A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Microsoft®Office Word 2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Microsoft®Office Word 2007"— Transcrição da apresentação:

1 Microsoft®Office Word 2007
PUCRS – Faculdade de Informática Microsoft®Office Word 2007 [Observações para o instrutor: para obter ajuda detalhada para personalizar este modelo, consulte o último slide. Além disso, procure pelo texto adicional da lição no painel de anotações de alguns slides. Como esta apresentação contém animações em Macromedia Flash, quando você salvar o modelo pode ser exibida uma mensagem de alerta com relação a informações pessoais. A menos que você adicione informações às propriedades dos próprios arquivos Flash, esse aviso não será válido para esta apresentação. Clique em OK na mensagem.] Obtenha o máximo de desempenho 1

2 Obtenha o máximo de desempenho
Conteúdo do curso Parte 1: Conheça a Faixa de Opções Parte 2: Encontre os comandos comuns Parte 3: Um novo formato de arquivo Obtenha o máximo de desempenho 2

3 Conheça a Faixa de Opções
Parte 1 Conheça a Faixa de Opções 5

4 Conheça a Faixa de Opções
Quando você abrir o Word 2007 pela primeira vez, pode se surpreender com sua nova aparência. A maioria das alterações está na Faixa de Opções, a área que ocupa a parte superior do Word. Ela destaca os comandos mais comuns, assim você não precisa ficar procurando em todo o programa os itens que você utiliza a toda hora. O motivo da mudança? Tornar seu trabalho mais fácil e rápido. A Faixa de Opções foi intensamente pesquisada e elaborada a partir das experiências dos usuários para que os comandos fiquem mas bem posicionados. Esta lição falará mais sobre a Faixa de Opções e como trabalhar com ela. Obtenha o máximo de desempenho 6

5 A Faixa de Opções em ação
A facilidade de uso e a comodidade da Faixa de Opções são melhor compreendidas quando vistas em ação. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar. Especificamente, a animação mostra como: Os comandos da guia Início são usados para recortar o texto de um lugar e colá-lo em outro. A formatação do texto é alterada usando-se um estilo. A cor de plano de fundo da página é alterada na guia Layout da Página . [Observação para o instrutor: para reproduzir a animação enquanto estiver exibindo a apresentação de slides, clique nela com o botão direito do mouse e clique em Executar. Depois de reproduzir o arquivo uma vez, você pode clicar em Voltar (depois de clicar com o botão direito do mouse) e clicar em Executar. Se você estiver clicando no slide para exibir o texto ou avançar para o próximo slide mas nada acontece, clique fora da animação. Às vezes, é preciso clicar duas vezes. Se você tiver dificuldade para exibir a animação, consulte as anotações do último slide desta apresentação sobre como reproduzir uma animação em Macromedia Flash. Se os problemas persistirem, o slide seguinte é um slide duplicado com uma arte estática. Exclua o slide atual ou o seguinte antes de exibir a apresentação.] Execute a animação para ver como recortar e colar texto, alterar a formatação do texto e alterar a cor do plano de fundo da página, tudo isso usando a Faixa de Opções. Obtenha o máximo de desempenho 7

6 Usar a Faixa de Opções para executar ações comuns
A Faixa de Opções proporciona facilidade de uso e comodidade, com todas as ações comuns mostradas em um mesmo lugar. Por exemplo, é possível recortar e colar texto usando os comandos da guia Início ; alterar a formatação do texto usando um Estilo; e alterar a cor de plano de fundo da página na guia Layout da Página . [Observação para o instrutor: este slide é quase idêntico ao anterior, sendo que ele possui arte estática no lugar de uma animação. Use este slide se você tiver problemas ao exibir a animação. Exclua este slide ou o anterior antes de usar exibir a apresentação.] Obtenha o máximo de desempenho 8

