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O SAEB e a Prova Brasil 2011. Programação HorárioAtividade 1º Dia 9h às 9:30hAbertura do Treinamento 9:30h às 10:30hO Saeb e a Prova Brasil 2011 Logística.

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1 O SAEB e a Prova Brasil 2011

2 Programação HorárioAtividade 1º Dia 9h às 9:30hAbertura do Treinamento 9:30h às 10:30hO Saeb e a Prova Brasil 2011 Logística da Avaliação 10:30h às 13hManual do Coordenador de Polo 13h às 14hAlmoço 14h às 18hManual do Aplicador Exibição do Vídeo Instrumentos do Saeb/Prova Brasil 2º Dia 9h às 11:30hEstudos de caso Check list das atividades 11:30h às 13hSistema online 13h às 14hAlmoço 14h às 17:30hProvidências e tabela de valores Avaliação da capacitação Planejamento das atividades demandadas 17:30h às 18hEncerramento

3 Material Treinamento As apresentações de slides que serão utilizadas neste treinamento estarão disponíveis no endereço eletrônico abaixo:

4 Dúvidas posteriores As dúvidas posteriores a este treinamento devem ser encaminhadas aos Coordenadores Estaduais de Logística ou, se for o caso, diretamente ao CESPE/UnB para os contatos abaixo: UF TELEFONES (61) / / /

5 Plantão para dúvidas e emergências nos dias da aplicação POR S E NOS TELEFONES: (61) / /

6 SAEB e PROVA BRASIL 2011 O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB, desde a sua implantação em 1990, estruturou-se com o objetivo principal de oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas.

7 SAEB e PROVA BRASIL 2011 Pela Portaria Ministerial n.° 931, de 21 de março de 2005, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb foi reinstituído de forma que passou a ser composto por dois processos de avaliação. 1)A Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB. 2)A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC.

8 SAEB e PROVA BRASIL 2011 Para aproveitar os nomes já conhecidos, a Avaliação Nacional da Educação Básica – ANEB está sendo chamada de SAEB, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – ANRESC de Prova Brasil.

9 Foco e Objetivos O SAEB permite produzir resultados de desempenho dos alunos brasileiros, conforme os estratos amostrais; permite também a promoção de estudos que investiguem a equidade e a eficiência dos Sistemas e Redes de Ensino que relacionem o desempenho dos alunos aos fatores a eles associados.

10 Foco e Objetivos O SAEB será aplicado a uma amostra de alunos de 4.ª série (ou 5.º ano) e 8.ª série (ou 9.º ano) do EF e da 3.ª série do EM, das redes públicas urbanas e rurais e particulares do país. Avaliará o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.

11 Foco e Objetivos São objetivos gerais da Prova Brasil: a)avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global; b)melhorar os padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e prestar contas dos seus resultados à sociedade em geral; c)fornecer informações para o poder público, definir ações voltadas para superação dos problemas identificados e dirigir apoio técnico e financeiro para o aperfeiçoamento das redes de ensino e redução das desigualdades.

12 Foco e Objetivos A Prova Brasil será aplicada aos alunos de 5.º ano (4.ª série) e 9.º ano (8.ª série) do EF, das escolas públicas urbanas e rurais, com pelo menos 20 alunos matriculados na série avaliada, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

13 Abrangência Em 2011, estima-se que o SAEB e a Prova Brasil abrangerão aproximadamente alunos, sendo do 5.º ano (4.ª série) do ensino fundamental e do 9.º ano (8.ª série) do ensino fundamental. Além disso, para compor a amostra da ANEB serão agregados alunos, estimando–se um total de alunos para as duas avaliações.

14 Participação das Escolas O comprometimento dos participantes é fundamental para a qualidade dos resultados apurados, e é fundamental que a escola ou rede participe para que tenha seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado.

15 Participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação As secretarias de Educação são o elo do Inep com todas as escolas avaliadas, sejam estaduais, municipais ou particulares (no caso do Saeb), e ajudam a articular e viabilizar a aplicação da prova nos estados.


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