada. O sal ao redor: Impedirá que a contaminação se alastre. Impedirá que a corrupção de espalhe. O cristão, no mundo como sal, tem a função de: Impedir que o pecado se alastre ainda mais.

6 1. JESUS E SEU DISCURSO SOBRE OS VALORES DO SAL
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 1. JESUS E SEU DISCURSO SOBRE OS VALORES DO SAL 1.3. NEM TODOS PODEM SER CONSIDERADOS COMO SAL (Mc ) O sal que não impede a putrefação: É insípido, perdeu seu valor e sabor. Jesus nos chamou para termos a vida: Influenciada pelo seu caráter e que esse inunde a vida dos pecadores. Nossa vida e palavra devem ser: Temperadas com sal; Terem sabor agradável; Uma manifestação da graça sobrenatural (Cl 4.6).

7 1. JESUS E SEU DISCURSO SOBRE OS VALORES DO SAL
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 1. JESUS E SEU DISCURSO SOBRE OS VALORES DO SAL 1.3a. NEM TODOS PODEM SER CONSIDERADOS COMO SAL A esperança para a sociedade é a vinda do Reino de Deus. A luz revela o oculto; A vida do cristão deve revelar; O que ele é no íntimo. Somos chamados para mostrar a glória de Deus: Exercendo papel de luz e sal; Vivendo no mais profundo amor; Ter o sabor agradável de uma vida pura, santa, crucificando a carne.

8 2. JESUS DISSE: O SAL PODE PERDER O SABOR
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 2. JESUS DISSE: O SAL PODE PERDER O SABOR E SE O SAL VIER A SER INSÍPIDO...? (Mc ) Vira monturo, areia, perde seu real valor. Quando Jesus diz que somos o sal da terra: Quer dizer que nossa vida ter que ser fantástica; Saborosa, tem que ter gosto; Para desgosto da terra; Quer dizer que somos o paladar de Deus; O antídoto para uma vida sem sabor. Para ser sal, o conteúdo deve ser imaculado. Com elevado caráter de justiça, verdade, bondade. Uma verdade vivida em amor.

9 2. JESUS DISSE: O SAL PODE PERDER O SABOR
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 2. JESUS DISSE: O SAL PODE PERDER O SABOR 2.2. SAL QUE NÃO TEMPERA É JOGADO FORA (Ef 4.29) Jesus afirmou que o sal que perdeu sua virtude: Perdeu também a razão de existir; O sal pode ter aparência de sal, Mas não manteve sua qualidade de salgar. Vivemos a era das aparências: Existem as igreja conformadas com o mundo: Pregam um evangelho barateado, fácil; Para crentes fracos, sem compromisso. Não estão em conformidade com a Palavra.

10 2. JESUS DISSE: O SAL PODE PERDER O SABOR
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 2. JESUS DISSE: O SAL PODE PERDER O SABOR 2.3. SAL NÃO É SÓ APARÊNCIA, TEM QUE AGIR (Ef 4.29) O que as pessoas esperam de nós? A dona de casa não guardaria o sal se soubesse que ele não teria utilidade. Se o cristão perde a credibilidade: Não cumpre a responsabilidade de ser sal; Não zela pelo nome de cristão; Não influencia ninguém. Será descartado, desprezado. Esqueceu o propósito de sua existência: Amar e servir a Deus de todo coração.

11 3. PORQUE O SAL ERA IMPORTANTE PARA JESUS?
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 3. PORQUE O SAL ERA IMPORTANTE PARA JESUS? 3.1. O SAL PRESERVA (Mc 9.50) Jesus conhecia o valor do sal e afirmou: “Se o sal se tornar insípido, com o que há de salgar”? Perde o sabor, seu valor e seu lugar. O mundo ainda existe por causa da Igreja. Quando a Igreja for retirada da terra: A podridão tomará conta dos povos sem Deus; A decomposição final os levará ao inferno. Ser sal é ser santo, diferente e contagiante. Sendo luz deveríamos causar impacto: Algumas pessoas se sentiriam reprovadas. Charles Finney ao passar de trem por uma cidade; Sua unção levou pessoas que bebiam à igreja!!!

12 3. PORQUE O SAL ERA IMPORTANTE PARA JESUS?
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 3. PORQUE O SAL ERA IMPORTANTE PARA JESUS? 3.2. O SAL É VALIOSO E IMPORTANTE O sal preserva e dá sabor sem aparecer. Excessivo ninguém o suporta. Quando pouco ninguém nota. Deve existir na proporção certa! O discurso do “crente sal” deve ser o mesmo de J. Batista: “Que Ele cresça e eu desapareça”. (Jo 3.30) Sal em excesso  É fanatismo religioso: Ao em vez de dar sabor afugenta. (Mt 23.13) Pouco sal  liberalistas se acomodam com o mundo; Nada é pecado...misericórdia! Ser sal e ser equilibrado. Aleluia!

