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MODELO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES No uso das Tecnologias da Informação e Comunicação Tema: Exponencial e Logaritmo Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)

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1 MODELO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES No uso das Tecnologias da Informação e Comunicação Tema: Exponencial e Logaritmo Nível de Ensino: Médio (Primeira Série) Disciplina: Matemática Autor : Prof. Marco Antônio Sabará País : Brasil

2 INTRODUÇÃO No início do século XVIII, a astronomia, o comércio e a navegação atingiram um estágio de desenvolvimento que exigia cálculos aritméticos cada vez mais complicados. Por essa razão, havia um grande interesse em se obter processos mais rápidos e precisos em cálculos envolvendo multiplicações, divisões, potências e raízes. Desde a época de sua criação até o surgimento das calculadoras e computadores, os logaritmos constituíram-se numa poderosa ferramenta de cálculo e foram decisivos para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

3 OBJETIVOS Capacitar o educando para perceber a utilização da Função Exponencial e dos Logaritmos nas Ciências Formais e nos fenômenos cotidianos, aplicando-a como ferramental para melhor compreensão de seu entorno e para aplicação concreta dos conceitos algébricos ministrados durante o curso normal de Matemática. Motivar o processo ensino-aprendizagem através da aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação.

4 CONTEÚDOS Potência Equação Exponencial Inequação Exponencial Função Exponencial Funções compostas com f(x) = a x Logaritmo Sistemas de Logaritmos Propriedades Operatórias dos Logaritmos Equação Logarítmica Inequação Logarítmica Funções compostas com f(x) = log a x Logaritmo decimal

5 RESPONSABILIDADES DO DOCENTE Expor o tema a ser investigado, motivando os discentes; Esclarecer passo a passo a metodologia que será adotada na condução do processo de investigação; Estabelecer prazos e metas a alcançar; Explanar sobre as bases conceituais mediante exposição dialogada; Assessorar o desenvolvimento da investigação; Elaborar material de apoio; Instigar a curiosidade dos discentes e propor desafios; Facilitar o trabalho investigativo, facilitando a formação da comunidade virtual; Divulgar as ações realizadas a fim de dar visibilidade ao processo.

6 RESPONSABILIDADES DO DISCENTE Proceder ao trabalho investigativo segundo as orientações do docente; Realizar as atividades de forma lógica e planejada; Cumprir os prazos previamente estabelecidos; Formatar os resultados da investigação de forma clara, elegante, criativa e agradável; Além do tempo externo, ocupar-se de 12 horas-aula para o processo investigativo (dentro do calendário letivo normal).

7 SUGESTÕES PARA INTERDISCIPLINARIDADE Ciências Exatas: Explorar as aplicações da Função Exponencial e dos Logaritmos ao estudo formal de Física e Química e nos fenômenos físico-químicos cotidianos; Ciências Humanas: Investigar as relações do desenvolvimento histórico- geográfico da Função Exponencial e dos Logaritmos com a evolução dos processos históricos, culturais e sócio-econômicos, como causa ou conseqüência; Ciências Biológicas: Explorar as aplicações da Função Exponencial e dos Logaritmos ao estudo formal da Biologia e na observação de fenômenos biológico cotidianos; Linguagem e seus códigos: Aplicar a Norma Culta Padrão (Língua Portuguesa) na estruturação das apresentações dos resultados da investigação e elaborar versões dos documentos em Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol).

8 FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS Microcomputador com MS Office instalado e acesso à Internet e servidor de ; Softwares educativos; Vídeos, DVDs e DD-ROMs; Projetor multimídia para apresentações; Retroprojetor; Projetor de opacos; Flipchart

9 BIBLIOGRAFIA Softwares educativos diversos Livros de Matemática para o Ensino Médio Vídeos e DVDs educacionais

10 AVALIAÇÃO Receber e avaliar os trabalhos (impressos, , disquete ou CD) quanto à forma e prazo; Realizar sessão plenária para apresentação do resultado final dos trabalhos e discussão dos resultados alcançados no processo, em relação ao tema e em relação à própria metodologia de trabalho; Compartilhar o resultado final com os demais elementos da comunidade escolar a fim de iniciar a formação de uma comunidade de aprendizagem.


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