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O Futuro das Profissões

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Apresentação em tema: "O Futuro das Profissões"— Transcrição da apresentação:

1 O Futuro das Profissões
Prof. Cristiano M. Costa Fucape Business School

2 O Futuro das Profissões
O Brasil possui dois gargalos econômicos: Educação e infraestutura Similaridades Longo-prazo Investimento contínuo Quais profissões serão importantes no futuro?

3 Roteiro Introdução Formação profissional Habilidade e profissões
O futuro das profissões Quais os desafios? Considerações finais

4 Introdução O país está em uma situação delicada: Consequência:
educação básica deficiente evasão escolar no EM auto-seleção para as áreas de exatas, saúde e direito Consequência: Produtividade média do trabalhador é baixa Produtos brasileiros são mais caros

5 Introdução Indicador Posição PIB 6ª IDH 85ª Renda Per Capita 75ª PISA
53ª

6 Introdução Estratégia: O 1º passo foi dado: Desafios:
Educação básica (fundamental + médio) O 1º passo foi dado: Acesso e infraestrutura Desafios: Elevar as habilidades desenvolvidas Planejar o futuro da educação

7 Introdução Habilidades: Longo-prazo: Desafios
O que sabemos sobre a formação de habilidades? Cognitivas vs. não-cognitivas Quais habilidades são importantes? Longo-prazo: Financiamento Demografia Desafios

8 Formação profissional
A formação profissional se dá a partir do desenvolvimento de habilidades: Cognitivas Não-cognitivas A literatura empírica tem estudado a formação de habilidade e seus resultados econômicos.

9 Formação profissional
Habilidades cognitivas: Memória Raciocínio lógico Conhecimento numérico Desenvolvimento linguístico Habilidades não-cognitivas Paciência / motivação Auto-controle / auto-estima Perseverança Convívio social

10 Formação profissional
Habilidades cognitivas: Educação infantil Cumulativa Muito cara de ser remediada após infância Genética e ambiente externo Altamente importante para o sucesso econômico Distância aumenta com o tempo

11 Formação profissional
Habilidades não-cognitivas: Ajuda a desenvolver a habilidade cognitiva Pode ser remediada na adolescência Valorizada no mercado de trabalho Afeta outros resultados sociais: Criminalidade Gravidez na adolescência Evasão escolar Emprego

12 Formação profissional
SAEB / PROVA BRASIL - 4ª Série - INEP – 2011 – Primeiros Resultados Português Matemática Distrito Federal 209,66 228,67 Minas Gerais 207,05 229,14 Santa Catarina 204,14 225,53 Paraná 200,09 224,61 São Paulo 199,96 221,52 Rio de Janeiro 199,8 220,53 Espírito Santo 196,1 216,21 Rio Grande do Sul 194,5 213,16 BRASIL 190,58 209,63

13 Formação profissional
Habilidades não-cognitivas Difícil de medir Fundamentais no mercado de trabalho Projeto Observatório da Educação Auto-estima Perspectiva de futuro

14 Formação profissional
O ES está bem posicionado dentro do Brasil Habilidades cognitivas Porém, o Brasil está mal posicionado mundialmente e no tempo. Há evolução, mas a velocidade é lenta.

15 Formação profissional
As demandas do mercado são imediatas!

16 Formação profissional
Como adquirir habilidades? Horas de estudo Absorção do conhecimento e disciplina Exatas e línguas Fatores determinantes Educadores Ambiente escolar Família Perspectiva de futuro

17 Habilidades e Profissões
Quais habilidades são demandadas em cada setor econômico? Algumas profissões são intensivas em cognitivas: Engenharias, física, economia, etc. Outras, demandam as duas habilidades: Administração, jornalismo, medicina, direito, etc.

18 Habilidades e Profissões

19 Habilidades e Profissões

20 Habilidades e Profissões
As profissões demandadas hoje: Engenharias, economia, medicina, etc. Poucos estudantes com pleno desenvolvimento destas habilidades. Escola compete com o mercado de trabalho.

21 Habilidades e Profissões

22 O Futuro das Profissões
As profissões que demandam: Habilidades cognitivas Criatividade 2,5% do PIB brasileiro está nos setores criativos Cinema, audiovisual, moda, software, jogos eletrônicos, etc. Engenharias Ainda existe grande demanda

23 O Futuro das Profissões

24 O Futuro das Profissões
Engenheiros Brasil: 63,000 (2011) China: 400,000 (2006) Engenheiros como % do total de concluintes Brasil: 7,3% (2011) China: 38 % (2006)

25 O Futuro das Profissões
Outras profissões para o futuro? Medicina Enfermagem Fisioterapia Radiologia Biologia Química Farmácia

26 O Futuro das Profissões

27 O Futuro das Profissões
E as habilidades não-cognitivas? Fundamentais no setor de serviços Desindustrialização ou desenvolvimento? Serviços: 67% do PIB Saúde e educação Outras áreas: Turismo, línguas, contabilidade, etc.

28 Quais os desafios? O desafio para o ES e Brasil passa por 5 dimensões:
Educação básica Planejamento de longo prazo Gestão escolar Formação superior Capacitação docente

29 Quais os desafios? Educação básica
Quantidade de horas Habilidades cognitivas Mais recursos para a educação básica Investimento em qualidade Alunos / professor Distribuição entre básico e superior

30 Quais os desafios?

31 Quais os desafios? Visão de longo prazo Gestão escolar Demografia
Previdência e infraestrutura Turno integral Estrutura curricular (EM) Gestão escolar Incentivos financeiros Informática / monitoramento Frequência docente e discente

32 Quais os desafios? Formação Superior Faltam Vagas?
Qualidade vs. Quantidade Nossa Bolsa / Prouni Pré-Enem / Vestibular Fomento à pesquisa Faltam Vagas? Ou faltam alunos?

33 Quais os desafios?

34 Quais os desafios? Capacitação Docente Habilidades
Física / Matemática Química / Biologia Língua Portuguesa Treinamento e seleção Linguagem da “Geração Z”

35 Considerações Finais O ES está relativamente bem posicionado nacionalmente em termos de educação básica. Mas, o Brasil está atrasado como um todo. Estratégia  Educação Básica ES precisa identificar habilidades e setores. Saúde, engenharias e criatividade.


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