7 Obtenha o máximo de desempenho
O que é a Faixa de Opções? Familiarizar-se com as três partes da Faixa de Opções ajudará você a entender como usá-la. Existem guias, grupos e comandos. Guias: a Faixa de Opções possui sete guias básicas distribuídas na parte superior. Cada uma representa uma área de atividade. Grupos: cada guia contém diversos grupos que mostram itens relacionados reunidos. Comandos: um comando é um botão, um menu ou uma caixa em que é possível inserir informações. Tudo que está em uma guia foi minuciosamente selecionado segundo as atividades dos usuários. Por exemplo, a guia Início contêm tudo aquilo que você usa com mais freqüência, como os comandos do grupo Fonte para alterar a fonte do texto: Fonte, Tamanho da Fonte, Negrito, Itálicoe assim por diante. Obtenha o máximo de desempenho 9

8 Iniciadores da Caixa de Diálogo em grupos
À primeira vista, talvez você não veja um determinado comando de uma versão anterior. Não se aflija. Alguns grupos têm uma pequena seta diagonal no canto inferiordireito chamada Iniciador da Caixa de Diálogo . Falando de versões anteriores, se você estiver se perguntando se conseguirá ter a mesma aparência de uma versão anterior do Word, a resposta é simples: não. Mas assim que você começar a usar a Faixa de Opções, logo saberá onde estão os recursos e gostará da facilidade para fazer o seu trabalho com o novo formato. Clique para ver mais opções relacionadas a esse grupo. Elas aparecerão em uma caixa de diálogo de aparência familiar ou em um painel de tarefas que você reconhecerá de uma versão anterior do Word.       Obtenha o máximo de desempenho 10

9 Guias adicionais aparecem
Na nova versão do Word, determinadas guias aparecem somente quando você precisa delas. Digamos que você insira uma imagem e deseje trabalhar nela, como cortá-la ou alterar a disposição do texto a sua volta. Onde encontrar esses comandos?  Obtenha o máximo de desempenho 11

10 Guias adicionais aparecem
Na nova versão do Word, determinadas guias aparecem somente quando você precisa delas. Você não precisa procurar por eles. Em vez disso: Quando você clicar fora da imagem, as Ferramentas de Imagem desaparecerão e outros grupos retornarão. Observação: ferramentas sob demanda aparecem também para outras áreas de atividade, como tabelas, desenhos, diagramas e gráficos. Selecione a imagem. As Ferramentas de Imagem aparecerão. Clique na guia Formatar . Grupos e comandos adicionais aparecem para você trabalhar com imagens, como o grupo Estilos de Imagem . Obtenha o máximo de desempenho 12

11 A Minibarra de Ferramentas
Alguns comandos de formatação são tão úteis que você deseja mantê-los disponíveis não importa o que esteja fazendo. Digamos que você deseje formatar rapidamente um texto, mas está trabalhando na guia Layout da Página . Você pode clicar na guia Início para ver as opções de formatação, mas essa não é maneira mais rápida. Obtenha o máximo de desempenho 13

12 A Minibarra de Ferramentas
Alguns comandos de formatação são tão úteis que você deseja mantê-los disponíveis não importa o que esteja fazendo. Selecione o texto arrastando o mouse e, em seguida, aponte para a seleção. A Minibarra de Ferramentas é ótima para opções de formatação, mas e se você quiser que outros tipos de comandos estejam sempre disponíveis? Use a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. O próximo slide explicará o que é isso. A Minibarra de Ferramentas aparecerá de maneira desbotada. Somente quando você apontar para ela é que se tornará sólida e você poderá clicar em uma de suas opções de formatação. Obtenha o máximo de desempenho 14

13 A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido é a pequena área na parte superior esquerda da Faixa de Opções. Ela contém tudo que você usa com freqüência diariamente: Salvar, Desfazere Repetir. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar. Execute a animação para ver como adicionar um botão à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e como removê-los dela. [Observação para o instrutor: para reproduzir a animação enquanto estiver exibindo a apresentação de slides, clique nela com o botão direito do mouse e clique em Executar. Depois de reproduzir o arquivo uma vez, você pode clicar em Voltar (depois de clicar com o botão direito do mouse) e clicar em Executar. Se você estiver clicando no slide para exibir o texto ou avançar para o próximo slide mas nada acontece, clique fora da animação. Às vezes, é preciso clicar duas vezes. Se você tiver dificuldade para exibir a animação, consulte as anotações do último slide desta apresentação sobre como reproduzir uma animação em Macromedia Flash. Se os problemas persistirem, o slide seguinte é um slide duplicado com uma arte estática. Exclua o slide atual ou o seguinte antes de exibir a apresentação.] Você também pode adicionar seus comandos preferidos à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para que eles estejam sempre à disposição, não importa em que guia você esteja. Obtenha o máximo de desempenho 15