13 3. PORQUE O SAL ERA IMPORTANTE PARA JESUS?
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 3. PORQUE O SAL ERA IMPORTANTE PARA JESUS? 3.3. O SAL DEVE ATENDER A UMA EXPECTATIVA DIVINA Jesus disse: “com que há de se salgar?” Pessoas regeneradas, nascidas de novo, Sabem o valor de sua existência. (Ou pelo menos deveriam!) Nova vida, novas atitudes, deve causar impacto. Nada no evangelho é estático, é dinâmico. Saiamos dessa prisão chamada inércia (Rm 8.19). Vivemos tempos de “farisaísmo” cristão: Pessoas que vivem de aparências; Parecem sal, mas são inúteis, improdutivos. (Exemplo de Ló Gn 19.15, 16, 22)

14 4. JESUS AFIRMOU: DISCÍPULOS ERAM A LUZ DO MUNDO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 4. JESUS AFIRMOU: DISCÍPULOS ERAM A LUZ DO MUNDO 4.1. A LUZ FOI FEITA PARA ILUMINAR (2Co 4.4) O mundo vive em trevas, cegado pelo seu deus. Devemos valorizar a declaração de Jesus: “Quem me segue...terá luz na vida.” (Jo 8.12) Não se esconde uma cidade edificada num monte. Posição de destaque: (Mt 5.14) O monte é Jesus, fomos feito para brilhar A Igreja brilha, sua luz alcança os povos. Jesus conferiu-nos o título que tomou para si: LUZ DO MUNDO, Colocou-nos numa posição elevada, Para iluminar os habitantes em trevas.

15 4. JESUS AFIRMOU: DISCÍPULOS ERAM A LUZ DO MUNDO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 4. JESUS AFIRMOU: DISCÍPULOS ERAM A LUZ DO MUNDO 4.2. OS CRISTÃOS SÃO REFLETORES, NÃO ESTRELAS Ninguém ouse brilhar além de Jesus, que é a LUZ! O cristão não tem luz própria, recebe de Cristo. Nele nós recebemos e refletimos a sua luz! (2Pe 1.19) A lâmpada precisa de energia para brilhar. O óleo era usado como combustível. O pavio era aceso, enquanto houvesse óleo, havia luz. Tem muita gente queimando pavio e fumegando; Não há mais óleo, não se sabe onde está. Óleo – símbolo do Espírito Santo. O Espirito Santo é o combustível que faz o cristão: Iluminar, brilhar, agir, transformar. Aleluia! (Ap 22.16)

16 4. JESUS AFIRMOU: DISCÍPULOS ERAM A LUZ DO MUNDO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ 4. JESUS AFIRMOU: DISCÍPULOS ERAM A LUZ DO MUNDO 4.3. SAL E LUZ, COMBINAÇÃO PERFEITA (Mt ) Comparando seus discípulos a sal e luz; Jesus alcança seus objetivos. SAL  Opera na massa, internamente. Representa purificação, santificação. Dá sabor maravilhoso onde opera. LUZ  Opera externamente. Iluminando tudo que alcança. Quando aparece, as trevas desaparecem. Espiritualmente, mostra as manchas do pecado. Recebemos e refletimos a sua Luz! A lua é uma luminária que reflete a luz do sol. Só brilharemos se tivermos a luz de Cristo em nós.

17 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 - 18/11/2013 JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ
CONCLUSÃO Disse Jesus: “Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (Jo 3.21). “nem se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire” (Mt 5.15). A ausência dessa luz tem trazido trevas. Por esse motivo pessoas não vem para a luz. Existem pessoas que se colocam debaixo do alqueire: Do comodismo, da indiferença, da falta de fé e da ação. Pessoas que se apagam pela ausência de Deus.

18 DEUS ABENÇOE A TODOS! A AULA FOI BOA? ESTE É O MINISTÉRIO DO ENSINO.
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/ JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ A AULA FOI BOA? ESTE É O MINISTÉRIO DO ENSINO. A EB É SUA, É BÊNÇÃO! OREM PELA EB! PROCUREM NÃO FALTAR A UMA EB! MOTIVEM OUTROS A PARTICIPAREM! VENCE O MAL QUEM VEM À ESCOLA BÍBLICA! DEUS ABENÇOE A TODOS!


Carregar ppt "IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO 33 - 18/11/2013 JESUS E OS VALORES DO SAL E DA LUZ TEXTO ÁUREO “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google