A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATOS DOS APÓSTOLOS. Autor: Lucas, o evangelista Data mais provável: antes de 70 d.C Cobre um período de 31 anos da história do cristianismo: de 30 a 61.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATOS DOS APÓSTOLOS. Autor: Lucas, o evangelista Data mais provável: antes de 70 d.C Cobre um período de 31 anos da história do cristianismo: de 30 a 61."— Transcrição da apresentação:

1 ATOS DOS APÓSTOLOS

2 Autor: Lucas, o evangelista Data mais provável: antes de 70 d.C Cobre um período de 31 anos da história do cristianismo: de 30 a 61 d.C Mostra a Igreja primitiva, recém-nascida, pura.

3 PROPÓSITOS 1) Descrever a continuidade da atividade de Jesus, pelo Espírito Santo, por meio dos apóstolos; 2) Defende o cristianismo mostrando que ele não é contra a Lei judaica, nem contra o Templo, nem contra César; 3) Traça o movimento do crescimento da Igreja, de Jerusalém até Roma, e do judaísmo até os gentios

4 Paulo, o 12o. Apóstolo Mostra também que Paulo era o 12o. apóstolo, escolhido pelo próprio Senhor, e com a mesma unção dos demais, inclusive Pedro: Pedro cura um coxo e Paulo também; A sombra de Pedro cura, a de Paulo também; Pedro expulsa demônios, Paulo também; Pedro vence um mágico, Paulo também; Pedro ressuscita um morto, Paulo também; Pedro escapa miraculosamente da prisão, Paulo também

5 Esboço da Carta 1. Ministério em Jerusalém (caps. 1-7) – Líder principal: Pedro; 2. O Evangelho avança até Samaria, alcançando também os primeiros gentios (caps. 8-12) – Líder: Pedro; 3. O Movimento Missionário chega às mais remotas regiões (caps :16) – Paulo assume a liderança; 4. A Prisão de Paulo (caps. 21:17-28:31).

6 Versículo chave: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a judéia e Samaria e até aos confins da terra (At 1:8)

7 Vendo Jesus em Atos: O corpo físico de Jesus desapareceu da vista dos apóstolos. Jesus não deixou de existir, mas por amor dos apóstolos e de nós, tornou-se invisível para dar lugar a um novo corpo no qual continuaria afazer e a ensinar (At 1:1): a IGREJA!

8 Primeira pregação do Evangelho O esboço em At 2:22-39 da primeira pregação (e como deveria ser ainda hoje em todos os cultos evangelísticos): A proclamação da morte, ressurreição e exaltação de Jesus, visto como cumprimento de profecia e envolvendo a responsabilidade dos homens de arrependerem-se para remissão de seus pecados

9 Providências Divinas Plena utilização de tudo o que já estava preparado por providência divina para a manifestação do evangelho às nações: sinagogas; língua universal; boas estradas, segurança nas viagens;

10 Práticas e Princípios Missionários A seleção dos obreiros é feita pelo E. Santo; Paulo se adaptava aos seus ouvintes; Mas nunca adaptou a mensagem, mesmo sob ameaças de morte; Cada Igreja recebia presbíteros provados e aprovados e tinham seu próprio sustento;

11 Práticas e Princípios Missionários Paulo não descuidava da pureza da doutrina, enviando cartas doutrinárias às Igrejas; Paulo selecionava jovens para acompanhá-lo, a fim de treiná-los para o ministério; Paulo não evangelizava onde outros haviam evangelizado (não pescava em aquário)

12 Particularidades O cristianismo encontra aceitação em grandes cidades como Jerusalém, Antioquia, Éfeso, Corinto, Roma; Enfatiza a pregação e o ensino da Palavra: 24 discursos e mensagens; Mostra a oposição à nova doutrina e várias perseguições; Relata várias intervenções divinas dando direção, livramentos e operando milagres.

13 Nada pode ser acrescentada à graça, para salvação: Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram (At 15:11)

14 GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO!


Carregar ppt "ATOS DOS APÓSTOLOS. Autor: Lucas, o evangelista Data mais provável: antes de 70 d.C Cobre um período de 31 anos da história do cristianismo: de 30 a 61."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google