14 A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido é a pequena área na parte superior esquerda da Faixa de Opções. Ela contém tudo que você usa com freqüência diariamente: Salvar, Desfazere Repetir. A imagem mostra como você pode adicionar seus comandos preferidos à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido para que estejam sempre à disposição, não importa em que guia você esteja. Também é possível remover botões da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. [Observação para o instrutor: este slide é idêntico ao anterior, sendo que ele possui arte estática no lugar de uma animação. Use este slide se você tiver problemas ao exibir a animação. Exclua este slide ou o anterior antes de usar exibir a apresentação.] Obtenha o máximo de desempenho 16

15 Ocultar temporariamente a Faixa de Opções
A Faixa de Opções deixa tudo perfeitamente centralizado e fácil de encontrar. Mas, às vezes, você não precisa encontrar coisas. Você quer apenas trabalhar no documento e gostaria de ter mais espaço para isso. Nesse caso, ocultar a temporariamente a Faixa de Opções é tão fácil quanto usá-la. Obtenha o máximo de desempenho 17

16 Ocultar temporariamente a Faixa de Opções
A Faixa de Opções deixa tudo perfeitamente centralizado e fácil de encontrar. Veja aqui como fazer isso Clique duas vezes na guia ativa. O grupo desaparece, de modo que você ganha mais espaço. Para rever todos os comandos, clique duas vezes na guia ativa novamente para recuperar os grupos. Obtenha o máximo de desempenho 18

17 Obtenha o máximo de desempenho
Use o teclado Tudo bem, amantes do teclado, estes slides são para vocês. O design da Faixa de Opções traz novos atalhos. Essa alteração representa duas grandes vantagens em comparação com as versões anteriores dos programas do Office: Existem atalhos para todos os botões da Faixa de Opções. Os atalhos normalmente requerem menos teclas. Obtenha o máximo de desempenho 19

18 Obtenha o máximo de desempenho
Use o teclado Os novos atalhos também têm um novo nome: Dicas de Tecla. Para usar as Dicas de Tecla, comece pressionando ALT. Em seguida: Ao pressionar ALT, você faz aparecer as identificações das Dicas de Tecla de todas as guias da Faixa de Opções, dos comandos da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e do Botão Microsoft Office. Pressione a Dica de Tecla da guia que deseja exibir. Por exemplo, pressione H para a guia Início . Essa ação faz aparecer todas as Dicas de Tecla dos comandos dessa guia. Pressione a Dica de Tecla do comando desejado. Obtenha o máximo de desempenho 20

19 Obtenha o máximo de desempenho
Use o teclado E quanto aos antigos atalhos de teclado? Os atalhos que começam com a tecla CTRL permanecem iguais aos das versões anteriores do Word. Por exemplo, CTRL+C para copiar e CTRL+ALT+1 para Título 1. Ainda é possível usar os antigos atalhos ALT+ que acessavam menus e comandos nas versões anteriores do Word. No entanto, como os antigos menus não estão disponíveis, não haverá lembretes na tela indicando quais letras pressionar. Portanto, você terá que conhecer a seqüência de teclas de cor para usar um atalho. Obtenha o máximo de desempenho 21

20 Sugestões para a sessão prática
Usar a Faixa de Opções. Fazer aparecer guias adicionais e, em seguida, inserir uma imagem e trabalhar com as Ferramentas de Imagem.  Trabalhar com a Minibarra de Ferramentas. Usar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Ocultar grupos e comandos. Usar atalhos de teclado.  [Observação para o instrutor: com o Word 2007 instalado no computador, você pode clicar no link do slide para ir para a sessão prática online. Na sessão prática, você pode trabalhar com cada uma dessas tarefas no Word, com instruções para orientá-lo. Importante: se você não tiver o Word 2007, não conseguirá acessar as instruções da sessão prática.] Obtenha o máximo de desempenho 22

