A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

9ª aula: OS MOVIMENTOS MISSIONÁRIO MODERNO E PENTECOSTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "9ª aula: OS MOVIMENTOS MISSIONÁRIO MODERNO E PENTECOSTAL"— Transcrição da apresentação:

1 9ª aula: OS MOVIMENTOS MISSIONÁRIO MODERNO E PENTECOSTAL

2 MOVIMENTO MISSIONÁRIO
Os católicos enviaram os primeiros missionários para o novo mundo. Os evangélicos começaram em 1732.

3 MOVIMENTO MISSIONÁRIO
Em 1789, aos 28 anos, Guilherme Carey, O Pai das Missões Modernas, fundou a Sociedade Missionária Batista; Em 1811 um grupo de estudantes americanos fundou a Sociedade Missionária Batista Americana;

4 MOVIMENTO MISSIONÁRIO
Nos três últimos séculos o evangelho tem sido levado a todas as nações da terra como resultado da obra missionária.

5

6 O EVANGELHO NA AMÉRICA LATINA
O protestantismo implantado dava mais ênfase à doutrina correta e ao compromisso pessoal do indivíduo. As correntes que colocaram maior ênfase na evangelização, juntamente com o compromisso pessoal de mudança do comportamento, cresceram mais rapidamente.

7 O EVANGELHO NA AMÉRICA LATINA
As principais denominações foram os Anglicanos, Luteranos, Congregacionais, Presbiterianos, Metodistas, Batistas e Adventistas . As missões anglicana e luterana trabalharam quase exclusivamente com os emigrantes que determinaram tanto a forma cultural quanto a extensão do alcance dessas denominações. As demais trabalharam com os nativos em sua própria linguagem e cultura.

8 O EVANGELHO NA AMÉRICA LATINA
Porém, houve muita intolerância e perseguição por parte do Catolicismo Romano, principalmente no Brasil, onde a hierarquia do clero temia pela “protestanização” do país através da imigração. Os evangélicos foram tentados a levarem uma vida de refúgio sob a proteção de comunidades tipo “gueto”, de onde se afastavam somente para ir em busca de novas conversões.

9 O EVANGELHO NA AMÉRICA LATINA
A evangelização teve início associada à venda de Bíblias e a alfabetização de novos convertidos. As pessoas se convertiam, compravam Bíblias e como não sabiam ler ou escrever, se dedicaram a alfabetização para se dedicarem à leitura das Sagradas Escrituras. Estas característica no seio do protestantismo era tão forte que os crentes passaram a ser chamados de os “Bíblias”.

10 O EVANGELHO NA AMÉRICA LATINA
Dois incidentes se destacaram no rompimento eventual do monopólio católico-romano: A pressão externa aplicada pela Inglaterra, forçando um tratado com o Brasil e o outro foi a nomeação de Diego Thompson em 1819 como diretor da educação primária na Argentina, feita pelo governo sob orientação dos liberais.

11 O EVANGELHO NA AMÉRICA LATINA
A Inglaterra, tornou-se senhora dos mares e forçou o governo Português sediado no Rio de Janeiro, a abrir os portos brasileiros ao comércio mundial. Em tratado assinado com a Inglaterra em 1810, o Governo Português se comprometeu a permitir a construção de casas de adoração para os estrangeiros, contanto que não tivessem a aparência de igrejas. Era proibido colocar-se a cruz nas construções.

12 O EVANGELHO NA AMÉRICA LATINA
A implantação definitiva do protestantismo na América Latina dependeu de um avanço duplo da imigração e dos missionários. Sendo que esse avanço ocorreu em maior parte na segunda metade do século XIX depois das mudanças sócio-políticas terem aberto as portas para o testemunho evangélico. A partir de meados de 1940, o protestantismo avançou rapidamente na América Latina, especialmente no Brasil.

13 O EVANGELHO NO BRASIL Em 1855 o médico escocês Roberto Kalley foi o primeiro missionário no Rio de Janeiro; Em 1859, um notável sacerdote católico, José Manuel da Conceição, é convertido. Teve sua excomunhão publicada nos jornais da época.

14 O EVANGELHO NO BRASIL Mas o sacerdote publicou no mesmo jornal o testemunho de sua conversão. Isto teve grande repercussão e deu grande impulso ao evangelho.

