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ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL

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Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL"— Transcrição da apresentação:

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2 ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Colégio Educação 99/99/9999 Nome Responsável Implantação

3 FILME: FRANCISCA INTERAGINDO COM A PERSONAGEM CECÍLIA.
BOAS VINDAS FILME: FRANCISCA INTERAGINDO COM A PERSONAGEM CECÍLIA. (FALA DE BOAS VINDAS E JÁ APRESENTANDO A PROPOSTA PEDAGÓGICA)

4 NA SOCIEDADE OCIDENTAL A CRIANÇA SEMPRE FOI PERCEBIDA COMO SUJEITO?
HISTÓRIA DA INFÂNCIA NA SOCIEDADE OCIDENTAL A CRIANÇA SEMPRE FOI PERCEBIDA COMO SUJEITO?

5 HISTÓRIA DA INFÂNCIA

6 HISTÓRIA DA INFÂNCIA

7 HISTÓRIA DA INFÂNCIA

8 HISTÓRIA DA INFÂNCIA

9 HISTÓRIA DA INFÂNCIA o reconhecimento dos direitos da criança e da ideia de infância como etapa específica da evolução humana; não só como oportunidade para moralização e disciplinamento dentro de uma instituição que encaminha o eu devidamente orientado e controlado, ou como etapa para absorver o legado cultural, mas como um momento que precisa ser respeitado, estimulando o desenvolvimento do sujeito e favorecendo sua expressão. (Sacristán, 1999, p. 167) o reconhecimento dos direitos da criança e da ideia de infância como etapa específica da evolução humana; não só como oportunidade para moralização e disciplinamento dentro de uma instituição que encaminha o eu devidamente orientado e controlado, ou como etapa para absorver o legado cultural, mas como um momento que precisa ser respeitado, estimulando o desenvolvimento do sujeito e favorecendo sua expressão. (Sacristán, 1999, p. 167)

10 QUAL É A NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA?

11 criança de 0 a 5 anos → sujeito de direitos
PROPOSTA PEDAGÓGICA O trabalho pedagógico na educação infantil → função cultural e social na formação dos educandos criança de 0 a 5 anos → sujeito de direitos objetivo da educação infantil → garantir esses direitos “O trabalho pedagógico na educação infantil tem função cultural e social na formação dos educandos, implicando duas concepções fundamentais: cuidar e educar. concebemos a criança de 0 a 5 anos como um sujeito de direitos e acreditamos que o objetivo da educação infantil é garantir esses direitos no seu cotidiano, por meio do respeito às suas características e necessidades e do favorecimento de seu desenvolvimento afetivo, cognitivo, cultural, visando à formação de uma nova geração capaz de viver e contribuir para a construção da sociedade cidadã. Significamos o trabalho de cuidar e de educar como fazer pedagógico único e indissociável na educação infantil. Para concluir, podemos dizer que o cuidar e o educar se efetivam nas mais diversas atividades rotineiras, já que as crianças pequenas ainda estão desvendando o mundo que deve ser conhecido e aprendido, porém, ainda não são independentes e autônomas para os próprios cuidados pessoais. As crianças pequenas precisam ser ajudadas e orientadas a construir hábitos e atitudes adequadas para estar e viver de modo comprometido e responsável no mundo que se descortina.” cuidar e educar → fazer pedagógico único e indissociável na educação infantil → se efetivam nas mais diversas atividades rotineiras

12 QUEM É A CRIANÇA?

13 Sujeito social e histórico
Organização familiar inserida em uma sociedade Marcada pelo meio social Família → ponto de referência fundamental “A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca. A criança tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental, apesar da multiplicidade de interações sociais que estabelece com outras instituições sociais.” RCNEI

14 INFÂNCIA HOJE

15 INFÂNCIA HOJE N2

16 INFÂNCIA HOJE N2

17 O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL HOJE
“A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.” “A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social.” “Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.” “Cumpre um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.”