21 Localize comandos do dia-a-dia
Lição 2 Localize comandos do dia-a-dia 29

22 Localize comandos do dia-a-dia
O Word 2007 é novo e isso é interessante. Mas você tem trabalho a fazer. Então chegou a hora de descobrir a localização exata da maioria dos comandos usados com mais freqüência. Por exemplo, onde se cria um documento? Onde estão os marcadores, os estilos e o verificador ortográfico? E quanto à impressão? Esta lição mostrará que o novo design do programa colocou esses comandos exatamente onde eles são necessários. Obtenha o máximo de desempenho 30

23 Comece com o Botão Microsoft Office
O que aconteceu com o menu Arquivo ? Pressione o Botão Microsoft Office para descobrir. O Botão Microsoft Office       é o ponto de partida no Word. Talvez você perceba que esse menu, mostrado aqui, é um pouco parecido com o menu Arquivo da versões anteriores do Word. À esquerda dele, estão todos os comandos necessários para trabalhar com um arquivo. Este é o ponto de partida para criar um novo documento ou abrir um existente. Os comandos Salvar e Salvar como também estão aqui. À direita do menu, está a lista dos últimos documentos abertos. Eles estão sempre convenientemente visíveis para que não seja necessário procurar no computador um documento com o qual você trabalha constantemente. Quando pressionado, surge um menu usado para criar, abrir ou salvar um documento. Obtenha o máximo de desempenho 31

24 Marcadores, números e mais
Depois de abrir o documento e digitar o texto, sem dúvida você vai querer formatar esse texto. Vários comandos comuns de formatação estão disponíveis na guia Início , no grupo Fonte : Negrito, Itálico, Tamanho da Fontee e assim por diante. Você ainda encontrará muitos itens úteis nesse lugar. Obtenha o máximo de desempenho 32

25 Marcadores, números e mais
Depois de abrir o documento e digitar o texto, sem dúvida você vai querer formatar esse texto. Por exemplo, não deixe de notar o grupo Parágrafo , mostrado aqui. Ele contém as sempre populares listas de marcadores, listas numeradas e listas de vários níveis. Lembre de clicar na pequena seta diagonal localizada no canto inferior direito do grupo, o Iniciador da Caixa de Diálogo, se não vir as opções que você costuma usar no Word. Por exemplo, clique na seta do grupo Parágrafo para abrir uma caixa de diálogo familiar, na qual é possível trabalhar com recuo, controle de viúvas e órfãs, entre outros recursos. Os comandos Recuo e Alinhamento também estão aqui. Obtenha o máximo de desempenho 33

26 Obtenha o máximo de desempenho
E quanto aos estilos? Interessado em uma abordagem mais poderosa e eficiente de formatação além dos comandos para aplicar negrito e itálico? Você vai gostar de conhecer os estilos do novo Word. É possível escolher um Estilo Rápido pronto ou aplicar um estilo como você sempre fez. Os Estilos Rápidos mais utilizados aparecerão diretamente na Faixa de Opções. Obtenha o máximo de desempenho 34

27 Obtenha o máximo de desempenho
E quanto aos estilos? O trabalho com estilos é feito na guia Início , no grupo Estilos . A imagem mostra como obter os estilos desejados. Estilos Rápidos são estilos prontos, com aparência profissional, cuja aplicação é rápida e fácil. Além disso, têm uma nova aparência nesta nova versão do Word. Clique neste botão para ver diversos Estilos Rápidos prontos para uso. Clique no Iniciador da Caixa de Diálogo para abrir o painel Estilos . Os Estilos Rápidos são estilos com boa aparência e mais que convenientes para seu documento. Usá-los em seu documento oferece uma grande vantagem: basta um clique para dar uma cara nova. Os Estilos Rápidos mais utilizados aparecerão diretamente na Faixa de Opções.. O painel Estilos contém os estilos personalizados criados em uma versão anterior do Word e é onde você criará novos estilos ou corrigirá os existentes. Obtenha o máximo de desempenho 35