15 O EVANGELHO NO BRASIL Apesar de perseguido este homem foi batizado na Igreja Presbiteriana e ordenado ao ministério. Levou o evangelho como um grande apóstolo aos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

16 MOVIMENTO PENTECOSTAL

17 MOVIMENTO PENTECOSTAL
Pentecostalismo é um movimento de renovação dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no E. Santo. O termo Pentecostal é derivado de um termo grego, pentecostes, que descreve a festa judaica das semanas. Para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo (Atos 2)

18 MOVIMENTO PENTECOSTAL
Os Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igreja primitiva. Por este motivo, alguns pentecostais também usam o termo Apostólica ou Evangelho Pleno para descrever seu movimento.

19 MOVIMENTO PENTECOSTAL
O grande interesse pela obra e pessoa do Espírito Santo ocasionou a publicação de muitos livros e revistas dedicados a ensinar aos interessados o modo como receber um revestimento de poder mediante uma experiência no Espírito Santo subsequente à conversão.

20 MOVIMENTO PENTECOSTAL
O Movimento Pentecostal “moderno” começou em 1900 na cidade de Topeka/Kansas. Sob a liderança de Charles Fox, ex-pregador Metodista e alunos da Escola Bíblica Betel.

21

22 MOVIMENTO PENTECOSTAL
O grande interesse pela Pessoa e obra do Espírito Santo, o “revestimento de poder” começou a se espalhar...

23

24 MOVIMENTO PENTECOSTAL
Em 1906 na Rua Azusa, em Los Angeles, com o aluno e pregador negro William Seymour “Holiness”.

25 MOVIMENTO PENTECOSTAL
Muitos foram batizados com o Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas.

26

27 v

28 MOVIMENTO PENTECOSTAL
O Pentecostalismo espalhou rapidamente pelo mundo... EUA, Noruega, Suécia, África, Inglaterra Rússia, Chile, China...Brasil.

29

30 NO BRASIL Em 19/11/1910, chegam ao Brasil, em Belém do Pará, vindos dos EUA, os Suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Alojados na Igreja Batista local, logo foram excluídos.

31 MOVIMENTO PENTECOSTAL
Em 1914 fundaram a Igreja Evangélica Assembléia de Deus Da Igreja pioneira em Belém levou a obra pentecostal a todas as regiões do Brasil que hoje tem milhões de membros.

32 A IGREJA NO PERÍODO MODERNO

33 A Igreja nos séculos: I Éfeso Pureza apostólica
II e III Esmirna Perseguição IV e V Pérgamo Comp. c/Política VI a XVI Tiatira Papado (ICAR) XVII e XVIII Sardes Reforma XIX e XX Filadélfia Avivamento XXI Laodicéia APOSTASIA

34 TELEVANGELISMO Na década de 80 o casal Jim Bakker através da televisão divulgou a teologia da prosperidade nos EUA e tornaram-se um dos maiores ministérios já conhecidos.

35

36

37

38 TELEVANGELISMO Jimmy Swaggart

39

40

41 Beny Him

42 Billy Graham

43 BRASIL

44 EDIR MACEDO (IURD) Nascido numa família católica, freqüentou terreiros de candomblé antes de tornar-se evangélico. No início dos anos 60, filiou-se à igreja Nova Vida. Em 1971 casou-se com Ester Eunice Rangel.

45 EDIR MACEDO (IURD) Com grande talento para a pregação e espírito independente, criou, em 1974, o ministério Cruzada do Caminho Eterno. Em 1977, fundou a Igreja Universal do Reino de Deus.

46 EDIR MACEDO (IURD) A Catedral da fé, o maior templo da América Latina. Estima-se que tenha mais de quinze milhões de fiéis no Brasil e templos em mais de cem países.

47

48 NOSSOS DIAS...

49 QUE IGREJA É ESTA QUE ESTAMOS VENDO?

50 APOCALIPSE 3 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve:
Estas cousas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

51 APOCALIPSE 3 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente.
Quem dera fosses frio ou quente. Assim, porque és morno, e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes:

52 APOCALIPSE 3 Estou rico e abastado, e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

53 APOCALIPSE 3 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas.

54 APOCALIPSE 3 Eu repreendo e disciplino a quantos amo.
Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo.

55 APOCALIPSE 3 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci, e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”


Carregar ppt "9ª aula: OS MOVIMENTOS MISSIONÁRIO MODERNO E PENTECOSTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google