A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: Trigonometria Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: Trigonometria Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES No uso das Tecnologias da Informação e Comunicação
Tema: Trigonometria Nível de Ensino: Médio (Primeira Série) Disciplina: Matemática Autor : Prof. Marco Antônio Sabará País : Brasil

2 INTRODUÇÃO Os primeiros trabalhos elementares envolvendo conceitos trigonométricos foram desenvolvidos pelos babilônios e antigos egípcios, que realizavam estudos e cálculos relativos a fenômenos astronômicos e geográficos, como a determinação de eclipses, fases da lua, distâncias inacessíveis e rotas de navegação. Desde então, um longo processo histórico colocou a Trigonometria no centro da discussão científica.

3 OBJETIVOS Capacitar o educando para perceber a utilização da Trigonometria nas Ciências Formais e nos fenômenos cotidianos, aplicando-a como ferramental para melhor compreensão de seu entorno e para aplicação concreta dos conceitos algébricos ministrados durante o curso normal de Matemática. Motivar o processo ensino-aprendizagem através da aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação.

4 CONTEÚDOS Razões Trigonométricas Trigonometria no Triângulo
Circunferência Arcos e Ângulos; Ciclo Trigonométrico; Seno; Cosseno Tangente Cotangente, Secante e Cossecante; Relações Fundamentais; Transformações Trigonométricas; Funções Circulares.

5 RESPONSABILIDADES DO DOCENTE
Expor o tema a ser investigado, motivando os discentes; Esclarecer passo a passo a metodologia que será adotada na condução do processo de investigação; Estabelecer prazos e metas a alcançar; Explanar sobre as bases conceituais mediante exposição dialogada; Assessorar o desenvolvimento da investigação; Elaborar material de apoio; Instigar a curiosidade dos discentes e propor desafios; Facilitar o trabalho investigativo, facilitando a formação da comunidade virtual; Divulgar as ações realizadas a fim de dar visibilidade ao processo.

6 RESPONSABILIDADES DO DISCENTE
Proceder ao trabalho investigativo segundo as orientações do docente; Realizar as atividades de forma lógica e planejada; Cumprir os prazos previamente estabelecidos; Formatar os resultados da investigação de forma clara, elegante, criativa e agradável; Além do tempo externo, ocupar-se de 12 horas-aula para o processo investigativo (dentro do calendário letivo normal).

7 SUGESTÕES PARA INTERDISCIPLINARIDADE
Ciências Exatas: Explorar as aplicações da Trigonometria ao estudo formal de Física e Química e nos fenômenos físico-químicos cotidianos; Ciências Humanas: Investigar as relações do desenvolvimento histórico-geográfico da Trigonometria com a evolução dos processos históricos, culturais e sócio-econômicos, como causa ou conseqüência; Ciências Biológicas: Explorar as aplicações da Trigonometria ao estudo formal da Biologia e na observação de fenômenos biológico cotidianos; Linguagem e seus códigos: Aplicar a Norma Culta Padrão (Língua Portuguesa) na estruturação das apresentações dos resultados da investigação e elaborar versões dos documentos em Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol).

8 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
Microcomputador com MS Office instalado e acesso à Internet e servidor de ; Softwares educativos; Vídeos, DVD’s e DD-ROM’s; Projetor multimídia para apresentações; Retroprojetor; Projetor de opacos; Flipchart

9 BIBLIOGRAFIA www.webquest.com.br www.webquest.futuro.usp.br
Softwares educativos diversos Livros de Matemática para o Ensino Médio Vídeos e DVD’s educacionais

10 AVALIAÇÃO Receber e avaliar os trabalhos (impressos, , disquete ou CD) quanto à forma e prazo; Realizar sessão plenária para apresentação do resultado final dos trabalhos e discussão dos resultados alcançados no processo, em relação ao tema e em relação à própria metodologia de trabalho; Compartilhar o resultado final com os demais elementos da comunidade escolar a fim de iniciar a formação de uma comunidade de aprendizagem.


Carregar ppt "Tema: Trigonometria Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google