28 Obtenha o máximo de desempenho
O Pincel Outro comando bem rápido de formatação é o Pincel. Ele está no extremo esquerdo do da guia Início , no grupo Área de Transferência . Se você não estiver acostumado com o Pincel, ele proporciona uma maneira rápida de duplicar a formatação de uma seção do texto para outra. Para usar o Pincel, posicione o cursor no texto cuja formatação você deseja copiar e clique no botão Pincel . Se houver mais de um local onde copiar a formatação, certifique-se de clicar duas vezes no Pincel para ativá-lo. Em seguida, selecione o texto ao qual você deseja aplicar a nova formatação. Para desativar o Pincel, clique novamente no botão ou pressione ESC. Obtenha o máximo de desempenho 36

29 Inserir imagens, hiperlinks, cabeçalhos e rodapés
Para que seu texto cause mais impacto, convém incluir imagens, clip-art, gráficos ou formas. A guia Inserir disponibiliza todas essas informações adicionais. Além desses comandos, você encontrará nessa guia Tabelas, Hiperlink, Cabeçalhoe Rodapé . E isso não é tudo. Ainda estão à sua disposição números de página, caixas de texto e WordArt. Obtenha o máximo de desempenho 37

30 Obtenha o máximo de desempenho
Zoom Depois de inserir um item, convém examinar com mais atenção os detalhes. Sendo assim, com certeza você vai querer saber onde está o controle de zoom. Olhe no canto inferior direito. Arraste o controle deslizante para a direita para ampliar e para a esquerda para reduzir. Dicas    Clique no número percentual à esquerda do controle deslizante para abrir a caixa de diálogo Zoom , na qual é possível especificar a porcentagem de zoom. Se o mouse tiver uma roda, mantenha a tecla CTRL pressionada e gire a roda para frente para ampliar e para trás para reduzir. Também é possível encontrar os comandos de Zoom na guia Exibir . Obtenha o máximo de desempenho 38

31 Verificar a ortografia e a gramática
Não cometa erros! Quando você acabar a maior parte do trabalho no documento, convém verificar a ortografia e a gramática antes de imprimi-lo ou enviá-lo por . O comando Ortografia e Gramática está na guia Revisão , pois ele faz parte da revisão do seu trabalho. Olhe no extremo esquerdo, no grupo Revisão de Texto . Obtenha o máximo de desempenho 39

32 Obtenha o máximo de desempenho
Pronto para imprimir? Tudo pronto para imprimir;tem certeza? Primeiro, é bom verificar como as páginas estão dispostas para a impressora. Tudo o que você precisa está na guia Layout da Página . O grupo Configurar Página contém Tamanho (8.5 x 11, A4 e assim por diante), Orientação (paisagem e retrato) e Margens. É isso mesmo: as configurações de margens estão bem acessíveis, no mesmo nível dos outros comandos desse grupo. Lembra como você precisava procurar bastante nas versões anteriores, indo para o menu Arquivo , Configurar Páginae assim por diante? Isso acabou. Obtenha o máximo de desempenho 40

33 Sim! Prepare-se para imprimir
Quando você estiver realmente pronto para imprimir, volte ao Botão Microsoft Office. Lembre-se de que há opções: Esses comandos adicionais são descritos no próximo slide. Se você clicar no comando Imprimir verá a caixa de diálogo Imprimir . Mas aponte para a seta à direita do comando Imprimir e verá três comandos adicionais. Obtenha o máximo de desempenho 41

34 Sim! Prepare-se para imprimir
Quando você estiver realmente pronto para imprimir, volte ao Botão Microsoft Office. Lembre-se de que há opções: Imprimir abre a já conhecida caixa de diálogo Imprimir . Impressão Rápida envia o documento imediatamente para a impressora. Visualizar Impressão mostra qual será a aparência do documento impresso. Se você usar bastante esse comando, convém adicioná-lo à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Imprimir. Impressão Rápida Visualizar Impressão Obtenha o máximo de desempenho 42