18 QUAIS SÃO OS NOMES DOS NOSSOS ALUNOS?

19 IDENTIDADE DA CRIANÇA “O nome traz mais do que uma grafia específica, ele traz também uma história, um significado. (...) A importância da identificação pelo nome e acrescenta se o interesse por sua representação escrita, a qual se manifesta em idades variadas, conforme as experiências anteriores com essa linguagem.” “O nome traz mais do que uma grafia específica, ele traz também uma história, um significado. (...) A importância da identificação pelo nome e acrescenta se o interesse por sua representação escrita, a qual se manifesta em idades variadas, conforme as experiências anteriores com essa linguagem.” “O nome traz mais do que uma grafia específica, ele traz também uma história, um significado. Fazer uma pesquisa para descobrir a história do nome de cada elemento do grupo (por que os familiares escolheram esse nome) pode ser uma interessante atividade, inclusive com o envolvimento da família. A importância da identificação pelo nome e acrescenta se o interesse por sua representação escrita, a qual se manifesta em idades variadas, conforme as experiências anteriores com essa linguagem.” RCNEI

20 IDENTIDADE DA CRIANÇA N2

21 IDENTIDADE DA CRIANÇA N2

22 IDENTIDADE DA CRIANÇA N2

23 IDENTIDADE DA CRIANÇA N1

24 IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

25 IDENTIDADE DA CRIANÇA N1

26 IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

27 IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

28 IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

29 IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

30 IDENTIDADE DA CRIANÇA CI

31 COMO SÃO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS?

32 IDENTIDADE CULTURAL O folclore brasileiro é fonte riquíssima de cantigas e rimas infantis envolvendo contagem e números, que podem ser utilizadas como forma de aproximação com a sequência numérica oral. O folclore brasileiro é fonte riquíssima de cantigas e rimas infantis envolvendo contagem e números, que podem ser utilizadas como forma de aproximação com a sequência numérica oral. “O folclore brasileiro é fonte riquíssima de cantigas e rimas infantis envolvendo contagem e números, que podem ser utilizadas como forma de aproximação com a sequência numérica oral. São muitas as formas possíveis de se realizar o trabalho com a Matemática nessa faixa etária, mas ele sempre deve acontecer inserido e integrado no cotidiano das crianças.” RCNEI

33 IDENTIDADE CULTURAL N3

34 IDENTIDADE CULTURAL N3

35 IDENTIDADE CULTURAL N1

36 IDENTIDADE CULTURAL CI

37 IDENTIDADE CULTURAL CI

38 IDENTIDADE CULTURAL CI

39 IDENTIDADE CULTURAL “A escuta é uma das ações fundamentais para a construção do conhecimento referente à música. O professor deve procurar ouvir o que dizem e cantam as crianças, a “paisagem sonora” de seu meio ambiente e a diversidade musical existente” “A escuta é uma das ações fundamentais para a construção do conhecimento referente à música. O professor deve procurar ouvir o que dizem e cantam as crianças, a “paisagem sonora” de seu meio ambiente e a diversidade musical existente” “A escuta é uma das ações fundamentais para a construção do conhecimento referente à música. O professor deve procurar ouvir o que dizem e cantam as crianças, a “paisagem sonora” de seu meio ambiente e a diversidade musical existente: o que é transmitido por rádio e TV, as músicas de propaganda, as trilhas sonoras dos filmes, a música do folclore, a música erudita, a música popular, a música de outros povos e culturas.” RCNEI

40 IDENTIDADE CULTURAL

41 COMO CONTRIBUÍMOS PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA?

42 AUTONOMIA A progressiva independência na realização das mais diversas ações, embora não garanta a autonomia, é condição necessária para o seu desenvolvimento. Esse processo valoriza o papel do professor como aquele que organiza, sistematiza e conduz situações de aprendizagem. A progressiva independência na realização das mais diversas ações, embora não garanta a autonomia, é condição necessária para o seu desenvolvimento. Esse processo valoriza o papel do professor como aquele que organiza, sistematiza e conduz situações de aprendizagem. RCNEI

43 AUTONOMIA N2

44 AUTONOMIA N2

45 AUTONOMIA N2

46 AUTONOMIA CI

47 KIT EDUCACIONAL PARA A ESCOLA
Fantoches Os fantoches são uma alternativa pedagógica para o desenvolvimento da criança. Inicialmente, forneceremos 1 kit para cada escola, mas isso pode ser alterado, havendo necessidade. Lembrando que não descrevemos quais são os livros paradidáticos.

48 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

49 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

50 IDENTIDADE CULTURAL

51 MATERNAL - 2 ANOS

52 EDUCAÇÃO INFANTIL - 3 ANOS A 5 ANOS

53 CONHECENDO O MATERIAL N1

54 CONHECENDO O MATERIAL N1

55 CONHECENDO O PORTAL

56 CONHECENDO O PORTAL

57 Videoteca

58

59 CONHECENDO O PORTAL Era uma vez

60 ORIENTAÇÕES CURRICULARES
PARA O ENSINO MÉDIO Contatos


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