35 Obtenha o máximo de desempenho
Nos bastidores Todos os recursos que você costuma usar todos os dias no Word estão na Faixa de Opções e encontrá-los ficou muito mais fácil. Sendo assim, onde estão as configurações que trabalham nos bastidores e não estão relacionadas à produção de documentos, mas que controlam o modo como o Word funciona? Entre elas, estão configurações como segurança e informações do usuário, dicionários ortográficos e AutoCorreção. Obtenha o máximo de desempenho 43

36 Obtenha o máximo de desempenho
Nos bastidores Nas versões anteriores do Word, você clicava em Opções no menu Ferramentas . Agora, todas essas configurações fazem parte de Opções do Word, que você vê quando clica no botão Opções do Word . Este menu é aberto quando você clica no Botão Microsoft Office. Obtenha o máximo de desempenho 44

37 Sugestões para a sessão prática
Adicionar uma lista de marcadores. Aplicar Estilos Rápidos e reduzir para ver todas as alterações. Alterar o conjunto de Estilos Rápidos. Usar o Pincel. Inserir um gráfico usando a guia Inserir . Fazer alterações globais com a guia Layout da Página . Em seguida, testar outras guias. Imprimir de todas as maneiras.  [Observação para o instrutor: com o Word 2007 instalado no computador, você pode clicar no link do slide para ir para a sessão prática online. Na sessão prática, você pode trabalhar com cada uma dessas tarefas no Word, com instruções para orientá-lo. Importante: se você não tiver o Word 2007, não conseguirá acessar as instruções da sessão prática.] Obtenha o máximo de desempenho 45

38 Um novo formato de arquivo
Lição 3 Um novo formato de arquivo 52

39 Um novo formato de arquivo
Uma das maiores mudanças na nova versão do Word: um formato de arquivo aprimorado. Qual a importância disso para você? O novo formato de arquivo ajuda a manter os arquivos menores e mais seguros. E ainda existem outras vantagens. Nesta lição, você também aprenderá o que acontece quando abre arquivos que não estão no novo formato. Obtenha o máximo de desempenho 53

40 Obtenha o máximo de desempenho
O motivo da mudança? XML O novo formato de arquivo de documento do Word baseia-se nos novos formatos XML abertos do Office. Ele oferece diversos benefícios: XML significa Extensible Markup Language. Não se preocupe, você não precisa entender XML para compreender seus benefícios: ele trabalha nos bastidores. Mais informações sobre a segurança aprimorada dos documentos: O formato com base em XML identifica arquivos que contenham scripts ou macros, facilitando a localização e o bloqueio de códigos ou macros indesejados. Ajuda a manter seus documentos mais seguros. Ajuda a diminuir o tamanho de arquivos de documento. Ajuda a tornar os documentos menos suscetíveis a danos. Obtenha o máximo de desempenho 54

41 Por que mudar? Novos recursos
O novo formato de arquivo também permite o uso dos novos recursos disponíveis somente no Word 2007. Um exemplo, é o novo recurso elemento gráfico SmartArt™. A ilustração mostra como iniciar um elemento gráfico no Word. Observe quantos designs de elementos gráficos SmartArt estão disponíveis à escolha. O novo formato de arquivo suporta muitos outros recursos novos, como equações matemáticas, temas e controles de conteúdo. Obtenha o máximo de desempenho 55

42 Como saber se estou usando o novo formato?
Quando você criar um novo documento no Word 2007 e, em seguida, salvá-lo, o novo formato de arquivo será escolhido automaticamente. É possível confirmar essa seleção observando a caixa de diálogo Salvar como . Veja que a caixa Salvar como tipo indica Documento do Word. Isso significa que o novo formato de arquivo está sendo usado. Obtenha o máximo de desempenho 56

43 Existe mais de um formato de arquivo?
Antes, havia apenas dois tipos de arquivo do Word: documentos e modelos (.doc e .dot). Extensão de arquivo Finalidade .docx Documento padrão do Word sem macros ou código. .dotx Modelo do Word sem macros ou código. .docm Documento do Word que pode conter macros ou código. .dotm Modelo do Word que pode conter macros ou código. No Word 2007, são quatro tipos de arquivo: .docx, .dotx, .docm e .dotm (o “x” significa XML e o “m” macro). Consulte a tabela para obter mais detalhes. Provavelmente, a única diferença aparente que você notará com os novos formatos de arquivo do Word será se utilizar macros ou código. Documentos e modelos básicos (.docx e .dotx) não podem mais conter macros ou código, o que os torna mais seguros para uso no dia-a-dia , pois ninguém conseguirá inserir um código oculto em um documento. Porém, como as macros são úteis, existem dois tipos de arquivo adicionais que suportam documentos e modelos com código: .docm e .dotm. Obtenha o máximo de desempenho 57

44 E quanto aos documentos existentes?
Provavelmente, você está se perguntando: “o que acontecerá quando eu abrir meus documentos antigos na nova versão do Word?” O Word 2007 abre os arquivos criados em todas as versões anteriores do Word, da 1.0 a 2003. O Word abre documentos antigos no modo de compatibilidade. Você sabe disso porque, na parte superior do documento, aparece “[Modo de compatibilidade]” junto ao nome do arquivo. Obtenha o máximo de desempenho 58

45 Modo de compatibilidade
O que é o modo de compatibilidade? Resumindo, o Word está informando que o documento utiliza um formato de arquivo antigo. Como esse formato de arquivo não entende alguns dos novos recursos da nova versão do Word, esses recursos são desativados ou modificados para que se aproximem da versão anterior do Word. No exemplo mostrado aqui, um documento antigo do Word 2003 foi aberto na nova versão do Word. Como se vê, a caixa de diálogo Escolher Elemento Gráfico SmartArt não aparece; em vez dela, aparece a Galeria de Diagramas . Na verdade, essa Galeria de Diagramas é igual à do Word 2003 e contém as mesmas funções. É uma boa idéia manter o modo de compatibilidade se você sabe que irá compartilhar os documentos com muitas pessoas que utilizam versões anteriores do Word. Dessa forma, você e elas verão os mesmos itens. Além disso, você ainda poderá prever o que elas podem ou não fazer na versão do Word em uso. Obtenha o máximo de desempenho 59

46 Convertendo seus arquivos antigos
É possível converter um documento antigo para o novo formato de arquivo? Naturalmente. Com o documento aberto no Word 2007, basta clicar no Botão Microsoft Officee, em seguida, clicar no comando Converter no menu. Essa conversão oferece os benefícios do novo formato (ajuda a criar arquivos menores e mais seguros, etc.) e também dos novos recursos com todas as suas capacidades. Um exemplo dos novos recursos totalmente disponíveis: você terá à disposição todas as opções vistas na caixa Escolher Elemento Gráfico SmartArt em vez de apenas uma pequena parte deles. Observação: se você configurou o Microsoft Windows®para mostrar extensões de arquivo, verá que o nome de arquivo muda de Meu Documento.doc para Meu Documento.docx. O “x” significa XML. Obtenha o máximo de desempenho 60

47 Compartilhar documentos usando um conversor
Se você pretende compartilhar documentos, existem métodos de conversão que você vai gostar de conhecer. Veja a seguir uma situação comum que envolve um conversor. Para começar, suponhamos que você esteja utilizando o novo formato de arquivo, seja criando ou salvando novos documentos ou atualizando documentos antigos por meio do comando Converter do menu aberto a partir do Botão Microsoft Office. Obtenha o máximo de desempenho 61

48 Compartilhar documentos usando um conversor
Se você pretende compartilhar documentos, existem métodos de conversão que você vai gostar de conhecer. Veja a seguir uma situação comum que envolve um conversor. Seu amigo João tem uma versão anterior do Word que veio com o Office Você quer enviar a ele por seu documento mais recente. Ele conseguirá abri-lo? Observe que, nessa situação, consideramos que a instalação do Office do João esteja atualizada com os patches e service packs mais recentes. Sim. Quando o João clicar no documento, a mensagem mostrada aqui perguntará se ele deseja baixar um conversor com o qual poderá abrir o documento. Obtenha o máximo de desempenho 62

49 Compartilhar documentos usando um conversor
Se você pretende compartilhar documentos, existem métodos de conversão que você vai gostar de conhecer. Veja a seguir uma situação comum que envolve um conversor. A aparência do documento que o João abriu não será exatamente igual a do seu, porque muitos recursos da nova versão do Word não existem na dele. Observação: o conversor funciona somente com Microsoft Office 2000 SP3, Office XP SP3 e Office 2003 SP1 e apenas nos seguintes sistemas operacionais: Windows 2000 SP4, Windows XP SP1 e Windows Server® 2003. Mesmo assim, ele poderá abrir e trabalhar no documento e enviá-lo de volta a você. Obtenha o máximo de desempenho 63

50 Compartilhar documentos ao salvar com um formato mais antigo
Preocupado com o fato de a instalação do Office do João não estar completamente atualizada? Salve o documento com um formato de arquivo antigo antes de enviá-lo para ele. Veja aqui como fazer isso: Clique no Botão Microsoft Office e, no menu, aponte para a seta localizada no final do comando Salvar como . Clique em Formato do Word na lista de opções. Obtenha o máximo de desempenho 64

51 Compartilhar documentos ao salvar com um formato mais antigo
Pode aparecer um aviso informando que salvar no formato de arquivo antigo fará com que determinados recursos sejam eliminados ou modificados. Por exemplo, se o documento contiver um novo diagrama, o Word avisará que ele será combinado em um único objeto que não poderá ser editado. Dessa forma, João poderá pelo menos ver o diagrama, ainda que não possa editá-lo porque a sua versão do Word não entende como trabalhar com esse novo recurso. Obtenha o máximo de desempenho 65

52 Cartão de Referência Rápida
Para obter um resumo das tarefas abordadas neste curso, consulte o Cartão de Referência Rápida. Obtenha o máximo de desempenho 72

53 Usando este modelo Este modelo do Microsoft Office PowerPoint®possui conteúdo de treinamento referente aos novos recursos e benefícios do Word Ele foi preparado para você apresentá-lo a um grupo e personalizá-lo conforme necessário. O conteúdo deste modelo foi adaptado do curso de treinamento do Microsoft Office Online “Familiarize-se com o Word 2007”. Recursos do modelo Slide de título no primeiro slide, há espaços reservados para texto nos quais você deve digitar o nome de sua empresa. Você também pode excluir a caixa de texto, caso não queira exibir esse texto. Animações: efeitos de animação personalizados foram aplicados durante a apresentação. Esses efeitos incluem Relance, Alongar, Dissolver e Quadriculado. Todos eles são reproduzidos nas versões anteriores do Microsoft PowerPoint Para alterar os efeitos de animação, acesse o menu Apresentação de Slides , clique em Personalizar Animaçãoe trabalhe com as opções disponíveis. Se esta apresentação contiver animação em Macromedia Flash: para reproduzir o arquivo Flash, registre um controle Microsoft ActiveX®, chamado Shockwave Flash Object, no seu computador. Para isso, baixe a versão mais recente do Macromedia Flash Player do site da Macromedia. Transições de slides: A transição Revelar para Baixo é aplicada em toda a apresentação. Se desejar usar outra, acesse o menu Apresentação de Slides , clique em Transição de Slidese trabalhe com as opções disponíveis. Hiperlinks do curso online: o modelo contém links para a versão online deste curso de treinamento. Os links direcionam você para a sessão prática de cada lição e para o Cartão de Referência Rápida publicado para esse curso. Observe o seguinte: o Word 2007 deve estar instalado para exibir as sessões práticas. Se você não tiver o Word 2007, não conseguirá acessar as instruções da sessão prática.] Cabeçalhos e rodapés: o modelo contém um rodapé com o título do curso. Você pode alterar ou remover os rodapés na caixa de diálogo Cabeçalho e Rodapé (aberta a partir do menu Exibir ). USANDO ESTE MODELO Consulte o painel de anotações ou exiba as anotações (guia Exibir) para obter ajuda detalhada sobre este modelo. 73


Carregar ppt "Microsoft®Office Word 2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google